O BMW Group atingiu hoje a marca de três milhões de veículos eletrificados produzidos globalmente, com um exemplar do BMW 330e Touring, na cor Azul Portimão, destinado ao Reino Unido, saindo da linha de montagem da planta de Munique. O modelo híbrido plug-in representa não apenas um marco na história do grupo, mas também o reflexo de uma transformação industrial consolidada e contínua.
A eletromobilidade avança com força no grupo bávaro: em 2024, um em cada quatro veículos vendidos já é elétrico puro (BEV) ou híbrido plug-in (PHEV). O segredo para esse avanço está na flexibilidade de produção. Em todas as fábricas do BMW Group, os veículos eletrificados são montados lado a lado com modelos a combustão na mesma linha de produção, permitindo rápida adaptação às tendências de mercado e demanda regional.
“Com sua produção altamente flexível, o BMW Group consegue atender às exigências dos clientes de acordo com as tendências do mercado e a demanda”, afirma Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração responsável pela Produção.
Uma trajetória que começou com o BMW i3
A revolução elétrica do BMW Group teve início em 2013, com a produção do elétrico urbano BMW i3 em Leipzig. Ao lado dele, o futurista BMW i8 — primeiro híbrido plug-in da marca — também simbolizou o compromisso com inovação. O i3 foi produzido por quase dez anos em uma área dedicada da fábrica, antes que o conceito de produção compartilhada se tornasse a norma em toda a rede global.
Hoje, essa rede já integrou plenamente a montagem de veículos 100% elétricos, híbridos e a combustão, sendo que mais de 75% dos veículos eletrificados fabricados atualmente já são totalmente elétricos. Ao todo, 1,5 milhão de BEVs das marcas BMW, MINI e Rolls-Royce já foram entregues mundialmente.
Expansão global da produção elétrica
A produção de veículos elétricos se expandiu com o MINI Cooper SE em 2019, produzido em Oxford, e com os modelos BMW iX3 (China), iX e i4 (Alemanha) em 2021. Em menos de um ano, todas as fábricas alemãs estavam habilitadas para veículos 100% elétricos, um feito que ressalta a agilidade do grupo na adaptação tecnológica.
Atualmente, a China já conta com toda a produção local eletrificada, e a fábrica de Spartanburg, nos EUA, iniciará a produção de elétricos puros em 2026. No México, a unidade de San Luis Potosí produzirá modelos baseados na nova plataforma Neue Klasse em 2027. Já a planta de Rosslyn, na África do Sul, iniciou a produção de híbridos plug-in neste ano.
No Brasil, Índia e Tailândia, os veículos eletrificados também já são produzidos localmente, consolidando uma rede global preparada para atender à eletromobilidade de forma escalável e eficiente.
Competência tecnológica na produção de sistemas de propulsão elétrica
O pilar técnico dessa revolução é o Centro de Competência para Produção de Sistemas de Propulsão Elétrica, em Dingolfing, criado junto com a produção do BMW i3. A unidade atingiu, em 2022, capacidade anual superior a 500 mil sistemas de propulsão elétrica, incluindo motores, baterias de alta tensão e módulos eletrônicos.
Atualmente, a produção de baterias de quinta geração foi estendida também para Regensburg, Leipzig e Spartanburg. Essa expertise agora é direcionada à sexta geração de sistemas de propulsão elétrica, que estreará ainda este ano com a plataforma Neue Klasse, a ser produzida inicialmente em Debrecen, na Hungria.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Híbrido plug-in (PHEV) – Veículo que combina um motor a combustão com um motor elétrico recarregável por tomada, podendo rodar distâncias curtas somente no modo elétrico.
BEV (Battery Electric Vehicle) – Veículo 100% elétrico, alimentado exclusivamente por baterias recarregáveis, sem motor a combustão.
Linha de produção flexível – Sistema de montagem que permite fabricar diferentes tipos de veículos (a combustão, híbridos, elétricos) na mesma linha, com rápida adaptação de processos.
Neue Klasse – Nova plataforma modular do BMW Group para veículos totalmente elétricos, com foco em eficiência, conectividade e desempenho de última geração.