A ZF atingiu, em maio de 2025, a marca de 10 mil unidades produzidas do CeTrax, seu sistema de tração elétrica central desenvolvido para ônibus urbanos e veículos comerciais especiais. Compacto e versátil, o e-drive conquistou o mercado com foco em aplicações urbanas e exigentes, podendo operar com baterias ou células de combustível.
Apresentado pela primeira vez na Busworld 2017, o CeTrax teve produção em série iniciada em 2019 e, desde então, consolidou-se como uma solução estratégica na eletrificação do transporte coletivo. Seu diferencial é a arquitetura central de tração, que permite fácil integração a plataformas já existentes com motores a combustão, facilitando a transição tecnológica para montadoras de veículos comerciais.
A configuração técnica inclui motor elétrico, inversor e unidade de controle eletrônico, todos com software proprietário da ZF, garantindo performance otimizada. Com potência contínua de 175 kW, o sistema é capaz de atender a topografias urbanas exigentes, mantendo eficiência energética e conforto operacional.
A tecnologia aberta do CeTrax permite operação tanto com baterias de tração quanto com sistemas de célula a combustível, ampliando sua adaptabilidade a diferentes políticas ambientais e exigências regionais. Além dos ônibus urbanos, o sistema também vem sendo adotado por veículos de manobra em centros logísticos, outro segmento em busca de eletrificação eficiente e de baixo impacto.
O crescimento da demanda acompanha a tendência global de descarbonização do transporte público. Municípios e operadores têm intensificado investimentos em frotas eletrificadas, buscando não apenas atender a legislações ambientais, mas também reduzir custos operacionais a longo prazo.
Com milhares de unidades sendo produzidas anualmente, o CeTrax representa um importante avanço na mobilidade elétrica para veículos comerciais. E a evolução segue em ritmo acelerado: a ZF anunciou para meados de 2026 o lançamento do CeTrax 2, nova geração do sistema baseada em uma plataforma modular de e-mobilidade, com maior eficiência, integração e potencial de aplicação em veículos de até 44 toneladas de PBT.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
- CeTrax: sistema central de tração elétrica da ZF, que integra motor, inversor e unidade de controle em um conjunto compacto para ônibus e veículos comerciais.
- Potência contínua de 175 kW: capacidade nominal do sistema, ideal para rotas urbanas com exigência de torque e eficiência em aclives.
- Tecnologia aberta: arquitetura compatível com múltiplas fontes de energia elétrica, como baterias ou células de hidrogênio.
- PBT – Peso Bruto Total: capacidade máxima de carga e estrutura que um veículo pode transportar legalmente, considerando a soma do peso do próprio veículo e da carga.