A nova fase do Volkswagen Jetta, produzida no México, acaba de conquistar novamente a nota máxima de segurança — cinco estrelas — no Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP), destacando-se entre os sedãs médios mais seguros do mercado.
O facelift do Volkswagen Jetta, que mantém a mesma estrutura e equipamentos de segurança passiva avaliados em 2019, passou por uma nova bateria de testes para atender aos protocolos atualizados do Latin NCAP, reforçando a confiança da marca na segurança do modelo mesmo após mudanças visuais.
O modelo testado oferecia seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como itens de série, além de Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS) disponíveis como opcionais. Com isso, o Jetta atingiu 86,87% em proteção para ocupantes adultos, 89,75% para ocupantes infantis, 72,60% em proteção a pedestres e usuários vulneráveis das vias e 91,06% em assistência à segurança.
Os testes incluíram avaliações atualizadas, como proteção contra lesões cervicais (chicotada cervical ou whiplash), desempenho do AEB – Frenagem Autônoma de Emergência em diversos cenários (cidade, estrada e com pedestres), além de testes de Detecção de Ponto Cego (BSD) e atuação do Sistema de Assistência à Velocidade (SAS).
Embora a porta dianteira tenha se aberto no impacto lateral, o modelo manteve proteção integral ao ocupante adulto, o que indica uma estrutura veicular estável e eficiente absorção de energia. Para o público infantil, a proteção foi quase total, reforçando a eficácia do sistema de retenção e fixação de cadeirinhas.
Já na avaliação voltada à proteção de pedestres, o Latin NCAP observou que a região superior das pernas ainda apresenta áreas de melhoria. Mesmo com desempenho robusto no AEB, a proteção passiva a usuários vulneráveis pode evoluir, refletindo um desafio comum da indústria em equilibrar design e segurança externa.
O modelo foi submetido voluntariamente pela Volkswagen à nova rodada de testes, demonstrando transparência e compromisso com padrões elevados, como destaca Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP. Para ele, a classificação reafirma o objetivo da marca em entregar segurança de alto nível desde as versões básicas.
Stephan Brodziak, presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, também celebrou o resultado, mas ressaltou a necessidade de evolução na proteção de todos os atores do trânsito. Segundo ele, ainda há espaço para aperfeiçoamento, especialmente no que diz respeito à segurança dos pedestres — que representam uma parte significativa das vítimas no trânsito da região.
A avaliação é válida para todos os Volkswagen Jetta produzidos a partir do VIN 3VWSP6BU8SM000591, e o Latin NCAP reforça a recomendação para que consumidores optem por versões equipadas com tecnologias ADAS que apresentem desempenho comprovado, quando disponíveis.
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ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) – sistema que ajuda o motorista a manter o controle do carro em situações de perda de aderência, como curvas em alta velocidade ou pisos escorregadios. Atua aplicando força de frenagem em rodas específicas para estabilizar o veículo.
AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) – tecnologia que detecta obstáculos à frente e aciona os freios automaticamente se o motorista não reagir a tempo, ajudando a evitar ou mitigar colisões.
ADAS (Sistemas Avançados de Assistência à Condução) – conjunto de tecnologias que aumentam a segurança ao dirigir, como alertas de ponto cego, manutenção em faixa, controle de velocidade adaptativo e sistemas de frenagem automática.