A Associação Brasileira pela Qualidade de Baterias – Qualibat anuncia a abertura de seu primeiro laboratório próprio no Parque Tecnológico de Sorocaba, um marco que ampliará o monitoramento e a elevação dos padrões de qualidade das baterias automotivas no Brasil, com foco na proteção do consumidor.
A Associação Brasileira pela Qualidade de Baterias – Qualibat, uma entidade dedicada à excelência no setor, deu um passo significativo com a instalação de seu primeiro laboratório próprio de ensaios e análises técnicas. O local escolhido foi o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), reconhecido como um dos principais hubs de inovação do País e um ecossistema estratégico para o desenvolvimento científico e técnico, abrigando universidades, centros de pesquisa e indústrias de base tecnológica. Essa escolha estratégica reflete a vocação da Qualibat em integrar o setor de acumuladores ao ambiente de inovação aberta do Brasil, incentivando parcerias com instituições de ciência e tecnologia (ICTs) e os principais players da indústria automotiva.
O novo espaço está equipado com tecnologia de ponta para a realização de testes cruciais. Serão avaliados o desempenho, a durabilidade, a segurança e a conformidade das baterias automotivas. A instalação deste laboratório próprio e independente garante maior autonomia técnica e amplia a capacidade de monitoramento em campo da Qualibat. Esse movimento fortalece o papel da entidade na autorregulação do setor de baterias, atuando de forma isenta e técnica, com o objetivo primordial de defender o consumidor e promover as boas práticas de mercado.
Os ensaios no novo laboratório seguirão as rigorosas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC International Electrotechnical Commission), do Comitê Europeu de Normalização (EN – European Committee for Standardization) e da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE – Society of Automotive Engineers). Essa adesão a padrões internacionais assegura a precisão e a confiabilidade dos resultados obtidos.
Entre os testes que serão realizados, destacam-se medições de Capacidade Nominal (C10 e C20), Corrente de Partida a Frio (CCA), Reserva de Capacidade (RC) e Perda de Água, além de ensaios de durabilidade. O laboratório contará com equipamentos de ponta, como os sistemas iDevices IDCLT de Ciclagem e IDCLT-HR de Alta Descarga, e ultrafreezers para simulações em condições extremas, permitindo diagnósticos completos e confiáveis das baterias.
Para garantir o rigor nas análises, o laboratório também disporá de uma balança de precisão e alta capacidade, aprovada pelo Inmetro, que verificará o peso real das baterias em comparação com as especificações de fábrica. Esse detalhe técnico é crucial para assegurar que os produtos comercializados atendam aos padrões de qualidade prometidos pelos fabricantes.
A abertura do novo laboratório representa um novo ciclo de atuação para a Qualibat. A entidade passa a operar com infraestrutura própria, mantendo seu compromisso inabalável com a transparência, a rastreabilidade dos ensaios e a disseminação de informações técnicas confiáveis. Mais do que um centro de testes, o espaço funcionará como uma plataforma de desenvolvimento, capacitação e fomento à inovação, oferecendo workshops, treinamentos e apoio a pesquisas em novas tecnologias, como as baterias EFB e AGM.
Desde 2023, a Qualibat já avaliou dezenas de modelos de baterias disponíveis no mercado nacional, realizando ensaios por amostragem em diferentes estados. Em casos de não conformidade, os resultados são prontamente compartilhados com o Inmetro e os Institutos de Pesos e Medidas estaduais (IPEMs), além de ficarem disponíveis para consulta pública no site oficial da entidade: www.qualibat.org.br. A Qualibat se consolida, assim, como a principal aliada dos varejistas e consumidores brasileiros de baterias, promovendo uma competitividade saudável e protegendo o mercado contra fraudes e produtos de baixa qualidade.
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Capacidade Nominal (C10 e C20) – Medida da quantidade de energia que uma bateria pode fornecer em 10 ou 20 horas, indicando sua capacidade de armazenamento.
Corrente de Partida a Frio (CCA) – Valor que indica a capacidade de uma bateria de dar partida em um motor em baixas temperaturas.
Reserva de Capacidade (RC) – Tempo, em minutos, que uma bateria consegue fornecer uma corrente mínima para operar equipamentos essenciais em caso de falha do alternador.