sábado, 26 abril , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Stellantis e Factorial Energy alcançam marco importante no desenvolvimento de baterias de estado sólido

A Stellantis e a Factorial Energy validaram com sucesso células de bateria de estado sólido com alta densidade de energia, dando um passo importante rumo à comercialização de veículos elétricos mais rápidos, eficientes e sustentáveis.

Amsterdã e Boston, 25 de abril de 2025 – A Stellantis e a Factorial Energy anunciaram com grande entusiasmo o sucesso na validação das células de bateria de estado sólido FEST® (Factorial Electrolyte System Technology), marcando um avanço crucial no desenvolvimento de baterias para veículos elétricos (EVs) de próxima geração. As células validadas alcançaram uma densidade de 375 Wh/kg, um resultado que aponta para o futuro das baterias de estado sólido de alta performance.

A tecnologia FEST® não só oferece uma maior densidade de energia em comparação com as baterias convencionais de íons de lítio, como também permite carregamento ultrarrápido, alcançando de 15% a 90% de carga em apenas 18 minutos à temperatura ambiente. Este feito demonstra um avanço significativo para a indústria de veículos elétricos, permitindo uma experiência de carregamento mais ágil e conveniente.

- Publicidade -

De acordo com Ned Curic, diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis, “Atingir esse nível de desempenho reflete a força da nossa parceria com a Factorial. Esse marco nos posiciona na vanguarda da revolução das baterias de estado sólido, mas nossa jornada ainda continua. Estamos unindo esforços para explorar novos horizontes e desenvolver soluções inovadoras que viabilizem baterias mais leves e eficientes, reduzindo custos para os nossos clientes.”

Além disso, as células de bateria de estado sólido da Factorial podem operar em temperaturas extremas, variando de -30°C a 45°C, o que amplia a viabilidade de uso em diferentes climas e condições ambientais. As células também apresentam uma potência de descarga de até 4C, o que atende a demandas mais altas de desempenho, tornando-as ideais para o mercado de veículos elétricos de alto desempenho.

A colaboração entre Stellantis e Factorial não se limita ao desenvolvimento das células de bateria de estado sólido, mas também inclui a otimização da arquitetura das baterias e sua integração nos veículos. Ao reduzir o peso das baterias, essa parceria visa não só aumentar a autonomia dos veículos, mas também garantir soluções mais sustentáveis e acessíveis no mercado de veículos elétricos.

- Publicidade -

Siyu Huang, CEO da Factorial Energy, destacou a importância dessa conquista: “O desenvolvimento de baterias é uma questão de equilíbrio. Embora otimizar um recurso seja simples, equilibrar alta densidade de energia, ciclo de vida, recarga rápida e segurança em uma bateria de tamanho automotivo validada pela OEM representa um grande avanço. Essa conquista com a Stellantis está transformando a tecnologia de baterias de última geração da pesquisa em realidade.”

O sucesso dessa parceria é respaldado por um investimento de US$ 75 milhões realizado pela Stellantis na Factorial Energy em 2021, e representa um passo importante no plano da Stellantis de integrar essas baterias de estado sólido em uma frota de demonstração até 2026, permitindo uma validação ainda mais robusta da tecnologia em condições reais de condução.

Mecânica Online – Mecânica do jeito que você entende

  1. Bateria de Estado Sólido: Diferente das baterias de íons de lítio tradicionais, as baterias de estado sólido utilizam um eletrólito sólido (em vez de líquido) para conduzir a corrente elétrica, oferecendo maior densidade de energia e segurança. Elas também são mais rápidas para carregar e têm uma vida útil mais longa.
  2. Densidade de Energia: Refere-se à quantidade de energia armazenada por unidade de peso ou volume. Uma bateria com alta densidade de energia pode fornecer mais energia por menor peso, o que é essencial para aumentar a autonomia dos veículos elétricos.
  3. Taxa de Descarga (C): A taxa de descarga se refere à velocidade com que uma bateria pode liberar sua energia. A unidade C é usada para medir isso, sendo que uma taxa de descarga de 4C significa que a bateria pode descarregar sua energia completamente em ¼ do tempo total de um ciclo.
Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Transportadora Contatto

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008