O CONCEPT AMG GT XX marca o início de uma revolução técnica no universo dos esportivos da Mercedes-AMG: o primeiro modelo equipado com três motores elétricos de fluxo axial e uma nova bateria de altíssimo desempenho, fruto de tecnologias desenvolvidas em parceria com a YASA e a divisão de F1 da marca.
Fruto de um projeto que une a tradição de desempenho de Affalterbach com o know-how britânico da YASA – empresa adquirida pela Mercedes-Benz AG –, o novo AMG CONCEPT GT XX será o primeiro superesportivo elétrico a ultrapassar os 1.000 kW (1.360 cv), atingindo mais de 360 km/h. Mas seu diferencial está além da potência: o modelo antecipa o que há de mais avançado em tecnologia de tração, refrigeração e recarga para veículos elétricos.
Três motores de fluxo axial: potência compacta e contínua
No lugar de motores elétricos radiais convencionais, o AMG GT XX adota a configuração de três motores de fluxo axial – dois no eixo traseiro e um no dianteiro. Com apenas 8 cm de espessura, esses motores são até três vezes mais densos em potência, dois terços mais leves e ocupam um terço do volume dos tradicionais. Isso se traduz em liberdade para embutir mais torque e potência contínua, mantendo o peso sob controle.
Cada par de motores traseiros integra engrenagens planetárias e inversores refrigerados a água num único conjunto compacto (HP.EDU), garantindo entrega de força superior e repetível, sem degradação térmica. Já o motor dianteiro atua como booster, sendo desacoplado quando não necessário, o que reduz perdas por arrasto e aumenta a eficiência geral.
Nova bateria de alto desempenho: herança direta da F1
Com mais de 800 volts, a nova bateria HP.EB (High Performance Electric Battery) foi projetada com células cilíndricas longas e estreitas, carcaça de alumínio e configuração full-tab – que reduz a resistência interna e melhora a transferência térmica. A química baseia-se em NCMA (níquel, cobalto, manganês e alumínio) com ânodo enriquecido com silício, permitindo densidade energética de 300 Wh/kg e carregamento extremamente rápido.
O sistema de resfriamento direto com óleo dielétrico mantém cada célula dentro da faixa ideal de temperatura, mesmo em condução extrema. Isso assegura repetibilidade de performance e vida útil longa, além de permitir recargas de até 400 km (WLTP) em apenas cinco minutos – taxa superior a 850 kW, em colaboração com a Alpitronic.
Plataforma AMG.EA com foco em rigidez e segurança
A base do CONCEPT AMG GT XX é a nova plataforma AMG.EA, uma “skateboard” com integração estrutural da bateria. A carroceria utiliza materiais mistos (alumínio, aço e compósitos) para alcançar rigidez torcional elevada com baixo peso. O pack da bateria, alojado em compartimento central reforçado, segue padrões internos de segurança superiores aos exigidos por lei, garantindo integridade em impactos laterais e frontais.
Design aerodinâmico funcional
O visual do modelo é marcado por formas ousadas e aerodinâmica funcional. O coeficiente de arrasto é de apenas 0,198, mesmo com pneus largos. A ausência de vidro traseiro, o difusor inspirado no AMG ONE e os dutos ativos no capô favorecem o resfriamento e a estabilidade em velocidades superiores a 300 km/h. Elementos ativos, como o sistema AIRPANEL, ajustam as entradas de ar conforme a necessidade de refrigeração.
A carroceria em laranja “sunset beam” com acabamento líquido reflete a ousadia do projeto. Com proporções musculosas, silhueta fastback e elementos aerodinâmicos funcionais, o CONCEPT AMG GT XX antecipa o visual dos esportivos AMG elétricos do futuro.
No interior do CONCEPT AMG GT XX, a Mercedes-AMG revela um novo paradigma em design automotivo: uma cabine purista com foco absoluto no desempenho, que combina tecnologia exposta, materiais biotecnológicos e ergonomia sob medida.
Inspirado diretamente no universo das pistas, o cockpit do GT XX tem estrutura visível em preto fosco, com detalhes em prata e laranja que remetem aos cabos de alta tensão. O painel é minimalista e funcional, formado por duas telas integradas: uma de 10,25” para o quadro de instrumentos e outra de 14” para o sistema multimídia MBUX, ambas voltadas ergonomicamente ao motorista.
O volante, quase retangular, segue o estilo do AMG ONE e traz paddles para controle da recuperação de energia e dois botões circulares configuráveis. LEDS coloridos indicam o nível de carga da bateria e o status de desempenho em tempo real. No centro, o emblema da AMG aparece usinado em metal maciço, iluminado e integrado à estrutura da carroceria exposta.
As portas são revestidas com perfurações retroiluminadas, alças em fibras leves e alças de fechamento em tecido laranja. Atrás, os bancos de carbono integram-se diretamente ao painel traseiro, sem forro de teto, o que evidencia a estrutura em fibra de carbono. O piso é feito com 100% de materiais reciclados em estampa de bandeira quadriculada.
O sistema MBUX se destaca pelo design emocional e intuitivo. Baseado no MB.OS, o sistema projeta visualizações do trem de força elétrico e da bateria em animações 3D, com comunicação em tempo real. Na traseira, o inédito painel MBUX Fluid Light conta com mais de 700 LEDs RGB programáveis, capaz de exibir informações como logotipo AMG e o status de recarga.
Entre os destaques de inovação estão os bancos com almofadas ergonômicas feitas em impressão 3D, ajustadas por escaneamento corporal. O revestimento usa o novo material biotecnológico LABFIBER, derivado de pneus reciclados do AMG GT3, combinando borracha reciclada, proteínas vegetais e biopolímeros. Ele é mais leve que couro natural, respirável, à prova d’água e até duas vezes mais resistente.
As alças internas são revestidas com seda sintética produzida a partir de bactérias geneticamente modificadas, leve, biodegradável e resistente. Ambos os materiais foram desenvolvidos com a startup Modern Meadow e demonstram o comprometimento da Mercedes-AMG com a sustentabilidade.
Outro destaque é a roda com a tecnologia Aero Wheel ativa: lâminas móveis selam ou abrem o aro de acordo com a necessidade de resfriamento dos freios, melhorando tanto a aerodinâmica quanto a eficiência. Cada roda tem atuador autônomo, alimentado por um mini gerador próprio e com comunicação via Bluetooth com a central do veículo.
O CONCEPT AMG GT XX conta com três motores elétricos de fluxo axial que entregam mais de 1.000 kW (>1.360 cv), com tráção integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável. A recarga de cerca de 400 km de autonomia WLTP pode ser feita em apenas cinco minutos, com potência média superior a 850 kW em corrente contínua.
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Motor de fluxo axial – Diferente dos motores radiais, nos quais o fluxo magnético é perpendicular ao eixo, nos motores de fluxo axial ele corre paralelo, resultando em construção mais compacta e densa em potência.
Bateria full-tab – Tipo de célula onde toda a aba de contato está conectada eletricamente, reduzindo resistência e aumentando capacidade de carga e descarga.
HP.EDU (High Performance Electric Drive Unit) – Conjunto que integra motor(es), transmissão, inversores e sistema de refrigeração num único módulo de propulsão elétrica de alta performance.
Refrigeração direta por óleo dielétrico – Sistema em que cada célula da bateria é banhada por óleo não condutor, garantindo resfriamento uniforme e rápido mesmo em condições extremas.
LABFIBER Biotech Leather – Couro sintético feito com pneus reciclados, proteínas vegetais e biopolímeros. Mais leve, resistente e sustentável que o couro natural.
Aero Wheel ativa – Rodas com lâminas móveis que equilibram refrigeração dos freios e aerodinâmica conforme a demanda do sistema.
Painel MBUX Fluid Light – Painel traseiro com LEDs RGB programáveis que interagem com o ambiente e com o usuário por mensagens visuais.
Seda biotecnológica – Alternativa sintética à seda animal, feita a partir de proteínas geradas por bactérias geneticamente modificadas. Biodegradável e durável.