terça-feira, 30 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Cuidados certos aumentam a vida útil dos pneus e garantem mais segurança

Calibragem, balanceamento, direção prudente e escolha correta fazem toda a diferença para preservar os pneus

Apesar de parecer simples, a durabilidade dos pneus não é definida por quilometragem fixa e depende de diversos fatores de uso e manutenção. Adotar boas práticas é o caminho para garantir maior vida útil, desempenho e segurança.

Para quem trabalha em uma fabricante de pneus, como a Pirelli, é comum ouvir perguntas como: “Qual a durabilidade do pneu?” ou “Como aumentar a vida útil?”. A resposta correta é: não existe um número mágico. A longevidade do pneu varia conforme condições de uso, manutenção e estilo de direção.

- Publicidade - Ofertas FIAT

De acordo com Roberto Falkenstein, consultor da Área de Tecnologias Inovativas da Pirelli para a América Latina, “a durabilidade do pneu não é padronizada”. Ele recomenda que os motoristas adotem práticas corretas para preservar o componente em vez de se prenderem a uma quilometragem estimada.

Entre os principais cuidados está a calibragem correta, que deve ser feita pelo menos uma vez por semana, com os pneus frios e de acordo com as orientações do fabricante do veículo. Pneus murchos aumentam o atrito e o desgaste, enquanto pressão excessiva reduz aderência e causa desgaste no centro da banda de rodagem.

O alinhamento e balanceamento periódicos são igualmente importantes. Alinhamento errado compromete a estabilidade e desgasta o pneu de forma irregular, enquanto o balanceamento inadequado pode causar vibrações no volante ou guidão e danificar internamente o pneu.

- Publicidade -

Outro erro frequente é usar pneus inadequados para o tipo de terreno, carga e velocidade. Cada pneu tem índices específicos que devem ser respeitados. Por exemplo, pneus urbanos como o Pirelli Cinturato não devem ser utilizados em terrenos off-road, pois estão mais suscetíveis a danos estruturais.

O estilo de condução também influencia diretamente na durabilidade. Acelerações e frenagens bruscas, curvas em alta velocidade e manobras agressivas aumentam o estresse nos pneus. Uma condução defensiva é mais segura e prolonga a vida útil dos compostos.

Outro fator que pode comprometer os pneus é o uso de produtos químicos inadequados na limpeza. Detergentes, solventes e ceras genéricas podem ressecar e rachar a borracha. A recomendação da Pirelli é utilizar somente produtos específicos para pneus.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Por fim, a rede de Pirelli Performance Centers (PPCs) está presente em todo o Brasil e conta com equipes treinadas para orientar corretamente os motoristas sobre cuidados, aplicações corretas e manutenção preventiva dos pneus.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

  • Calibragem: ajuste da pressão interna dos pneus com base nas recomendações do fabricante.
  • Balanceamento: processo que evita vibrações indesejadas ao equilibrar peso entre roda e pneu.
  • Índice de carga e velocidade: códigos que indicam o peso máximo suportado e a velocidade máxima que o pneu pode alcançar com segurança.
  • Banda de rodagem: área do pneu que entra em contato direto com o solo, essencial para tração e escoamento da água.
Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil