A Vibra marca um marco na transição energética ao lançar o Combustível de Aviação Sustentável (SAF) em escala comercial no Brasil, oferecendo uma solução inovadora para reduzir as emissões no setor aéreo e contribuir com a sustentabilidade da aviação brasileira.
A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e uma das líderes no setor de energia no Brasil, dá mais um passo decisivo em direção à descarbonização da aviação. A companhia acaba de anunciar o lançamento do Combustível de Aviação Sustentável (SAF) no Brasil, tornando-se a primeira empresa a disponibilizar este biocombustível em escala comercial no país.
O SAF, importado e produzido a partir de óleo de cozinha usado (UCO – Used Cooking Oil), está disponível na base da empresa no Aeroporto Tom Jobim (GIG), no Rio de Janeiro, que recentemente recebeu a certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification). Isso garante a rastreabilidade e a sustentabilidade de toda a cadeia de fornecimento, desde a matéria-prima até a distribuição do produto para as aeronaves.
O lançamento do SAF coloca a Vibra na vanguarda da sustentabilidade no Brasil, não apenas como a primeira a importar o combustível em larga escala, mas também como a pioneira a oferecer o produto no mercado nacional. Através da BR Aviation, sua unidade de negócios voltada para serviços de abastecimento de aeronaves, a empresa já está em negociações com diversas companhias de aviação comercial e executiva, visando o fornecimento do biocombustível e atendendo à crescente demanda por soluções mais ecológicas no setor aéreo.
Marcelo Bragança, vice-presidente executivo de operações da Vibra, comentou: “Ser a primeira a trazer o SAF para o Brasil e disponibilizá-lo para nossos clientes no mercado nacional é um grande orgulho para nós e reforça nosso compromisso com a descarbonização. Seguiremos nossos esforços para fortalecer a matriz energética brasileira e oferecer o combustível necessário para atender nossos clientes.”
O SAF tem a capacidade de reduzir até 80% as emissões de gases de efeito estufa em comparação ao combustível convencional de aviação, o que representa uma contribuição importante para a construção de um futuro mais sustentável. A produção do SAF da Vibra usa óleo de cozinha usado, uma das matérias-primas de menor impacto de carbono, pois é um resíduo.
O processo de importação, certificação e mistura do SAF com o combustível fóssil na base da Vibra no Galeão levou 10 meses para ser finalizado, desde a busca pelo fornecedor até a execução da operação. Em janeiro de 2025, foram importados 550 mil litros de SAF, provenientes de Antuérpia, na Bélgica, marcando o início de uma nova era para os combustíveis sustentáveis no Brasil.
Inicialmente, o SAF será misturado com o combustível de aviação convencional na proporção de 10% de SAF e 90% de combustível fóssil, o que já contribuirá para uma significativa redução nas emissões de carbono nos voos abastecidos. O pioneirismo da Vibra abre caminho para que, no futuro, percentuais maiores possam ser utilizados, com o limite de 50% de SAF conforme as normas internacionais.
A Vibra também reafirma seu papel como líder no setor de transição energética da aviação, continuando seus investimentos em soluções inovadoras e sustentáveis. A empresa está preparada para atender todos os seus clientes, oferecendo o SAF já disponível para comercialização e apoiando a descarbonização das operações aéreas.
A certificação ISCC obtida pela Vibra para suas bases de Cubatão e Galeão garante a rastreabilidade do SAF e assegura que o processo atenda aos rigorosos padrões ambientais internacionais. Isso reforça a credibilidade da empresa e abre portas para a atuação em mercados internacionais, tanto na importação quanto na exportação de SAF.
Com uma plataforma multienergia, a Vibra continua a investir em energias renováveis, com mais de R$7 bilhões destinados a esse segmento. A recente aquisição da Comerc, especializada em soluções para a descarbonização, reforça ainda mais seu posicionamento como líder em soluções energéticas sustentáveis.