quinta-feira, 19 junho , 2025
28 C
Recife

BMW avança e confirma uso de fibras naturais em carros de produção

Sustentável e leve: materiais nascidos nas pistas passam a equipar os carros de rua

Após o uso bem-sucedido em competições como a Fórmula E e DTM, a BMW confirma que os compostos naturais à base de linho, desenvolvidos em parceria com a Bcomp, atingiram maturidade para aplicações em carros de produção em série.

O BMW Group deu mais um passo em sua estratégia de sustentabilidade ao oficializar o uso de compostos de fibras naturais em seus veículos de linha. Após anos de pesquisa e aplicação em carros de corrida, a tecnologia, que utiliza linho como matéria-prima renovável, foi validada para componentes estruturais de alto desempenho, como o teto dos veículos, atendendo às exigências de homologação global.

A inovação foi desenvolvida em conjunto com a Bcomp, empresa suíça de tecnologia limpa que tem como investidora a BMW i Ventures. A parceria faz parte dos esforços da montadora bávara para reduzir a pegada de carbono de seus veículos, com uma solução que alia leveza, desempenho e menor impacto ambiental.

- Publicidade -

A construção leve, marca registrada da engenharia da BMW, ganha uma nova abordagem com a substituição de componentes plásticos reforçados com fibra de carbono (CFRP) por materiais naturais compostos. Em testes realizados no teto de futuros modelos da marca, a aplicação dessa tecnologia resultou em uma redução de até 40% nas emissões de CO₂ durante o processo de produção.

O desenvolvimento dos novos compostos foi iniciado no automobilismo. Em 2019, os reforços estruturais feitos com fibra de linho estrearam na BMW M Motorsport, equipando carros da Fórmula E, BMW M4 DTM e M4 GT4. Desde 2022, a Bcomp tornou-se parceira oficial da divisão de competição da marca, consolidando o intercâmbio tecnológico entre as pistas e a linha de produção.

A próxima etapa da validação será a aplicação dos materiais no BMW M4 GT4, que disputará a tradicional corrida de 24 horas de Nürburgring, um dos eventos mais exigentes do automobilismo mundial. Será o teste definitivo da performance e durabilidade do novo composto em condições extremas.

- Publicidade -

Segundo Franciscus van Meel, CEO da BMW M GmbH, os novos materiais refletem a essência da divisão esportiva da marca: “Os compósitos de fibra natural são um elemento vital das soluções inovadoras de baixo peso no automobilismo, permitindo a redução das emissões de CO₂ no processo de fabricação. A fibra natural é uma inovação que exemplifica perfeitamente o lema da BMW M: ‘Nascido nas pistas. Feito para as ruas’. Estamos ansiosos para vê-la nos futuros modelos de produção.”

O avanço representa um marco importante rumo à mobilidade sustentável com alto desempenho, em que tecnologias desenvolvidas sob condições extremas nas pistas serão transferidas para os consumidores. A BMW reafirma assim sua liderança no desenvolvimento de soluções sustentáveis e sofisticadas na indústria automotiva.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

  • Compósitos de fibras naturais: materiais reforçados com fibras vegetais, como linho, com menor impacto ambiental que fibras sintéticas.
  • CFRP (Carbon Fiber Reinforced Plastic): plástico reforçado com fibra de carbono, amplamente usado em carros esportivos e de corrida pela alta rigidez e leveza.
  • Pegada de CO₂: quantidade total de dióxido de carbono emitida direta ou indiretamente durante o ciclo de vida de um produto.
  • Homologação veicular: processo de aprovação técnica e legal para que um veículo possa ser comercializado e licenciado em um país ou bloco regulador.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Seminário de Inovação em Powertrain AEA

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008