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Brasil terá seu primeiro ônibus híbrido movido a hidrogênio

O projeto da COPPE que prevê a construção do primeiro ônibus híbrido brasileiro movido a hidrogênio sai do papel e se torna realidade.

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No mês de dezembro foram assinados protocolos que viabilizarão o projeto e a construção do primeiro protótipo.

O projeto, no valor de R$ 3 milhões, é coordenado pelo professor da COPPE, Paulo Emilia Miranda Valadão, chefe do Laboratório de Hidrogênio.

O ônibus foi projetado para uma autonomia de 300 km utilizando somente a energia proveniente de pilha a combustível alimentada a hidrogênio e de baterias.

“A pilha a combustível é um dispositivo utilizado por estações espaciais e foguetes para gerar energia. A água que deriva da reação eletroquímica é tão pura que serve para o consumo dos astronautas”, explica o coordenador do projeto.

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Com 12m de comprimento – tamanho de um ônibus convencional – o veículo poderá transportar 109 passageiros, sendo 37 pessoas sentadas.

Ele circulará inicialmente na Ilha do Fundão e até o final de 2006 estará trafegando por uma rota convencional da cidade, que já está sendo traçada por uma equipe do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE, que também será responsável pelo acompanhamento de desempenho do veículo.

– Esse é um veículo do futuro. Ele abre caminho para a anunciada Economia do Hidrogênio. Não é poluente, emite pouco ruído e tem como único resíduo a emissão de vapor d’água.

Ele é resultado de avanços tecnológicos recentes que respondem a anseios de uma sociedade sustentável – afirma Paulo Emílio.

O inédito projeto do protótipo nacional possui vantagens energéticas e ambientais. Ele destaca-se pelo arrojo na engenharia, que vai desde o sistema de motorização, a concepção estrutural do veículo e design ergonômico.

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A equipe projetou um chassi próprio para ônibus, de piso baixo, que permite ao passageiro acesso fácil ao veículo.

Ele foi projetado para propiciar maior conforto ao usuário, incluindo uma via especial de acesso a portadores de deficiência física, com um espaço destinado a abrigar cadeiras de roda, de forma segura, alinhada aos demais assentos.

A Petrobras vai construir um posto de abastecimento de hidrogênio, localizado no CENPES (Centro de Pesquisa da Petrobras), na Ilha do Fundão. O hidrogênio será produzido no próprio posto a partir do gás natural.

Com esse projeto, o Brasil integra o grupo que vem trabalhando em projetos experimentais em países desenvolvidos – na América do Norte, Europa e Japão – onde, já foram construídos 10 modelos de protótipos de ônibus movido a hidrogênio, totalizando 80 veículos.

“Ao desenvolvermos um projeto de engenharia especificamente para a construção do protótipo, obtivemos vantagens. Uma delas é que o custo de construção do protótipo do ônibus híbrido brasileiro é cerca de 50% menor que o valor de venda do similar europeu. Para isso contamos com o apoio dos parceiros que, como nós, não têm dúvida de que o hidrogênio será certamente o combustível do futuro”, afirma Paulo Emílio.

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