Caminhão elétrico eActros 600 percorre 124,7 km de ré e conquista GUINNESS WORLD RECORDS™, superando o antigo feito com motor a diesel. A ação destacou a importância da mobilidade elétrica, valorização dos motoristas e segurança nas estradas.
A Mercedes-Benz Trucks estabeleceu, no último dia 4 de junho, um novo GUINNESS WORLD RECORDS™ com o eActros 600, seu caminhão elétrico de longa distância. O modelo percorreu 124,7 quilômetros em marcha à ré com um semirreboque acoplado, superando em 36 quilômetros o recorde anterior, registrado nos Estados Unidos em 2020 por um caminhão a diesel. A façanha ocorreu na pista da Motorsport Arena em Oschersleben, Saxônia-Anhalt, Alemanha, levando 6 horas e 22 minutos a uma velocidade média de 20 km/h.
O circuito, projetado para carros, apresentou 14 curvas fechadas, tornando o desafio ainda mais técnico. Apesar das dificuldades, a pista ofereceu um ambiente controlado, com menos imprevistos que as rodovias comuns. Após o feito, a Mercedes-Benz Trucks ainda percorreu mais 30 km em vias públicas com o mesmo modelo, finalizando a jornada no novo Centro Global de Peças da Daimler Truck, que será inaugurado em 10 de julho.
O objetivo da ação vai além do recorde. A Mercedes-Benz pretende chamar atenção para três temas-chave: eletrificação do transporte, segurança nas estradas e valorização da profissão de motorista de caminhão. A bordo do eActros 600 estava Marco Hellgrewe, de 50 anos, entusiasta de caminhões e membro das Forças Armadas Alemãs, que conduziu o veículo durante toda a jornada e já havia feito um feito similar em 2008 com um caminhão a diesel.
“Estou extremamente orgulhoso de ter trazido o recorde de volta para a Alemanha, especialmente com um caminhão totalmente elétrico,” destacou Hellgrewe. “Foi uma oportunidade de promover temas que me são caros, como segurança viária e valorização dos jovens motoristas. Recebi muito apoio e feedbacks positivos.”
O engenheiro-chefe da Mercedes-Benz Trucks, Rainer Müller-Finkeldei, comemorou o resultado: “Estamos especialmente felizes por esse feito ter sido alcançado com nosso eActros 600. Isso reforça nossa posição em favor dos motores alternativos e da transição energética no transporte.” Ele destacou ainda que a manobra em ré, comum no cotidiano dos motoristas, demanda alta concentração e habilidade, algo que o recorde ajuda a valorizar socialmente.
A Mercedes-Benz Trucks também contou com o apoio da PROFI – Pro Fahrer-Image e.V. e da Blicki e.V., entidades comprometidas com a valorização dos motoristas profissionais e educação no trânsito. Ambas celebraram a visibilidade obtida com o projeto e a oportunidade de ampliar suas mensagens para públicos mais amplos, especialmente crianças e famílias.
eActros 600 – Caminhão elétrico premiado e com autonomia surpreendente
A produção do eActros 600 começou em novembro de 2024 na planta de Wörth, e as entregas aos clientes iniciaram em dezembro. O modelo já percorreu 15 mil quilômetros em 22 países como parte do “eActros 600 European Testing Tour 2024”, além de 6.500 km na edição de inverno pelo norte da Europa. Por seu desempenho e inovação, foi eleito o “Caminhão Internacional do Ano 2025” pela IToY.
O caminhão elétrico possui três baterias com 207 kWh cada, somando 621 kWh de capacidade total. Elas utilizam tecnologia de fosfato de ferro-lítio (LFP), reconhecida por sua longa durabilidade e aproveitamento superior de energia. A autonomia é de 500 km sem recarga intermediária, podendo ultrapassar 1.000 km por dia, com recargas durante os intervalos legais de descanso dos motoristas.
Projetado para até 1,2 milhão de km em 10 anos, o eActros 600 mantém mais de 80% da integridade das baterias nesse período. Ele suporta PBTC de até 44 toneladas e, com semirreboque padrão, alcança 22 toneladas de carga útil, podendo ser maior em países com legislações mais flexíveis.
Infraestrutura de recarga é o próximo desafio
Apesar da alta tecnologia dos veículos, a infraestrutura ainda é limitada. A Europa possui menos de 1.000 pontos de recarga para caminhões pesados. Para enfrentar esse gargalo, a Daimler Truck pretende criar sua própria rede semipública com 3.000 pontos até 2030, formando a maior do continente.
Além disso, a joint venture Milence, criada com o Grupo Traton e o Grupo Volvo, visa instalar 1.700 pontos públicos de alta potência até 2027. A solução TruckCharge, da própria Daimler, permitirá que empresas compartilhem suas estações de recarga em modelo pago, expandindo as opções para os motoristas.
Segurança ativa com tecnologia de ponta
A Mercedes-Benz Trucks integra avançados sistemas de assistência à condução, como o Active Brake Assist 6, Sideguard Assist 2, Front Guard Assist e o MirrorCam. Este último desempenhou papel crucial na tentativa de recorde, oferecendo ampla visibilidade mesmo em manobras de marcha à ré, com recursos como linhas de distância, rotação de imagem em curvas e monitoramento periférico.
A integração do MirrorCam com o Sideguard Assist proporciona alertas visuais durante ultrapassagens e cruzamentos complexos, ampliando a segurança de motoristas e pedestres. As tecnologias buscam minimizar riscos derivados de fadiga e distração, sem abrir mão da responsabilidade total do condutor, conforme exigido por lei.
Novo Centro Global de Peças amplia presença mundial
Com inauguração prevista para julho, o novo Centro Global de Peças da Daimler Truck em Halberstadt terá 270 mil m² de área construída e atenderá 20 centros logísticos regionais pelo mundo, incluindo o Brasil. A unidade centralizará a cadeia de suprimentos da Mercedes-Benz Trucks e garantirá eficiência e agilidade na reposição de componentes.
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- MirrorCam – Sistema de câmeras que substitui os espelhos retrovisores convencionais, melhorando a aerodinâmica e ampliando o campo de visão do motorista.
- LFP (Fosfato de ferro-lítio) – Tipo de bateria com maior durabilidade e estabilidade térmica, ideal para aplicações comerciais.
- PBTC (Peso Bruto Total Combinado) – Soma do peso do caminhão, carga e implemento, usado para definir a categoria e capacidade do veículo.
- Sideguard Assist – Sistema de monitoramento lateral que detecta ciclistas e pedestres durante curvas e mudanças de faixa.