A NETA Auto confirmou oficialmente sua permanência no Brasil, anunciou novos investimentos e reafirmou que o país será sua prioridade global fora da China, mesmo após especulações sobre dificuldades da marca.
Em resposta a notícias e rumores sobre uma possível saída do mercado nacional, o CEO da Hozon New Energy, Fang Yunzhou, veio a público com um comunicado oficial para tranquilizar consumidores, concessionários e parceiros comerciais. Segundo ele, apesar de um recente período de reformas e ajustes organizacionais, a empresa agora caminha para a retomada do crescimento, impulsionada por novos investimentos e fortalecimento da presença global da marca NETA.
O Brasil, segundo Yunzhou, será o principal foco das operações internacionais (overseas) da NETA, que segue apostando em soluções elétricas acessíveis e em uma estratégia de consolidação no mercado automotivo local. A marca iniciou suas atividades no país em novembro de 2024 com a inauguração simultânea de pontos de venda em shoppings de cinco estados, e em janeiro de 2025 já abriu sua primeira concessionária plena no Rio de Janeiro.
A expansão da rede comercial é uma das prioridades da NETA Auto. Atualmente, mais de 20 centros de atendimento estão em fase final de construção, com inaugurações previstas ainda no primeiro trimestre em 13 estados brasileiros. O plano ambicioso é terminar 2025 com 30 concessionárias estratégicas, com as próximas lojas a serem abertas em Brasília (DF), São Paulo (SP) e Manaus (AM), ampliando o acesso aos produtos e serviços da marca em todo o país.
Yunzhou também reforçou a importância da atuação em frotas e varejo, destacando que a empresa está ativamente negociando com grandes clientes corporativos e que em breve divulgará novas políticas e estratégias comerciais para acelerar seu desenvolvimento no Brasil. A confiança do executivo no mercado nacional se baseia no tamanho e no potencial de crescimento, especialmente para marcas chinesas focadas em veículos elétricos com preços competitivos e tecnologias avançadas.
A empresa também citou o sucesso internacional como exemplo de sua capacidade de adaptação. Na Tailândia, a NETA já é vista como referência em mobilidade elétrica, com grande aceitação do público, conquistas de prêmios de satisfação e uma comunidade crescente de fãs. A expectativa é repetir esse desempenho na América do Sul, tendo o Brasil como base principal da operação regional.
Atualmente, a NETA Auto oferece dois modelos 100% elétricos no mercado brasileiro. O NETA AYA, modelo de entrada, aposta na democratização da eletrificação com bom espaço interno e excelente relação custo-benefício. Com motor de 70 kW (95 cv), tração dianteira e aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos, o AYA tem autonomia de até 338 km no ciclo WLTP. Suas dimensões compactas e o peso reduzido proporcionam ótimo desempenho urbano.
Já o NETA X é um SUV médio que combina espaço, conforto e tecnologia. Com 163 cv de potência e torque de 210 Nm, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e possui autonomia de até 410 km (WLTP) graças à bateria de 64,14 kWh. O porta-malas generoso, com 508 litros, e o bom entre-eixos o tornam uma opção atrativa para famílias e usuários que buscam mais sofisticação.
A estrutura societária da NETA também foi usada para garantir estabilidade no país. Segundo o CEO, cerca de 49% da empresa pertence a estatais chinesas, o que demonstra confiança no projeto a longo prazo e fortalece sua resiliência diante de oscilações econômicas e de mercado.
Diante disso, a NETA reafirma seu compromisso com o consumidor brasileiro, prometendo inovação, qualidade e serviços completos para garantir uma experiência competitiva e confiável no universo dos veículos elétricos. A estratégia é clara: crescer com responsabilidade, proximidade com o cliente e soluções pensadas para o futuro da mobilidade no Brasil.