A Mercedes-Benz Trucks está expandindo significativamente sua oferta de caminhões elétricos com novas variantes do eActros 600, modelo desenvolvido para o transporte rodoviário de longa distância, combinando alto desempenho, eficiência energética e zero emissões.
A montadora alemã continua a impulsionar a descarbonização do transporte pesado, adicionando novas configurações ao eActros 600, lançado em 2024 como parte de sua segunda geração de caminhões elétricos. A novidade inclui versões com entre-eixos alongados, diferentes configurações de cabine e até opções com dois pacotes de baterias, adaptando-se às necessidades específicas de transporte de cada cliente.
O Mercedes-Benz eActros 600 é construído sobre um sistema modular altamente flexível, que agora será ampliado com versões de cavalos mecânicos e chassis plataforma. Essas estruturas permitem aplicações diversas — dos longos percursos rodoviários até demandas urbanas específicas — e garantem maior versatilidade para empresas que operam em múltiplos segmentos logísticos.
Entre os grandes diferenciais tecnológicos do modelo está o uso de baterias com células de fosfato de ferro-lítio (LFP), reconhecidas pela alta durabilidade, segurança térmica e menor degradação ao longo do tempo. Além disso, o sistema opera com tensão de bordo de 800 volts, o que permite carregamento ultrarrápido e melhora a eficiência do consumo de energia, reduzindo o tempo de parada.
Outro destaque é a nova cabina ProCabin, projetada com foco em aerodinâmica e conforto do motorista. O ambiente de condução também é elevado a um novo patamar com o Cockpit Multimídia Interactive 2, um sistema de informação e entretenimento que integra funções do veículo, navegação e assistência à condução em uma interface digital de alta resolução.
A segurança segue sendo um dos pilares da Mercedes-Benz Trucks, e o eActros 600 conta com um pacote completo de sistemas de assistência ao motorista, já testados e comprovados, que incluem recursos como frenagem automática de emergência, controle de estabilidade e alerta de ponto cego, oferecendo mais tranquilidade nas estradas.
A produção das novas variantes será iniciada ainda em 2025, na tradicional fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha. As primeiras unidades estarão disponíveis para encomenda no outono europeu, com entregas previstas logo na sequência. A montadora segue focada em atender à crescente demanda por caminhões de emissão zero em toda a Europa.
Com a chegada do eActros 600, a primeira geração de modelos elétricos eActros 300/400 será descontinuada até o fim de 2025, enquanto o eEconic, voltado à coleta urbana de resíduos, continuará em produção. Já para 2026, a marca prepara o lançamento do eArocs 400, voltado ao setor de construção civil, que também utilizará componentes do eActros 600, como as baterias LFP e o módulo frontal elétrico.
A expansão do portfólio reforça o compromisso da Mercedes-Benz Trucks com a inovação e sustentabilidade, oferecendo soluções que aliam tecnologia de ponta, confiabilidade e respeito ao meio ambiente. A marca caminha para liderar o segmento de caminhões elétricos de grande porte, com foco tanto na performance quanto na viabilidade econômica de seus produtos.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) – Tipo de bateria muito usada em veículos elétricos por sua durabilidade, resistência ao calor e maior número de ciclos de carga e descarga em comparação com baterias convencionais.
Tensão de 800 volts – Sistema elétrico de alta voltagem que permite carregar o veículo mais rapidamente e com menor perda de energia, aumentando a eficiência do conjunto.
Cavalos mecânicos – Caminhões destinados a puxar semirreboques. São usados especialmente em transporte rodoviário de longa distância e oferecem maior flexibilidade na montagem de composições de carga.