A Farizon, divisão global de veículos comerciais do Geely Holding Group, faz sua estreia oficial no mercado brasileiro durante o Eletrocar Show 2025, apresentando uma linha robusta de veículos 100% elétricos voltados ao transporte urbano. Representada no Brasil pelo Grupo Timber, a marca lança três modelos: a van V6E, a linha SuperVAN com duas opções de volume e o caminhão leve H9E com versões de 6 e 8 toneladas. As vendas começam em agosto deste ano.
A chegada da Farizon ao Brasil sinaliza um novo capítulo na eletrificação de veículos comerciais leves e médios. Apostando em soluções modulares, zero emissão e elevada conectividade embarcada, os modelos foram desenvolvidos sobre plataformas dedicadas à propulsão elétrica e focadas nas exigências de desempenho, durabilidade e eficiência de frotas urbanas.
A operação brasileira inicia com nove concessionárias do Grupo Timber em cinco estados — Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Uma loja modelo está em construção em Curitiba (PR), seguindo o padrão global da marca.
V6E – Compacta, robusta e feita para o ritmo urbano
A van elétrica Farizon V6E é baseada na moderna arquitetura modular GXA-M, com sistemas de direção e freio by-wire e projeto estrutural dedicado à mobilidade urbana elétrica. Com dimensões compactas e entre-eixos de 3.100 mm, acomoda até 6 m³ de carga útil com capacidade líquida de 1.150 kg. O piso suporta 1,5 tonelada, e o teto, até 7,5 toneladas de pressão.
A motorização 100% elétrica entrega 136 cv (100 kW), torque imediato e tração traseira. A autonomia no ciclo WLTC é de 285 km, com recarga rápida de 10% a 80% em 30 minutos e carga AC total em seis horas. A bateria é do tipo LFP de 81 kWh.
Tecnologicamente, a V6E inclui assistente de permanência em faixa, alerta de colisão, ESC, freios ABS com EBD e câmera de ré. A acessibilidade é favorecida por portas traseiras bipartidas de até 270° e porta lateral corrediça, facilitando operações em espaços reduzidos.
SuperVAN – Versatilidade com design futurista e nota máxima em segurança
Com proposta multifuncional, a SuperVAN redefine o conceito de furgão urbano. Equipado com sistema drive-by-wire e arquitetura sem pilar B, o modelo oferece acesso lateral total, ideal para ambulâncias, food trucks ou soluções técnicas móveis.
O modelo obteve 5 estrelas no Euro NCAP 2025, resultado de uma estrutura reforçada e pacotes ADAS avançados. O trem de força entrega 231 cv, com autonomia de 386 km (WLTP) e cerca de 300 km (Inmetro), graças à bateria de 82,88 kWh. A recarga é flexível: AC de 11 kW ou DC de até 120 kW.
Disponível em duas configurações — 7,92 m³ (1.265 kg) e 11,22 m³ (1.170 kg) —, ambas com peso bruto de 3.500 kg, a SuperVAN alia desempenho, conforto e recursos como painel digital de 7″, central multimídia de 12,3″, controle adaptativo de cruzeiro, câmeras 360°, alerta de fadiga e sistema V2L para alimentar equipamentos externos.
H9E – Caminhão urbano com até 31 m³ de volume
Voltado a entregas urbanas e médias rotas, o Farizon H9E chega em duas versões de PBT 7.995 kg: uma de 6 toneladas, com até 21 m³ de capacidade, e outra de 8 toneladas, com 31 m³. Ambas compartilham motorização elétrica de 190 cv e 42,3 kgfm de torque, autonomia de 324 km (WLTC) e velocidade máxima de 90 km/h.
O H9E oferece itens como freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, painel digital de 7″, central multimídia de 12,1″, Apple CarPlay, sensores, ESC, ASR, ABS e monitoramento de pressão dos pneus (TPMS). O modelo também conta com sistema Vehicle-to-Load (V2L) e carregamento AC de 22 kW ou DC de até 100 kW.
Pós-venda estruturado e garantia estendida
Toda a linha Farizon conta com garantia de seis anos para a bateria e três anos para o veículo completo. As revisões são programadas: cada 10 mil km para a V6E e cada 30 mil km para SuperVAN e H9E, com preços tabelados. A estratégia visa oferecer previsibilidade de custos e alta disponibilidade operacional para as frotas.
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GXA-M – Plataforma modular da Farizon voltada para veículos comerciais elétricos leves. Suporta diversas carrocerias e permite condução drive-by-wire.
Drive-by-wire – Tecnologia que substitui conexões mecânicas por sinais eletrônicos nos sistemas de direção, freio e aceleração.
V2L (Vehicle-to-Load) – Sistema que permite usar a bateria do veículo como fonte de energia para alimentar dispositivos externos.
WLTC/WLTP – Ciclos globais de testes de consumo e emissões que medem, com mais precisão, a autonomia de veículos elétricos em condições reais de uso.