A Marcopolo acaba de concretizar a maior entrega de carrocerias de ônibus elétricos de sua história: um total de 95 unidades do modelo Attivi Low Entry foram fornecidas à Sambaíba Transportes Urbanos, uma das principais operadoras do transporte coletivo da cidade de São Paulo. Os veículos serão utilizados em linhas que atendem a zona norte da capital paulista.
Com a entrega, a fabricante brasileira reafirma sua posição de destaque no processo de eletrificação da frota urbana do país. O volume expressivo é também um marco para a mobilidade sustentável brasileira, em um momento de crescente demanda por tecnologias limpas nos centros urbanos.
“O fornecimento de 95 novos ônibus elétricos para São Paulo demonstra a capacidade da indústria nacional em atender à crescente demanda por um transporte público sustentável e de baixas emissões. Também destaca o papel da Marcopolo em desenvolver soluções eficientes e inovadoras para cada mercado e momento”, afirma Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo.
Os veículos entregues são do modelo Attivi Low Entry, carroceria desenvolvida especialmente para aplicações elétricas, montada sobre chassis Mercedes-Benz eO500 U. Com 13.250 mm de comprimento, os ônibus têm capacidade para até 80 passageiros, sendo 28 sentados em poltronas City Estofada e 52 em pé. O conforto e a segurança são garantidos por recursos como ar-condicionado, sistema de câmeras internas, carregadores USB, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e quatro portas para embarque e desembarque rápido e eficiente.
O modelo se destaca ainda pelo aproveitamento inteligente do espaço interno, otimizando a circulação dos passageiros e a manutenção dos sistemas embarcados.
Attivi: uma plataforma nacional para a transição elétrica
O Attivi é o primeiro modelo de carroceria da Marcopolo desenvolvido especificamente para utilização com chassis elétricos — tanto em parcerias com montadoras, como é o caso atual com a Mercedes-Benz, quanto na configuração Attivi Integral, 100% desenvolvida pela própria Marcopolo.
A versão Integral do Attivi incorpora um projeto centrado na nacionalização de componentes, incluindo sistemas eletroeletrônicos e baterias, e tem como diferencial sua autonomia de até 250 km com recarga total em até quatro horas. Com capacidade para até 81 passageiros, o modelo já foi testado em diferentes cidades do país, demonstrando eficiência e robustez em operações reais.
Investimento e infraestrutura para liderar a mobilidade limpa
A entrega para a Sambaíba é parte de uma estratégia maior da Marcopolo que envolve investimentos expressivos em infraestrutura industrial e desenvolvimento tecnológico. A empresa aplicou recentemente R$ 50 milhões na ampliação da capacidade produtiva de veículos elétricos em sua planta de São Mateus (ES), consolidando-se como referência no fornecimento de soluções sustentáveis e flexíveis para o transporte coletivo.
A mobilidade sustentável, para a Marcopolo, não se limita à eletrificação. A fabricante aposta em soluções completas, adaptadas às realidades operacionais de cada cliente e região, apoiando a descarbonização do transporte público com inovação, eficiência e compromisso ambiental.
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Carroceria Low Entry – Design de piso baixo que facilita o embarque e desembarque de passageiros, especialmente idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Chassis elétrico eO500 U – Plataforma desenvolvida pela Mercedes-Benz específica para ônibus urbanos elétricos, com foco em eficiência e emissão zero.
Autonomia operacional – Distância que um veículo elétrico pode percorrer com uma carga completa de bateria; no Attivi Integral, pode chegar a 250 km.
Descarbonização – Estratégia para reduzir ou eliminar as emissões de dióxido de carbono (CO₂), especialmente no setor de transportes urbanos.