Modelos Axor 2038 4×2 e 2545 6×2 foram atualizados com motorização Euro 6, nova cabine e mais tecnologia embarcada, ampliando a versatilidade e reforçando a tradição da marca entre os extrapesados.
A Mercedes-Benz do Brasil anuncia o retorno da consagrada linha Axor ao seu portfólio, agora completamente renovada para a era do Proconve P8.
Os modelos Axor 2038 4×2 e Axor 2545 6×2 chegam com motorizações mais potentes e eficientes, nova cabine e soluções modernas em conforto, segurança e conectividade, mantendo o DNA de robustez que consagrou o nome Axor nas estradas brasileiras e em mercados de exportação.
Produzido no Brasil e desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos, o novo Axor representa uma aposta forte da marca no segmento de extrapesados rodoviários de 4×2 e 6×2, que respondeu por 26% do mercado em 2024.
Para 2025, a meta da montadora é comercializar mais de 1.000 unidades, reforçando seu portfólio que agora soma 45 modelos.
Sob o capô, a grande novidade é o motor OM 460 de 13 litros, homologado Euro 6 (BlueTec 6), com potências de 380 cv no Axor 2038 e 450 cv no Axor 2545.
O propulsor substitui o antigo motor de 12 litros Euro 5, entregando mais desempenho, economia de combustível e menores emissões, além de oferecer o freio motor Top Brake de série e opcional Retarder para maior segurança nas descidas.
A transmissão também evoluiu: ambos os modelos contam com o câmbio automatizado PowerShift 3 Advanced de 12 velocidades, que possui três modos de condução (Standard, Econômico e Power).
O sistema proporciona trocas de marcha mais rápidas, inteligentes e suaves, além de contribuir para a redução do consumo e do desgaste dos componentes.
A cabine também passou por profundas mudanças. Com visual alinhado aos caminhões rodoviários da marca, traz novo design frontal, faróis em LED (opcionais), para-choque largo e grade robusta.
Duas versões estão disponíveis: Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto, ambas com suspensão pneumática de série, piso baixo com túnel de apenas 200 mm e banco com 11 regulagens ergonômicas, garantindo conforto mesmo nas viagens mais longas.
Internamente, o painel foi redesenhado e agora conta com display de 12,7 cm com o sistema EcoSupport, volante multifuncional, partida por botão, chave inteligente e geladeira opcional. Tudo para proporcionar praticidade e comodidade aos motoristas.
No quesito segurança, o Axor chega completo: EBS, ABS, ASR, Hill Holder, ESC, EBD, ESS, além de luzes intermitentes de ré e faróis em LED.
A eletrônica embarcada também se beneficia de uma nova bateria de alta ciclagem com 230 Ah, que aumenta a durabilidade do sistema elétrico.
Versátil, o novo Axor atende diversas aplicações no transporte rodoviário e logístico. O modelo 2038 4×2 é ideal para configurações até 3 eixos, como cegonheiros e carrega-tudo.
Já o 2545 6×2 pode operar com implementos de até 58,5 toneladas de PBTC, sendo indicado para uso com baú, graneleiro, tanque, sider, frigorificado, entre outros.
Para garantir a confiabilidade do produto, o desenvolvimento do Axor envolveu testes equivalentes a 7 voltas ao redor da Terra, com destaque para simulações computacionais, ensaios no Centro de Testes de Iracemápolis (SP) e longos percursos em condições reais com até 58,5 toneladas de carga.
O suporte ao cliente também foi reforçado. O modelo conta com a maior rede de concessionárias do País, além de peças genuínas, peças remanufaturadas Renov, planos de manutenção BestBasic e Complete, além do programa de fidelidade Mercedes Club e a conectividade do Portal Fleetboard.
O portfólio de acessórios Alliance Truck Parts e o canal de atendimento ZapBenz complementam os serviços.
No financiamento, o Banco Mercedes-Benz oferece condições especiais, com opções de seguros e locações personalizadas. “As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”, resume o diretor comercial Marcello Larussa.
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- CMT (Capacidade Máxima de Tração): valor máximo de peso que um cavalo-mecânico pode tracionar com segurança.
- PowerShift 3 Advanced: câmbio automatizado de 12 marchas com modos de condução que otimizam o desempenho e o consumo.
- OM 460 LA: motor de 13 litros, 6 cilindros em linha, com alto torque em baixa rotação, utilizado em aplicações severas.
- ESC (Electronic Stability Control): sistema de controle eletrônico de estabilidade que evita derrapagens e tombamentos em curvas ou manobras bruscas.