A Mercedes-Benz amplia sua oferta de soluções para o transporte fora de estrada com o lançamento do chassi de micro-ônibus LO 916R Fretamento Rural, desenvolvido especialmente para operar em vias não pavimentadas com robustez, segurança e acessibilidade.
A Mercedes-Benz do Brasil segue liderando o mercado nacional de ônibus com o lançamento do chassi LO 916R Fretamento Rural, novidade voltada ao transporte de trabalhadores e grupos em regiões do campo. Com capacidade para até 32 passageiros e desenvolvido para trafegar em estradas de terra, o modelo é uma resposta direta ao crescimento da demanda no setor de fretamento rural.
Segundo Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o novo LO 916R é fruto da expansão econômica nas áreas rurais. “Já temos 16 unidades vendidas para clientes de Minas Gerais e São Paulo, o que mostra a receptividade do mercado a essa solução”, destaca.
Baseado no chassi LO 916, o novo modelo mantém os atributos de resistência e robustez, mas ganha melhorias para enfrentar as exigências das vias não pavimentadas. O entre-eixos de 4.800 mm e o Peso Bruto Total (PBT) de 9,4 toneladas permitem carroçarias de até 9,2 metros de comprimento e até 2,40 m de largura. Além disso, o Dispositivo de Poltrona Móvel oferece acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
O conjunto mecânico é composto pelo confiável motor OM 924 LA, que entrega 163 cv de potência e 610 Nm de torque, reforçado por câmbio manual Eaton de 6 marchas com acionamento por cabo, o que melhora o desempenho e a ergonomia para o condutor.
A suspensão também recebeu atenção especial: na dianteira e na traseira, o modelo conta com molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação, barra estabilizadora e pastilhas antirruído, garantindo conforto e durabilidade, mesmo em terrenos acidentados.
Outro destaque é a altura elevada do chassi, que está 40 mm acima do modelo urbano. Essa mudança melhora significativamente os ângulos de entrada, saída e lombada, minimizando o risco de danos em obstáculos como pedras e valetas comuns nas rotas rurais.
No quesito segurança, o LO 916R vem equipado com freio a tambor com ar comprimido de dois circuitos, freio-motor auxiliar Top Brake, ABS, ASR, freio de parada ativado por abertura de portas, auxílio de partida em rampa e controle eletrônico de estabilidade (ESP). Já o bloqueio de diferencial automático no eixo traseiro R325 facilita a tração em terrenos instáveis ou alagados.
Complementando o conjunto, os pneus 235 de rodagem mista (terra + asfalto) possuem maior altura e banda de rodagem mais larga, garantindo mais aderência e durabilidade no uso misto, característica essencial para aplicações rurais.
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1. Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM): Equipamento de acessibilidade que permite o embarque e desembarque de cadeirantes com segurança, elevando a poltrona até o nível da rua ou calçada.
2. Freio-motor auxiliar Top Brake: Sistema adicional de frenagem que atua junto ao freio-motor tradicional, aumentando a força de desaceleração e a segurança em descidas ou situações de emergência.
3. Bloqueio de diferencial automático: Tecnologia que limita o giro de uma roda que esteja patinando, transferindo mais torque para a roda com tração, essencial para terrenos irregulares e escorregadios.