A Mercedes-Benz Trucks vai tentar um feito inédito com seu novo caminhão elétrico eActros 600: percorrer mais de 100 quilômetros em marcha à ré, superando o atual recorde mundial e promovendo temas como eletrificação, segurança nas estradas e valorização dos motoristas.
A Mercedes-Benz Trucks prepara uma ação inusitada e simbólica com o eActros 600, seu caminhão elétrico topo de linha. O modelo vai tentar entrar para o Guinness World Records ao percorrer mais de 100 quilômetros em marcha à ré, superando a marca atual de 89 km, obtida nos Estados Unidos com um caminhão a diesel. A tentativa acontecerá em 4 de junho, na cidade de Oschersleben, na Alemanha, em uma pista fechada.
O condutor da façanha será Marco Hellgrewe, um entusiasta de caminhões e oficial das Forças Armadas alemãs. Ele já havia registrado um recorde em 2008 ao dirigir um caminhão a diesel de ré por 64 km. Agora, aos 50 anos, ele assume o desafio com o eActros 600, que promete mostrar o potencial da tecnologia elétrica no transporte de longa distância. “Guiar de marcha à ré por tantas horas é um grande desafio, mas o caminhão é muito agradável de dirigir”, comenta Hellgrewe.
O eActros 600 é o novo caminhão elétrico de longo alcance da marca, com baterias de alta capacidade, tração elétrica e tecnologias avançadas de assistência. A tentativa de recorde destaca não só a robustez e a confiabilidade do modelo, como também o compromisso da Mercedes-Benz com a mobilidade sustentável. O caminhão e o semirreboque utilizados na prova exibem os logotipos das associações Blicki e PROFI, que apoiam a valorização dos motoristas e a educação para segurança no trânsito.
A segunda parte do percurso será ainda mais desafiadora: após a tentativa na pista, Hellgrewe continuará sua jornada por 30 quilômetros em vias públicas, também em marcha à ré, até o novo Centro Global de Peças da Daimler Truck, em Halberstadt, onde o veículo será recebido com escolta policial. Essa etapa serve para simbolizar a conexão entre tecnologia, segurança e compromisso com a sociedade.
Rainer Müller-Finkeldei, chefe de Engenharia de Produto da Mercedes-Benz Trucks, destaca que a iniciativa é uma forma criativa de chamar a atenção para temas cruciais. “O eActros 600 mostra que já temos caminhões elétricos prontos para o transporte de longa distância. Mas precisamos de mais incentivos para infraestrutura de recarga e valorização dos motoristas profissionais”, afirma.
A escolha do percurso em uma pista fechada com 14 curvas técnicas tem como objetivo reduzir os riscos e garantir as condições ideais para a tentativa. O caminhão circulará a velocidades entre 10 e 20 km/h. Após a conclusão, o eActros 600 será conduzido até o novo centro de distribuição de peças, cuja inauguração oficial está marcada para julho.
Além do desafio técnico, a ação tem um forte viés educativo e social. A associação Blicki, por exemplo, promoverá cursos de segurança viária para crianças nas escolas locais. Já a PROFI busca reforçar a imagem dos motoristas como profissionais fundamentais para o funcionamento da sociedade. Ambas contam com apoio financeiro da Mercedes-Benz Trucks.
O eActros 600 representa a vanguarda da eletrificação nos transportes pesados, combinando autonomia, eficiência, segurança e desempenho. Segundo Müller-Finkeldei, a condução em marcha à ré é um componente essencial na rotina de motoristas e exige habilidade extrema — algo que será demonstrado em grande estilo com essa ousada tentativa de recorde.
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Marcha à ré – É quando o veículo se movimenta para trás, utilizando o sistema de transmissão invertido. Em caminhões, exige habilidade e atenção redobrada, especialmente em grandes distâncias.
eActros 600 – Novo caminhão 100% elétrico da Mercedes-Benz Trucks, voltado para transporte de longa distância. Possui baterias de alta capacidade, tecnologias de assistência e promete alcance competitivo frente aos modelos a diesel.
Guinness World Records – É a organização responsável por certificar recordes mundiais em diversas categorias. A marca anterior para um caminhão em marcha à ré era de 89 km e agora a meta é ultrapassar os 100 km.