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BloombergNEF reduz projeções para carros elétricos, mas mantém otimismo com queda de custos

Mesmo com expectativa de crescimento de 25% nas vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in em 2025, a BloombergNEF reviu para baixo suas projeções de adoção global de EVs. O motivo é a reversão de políticas pró-eletrificação nos Estados Unidos, que ameaça impactar toda a cadeia produtiva, das montadoras às fabricantes de baterias.

Segundo o mais recente relatório Electric Vehicle Outlook (EVO) 2025 da BloombergNEF, cerca de 22 milhões de veículos eletrificados devem ser vendidos globalmente este ano, representando um em cada quatro carros vendidos no mundo. A liderança segue nas mãos da China, com quase dois terços do mercado, seguida pela Europa (17%) e pelos EUA (7%). A combinação de queda no custo das baterias de íons de lítio e o lançamento de modelos mais acessíveis impulsiona esse avanço.

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Apesar do bom momento, a BloombergNEF cortou pela primeira vez suas projeções de longo prazo para o setor de passageiros. A causa principal está nos recuos regulatórios nos EUA, como a revogação de metas federais de economia de combustível e o fim de incentivos fiscais. O relatório estima que, até 2030, as vendas acumuladas nos EUA ficarão 14 milhões abaixo da previsão anterior.

Em contrapartida, a China amplia sua liderança e já oferece EVs mais baratos que modelos a combustão similares, dominando mercados emergentes como Tailândia e Brasil. Já o Reino Unido ultrapassou a Alemanha na adoção europeia de EVs, e a Tailândia superou os EUA em crescimento percentual de vendas.

No Cenário de Transição Econômica (ETS), a BloombergNEF projeta que os EVs representarão 56% das vendas globais de carros de passeio em 2035, e 70% até 2040. A frota elétrica, porém, atingirá apenas 40% dos veículos em circulação em 2040, longe dos requisitos do cenário Net Zero.

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A desaceleração nos EUA deve provocar superoferta de baterias no mercado global. A demanda total de baterias entre 2025 e 2035 caiu 8% nas estimativas, o que equivale a 3,4 TWh a menos. Só nos EUA, essa retração responde por 2,8 TWh. Com isso, a taxa média de utilização das fábricas chinesas de baterias já está abaixo de 50%.

Outro fator crítico para a expansão dos EVs é o custo da recarga pública, que aumentou significativamente desde 2022 em mercados como EUA e Europa. Em alguns casos, abastecer um carro elétrico em carregadores rápidos se tornou mais caro por quilômetro do que abastecer com gasolina.

Mesmo com esses desafios, o segmento segue em rápida transformação. Os veículos com autonomia estendida (e-REVs) devem crescer 83% em 2024, atingindo 1,2 milhão de unidades. Na China, os caminhões elétricos já representam 46% das vendas previstas até 2030. Já os triciclos elétricos, com 80% de penetração, são o primeiro segmento rodoviário a se alinhar com o Cenário Net Zero.

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Segundo Colin McKerracher, líder do estudo e head de transporte da BloombergNEF, “apesar dos recordes globais em 2024, o ritmo de adoção está mais lento que o previsto, sobretudo nos EUA. Isso impactará toda a indústria, com superoferta de baterias e reavaliação de investimentos”.

A BNEF destaca ainda que a demanda elétrica dos EVs já supera o consumo total de energia de países como a Suécia. Até 2030, o consumo energético dos EVs deve multiplicar-se por 2,4. Já as baterias de estado sólido, com maior densidade e segurança, devem representar 10% da demanda até 2035, embora apenas 9,5% da capacidade planejada esteja operacional hoje.

No mercado de petróleo, a frota crescente de EVs também gera impacto direto: até 2026, 1 milhão de barris de petróleo por dia deixarão de ser consumidos, chegando a 5,3 milhões de barris/dia poupados até 2030.

Países como Noruega (2030), China (2033), Califórnia (2037) e Alemanha (2039) devem alcançar a inversão de frota, com mais EVs do que veículos a combustão. Essa mudança também deve impulsionar o setor de recarga pública, que pode sair de US$ 10 bilhões, em 2025, para US$ 220 bilhões, em 2040 na Europa e América do Norte.

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EV (Electric Vehicle) – Veículo elétrico que utiliza um ou mais motores alimentados por baterias para locomoção.
e-REV (Extended-Range Electric Vehicle) – Veículo com autonomia estendida: utiliza motor a combustão como gerador para recarregar a bateria, sem tração direta nas rodas.
Bateria de estado sólido – Tipo de bateria que substitui o eletrólito líquido por um sólido, aumentando segurança, densidade energética e durabilidade.
Paridade de preço – Momento em que o custo total de propriedade de um EV se iguala ao de um veículo com motor a combustão.

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