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Volkswagen Tera promete muito, mas entrega pouco no 1º mês

Volkswagen Tera promete SUV, mas entrega carro de passeio. Cliente pagou mais, não levou — e, no caso da versão MPI, nem comprou um SUV de verdade, segundo o Inmetro

Apesar de anunciar 12 mil pedidos em apenas 50 minutos, o Volkswagen Tera 2026 emplacou só 2.555 unidades em junho. E mais: sua versão 1.0 aspirada não é reconhecida como SUV pelas regras técnicas do Inmetro.

O lançamento do Volkswagen Tera 2026 gerou uma onda de euforia entre concessionárias e consumidores. Com 12 mil pedidos em menos de uma hora, o novo modelo foi apresentado como o SUV de entrada da marca no Brasil. Mas, passada a empolgação do marketing, os números de entrega decepcionaram — e agora surgem dúvidas mais profundas: será que o Tera é mesmo um SUV? A resposta, pelo menos para a versão MPI, é não.

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Segundo o Inmetro, que desde 2019 estabelece critérios técnicos objetivos para definir o que é — ou não — um SUV, a versão Tera MPI 1.0 aspirada não atende aos requisitos mínimos e, portanto, foi classificada como automóvel de passeio. O motivo está no conjunto de rodas e pneus menores, compartilhado com o Polo Track, que resulta em vão livre insuficiente e ângulos inferiores aos exigidos.

A Volkswagen optou por divulgar apenas os dados das versões turbo, que possuem vão livre de 17,8 cm e altura total de 1,50 m. Já o Tera MPI mede 1,47 m de altura, e seu vão livre estimado é de apenas 14,8 cm — bem abaixo dos 18 cm exigidos pela norma. Para ser homologado como SUV, um veículo deve atender simultaneamente a quatro critérios: vão livre de 18 cm, ângulo de ataque superior a 23°, ângulo de saída acima de 20° e ângulo central superior a 10°, com margens mínimas.

Ou seja, no caso do Tera MPI, o cliente pagou por um “SUV” — como anunciado nas concessionárias e no material de marketing da montadora — mas levou um hatch elevado, segundo os critérios oficiais. Enquanto isso, as versões turbo (TSI, Comfort e Highline), por contarem com rodas maiores, ainda se enquadram como SUV pela regra técnica.

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A discrepância entre as 12 mil reservas anunciadas e os 2.555 emplacamentos em junho também segue gerando questionamentos. A Volkswagen afirma que a fábrica de Taubaté (SP) está em fase de ramp-up, processo no qual a produção é ajustada progressivamente até atingir o volume ideal. Mas a demora em entregar os veículos levanta o alerta: o consumidor confiou na promessa e segue sem data garantida para receber o carro.

Outro ponto que agrava o quadro é que a versão mais cara — Highline Outfit The Town — foi a mais procurada, aumentando o sentimento de frustração entre os clientes que investiram mais acreditando que teriam prioridade. No entanto, o que se vê é uma fila crescente e incertezas quanto ao ritmo de entregas.

Para piorar, o caso do Tera não é isolado. Outros modelos populares vendidos como SUV também não são classificados como tal pelo Inmetro, como o Toyota Corolla Cross, o Honda HR-V, o BYD Song Pro, o Hyundai Kona e até o Audi Q7. Isso mostra que o rótulo “SUV” tem sido usado com flexibilidade pelo marketing, mesmo quando a realidade técnica aponta o contrário.

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Em resumo: o Tera chegou ao mercado com grande repercussão, mas o ritmo de produção ainda não acompanhou a demanda — e a transparência técnica sobre o que se está comprando ficou em segundo plano. No caso da versão MPI, o consumidor não apenas pagou mais e não levou o carro ainda — como também não levou um SUV de verdade.

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  • Ramp-up: Processo de aumento gradual da produção em uma nova linha de montagem até atingir o volume planejado.
  • Classificação de SUV (Inmetro): Regras técnicas oficiais que exigem mínimo de 18 cm de vão livre, ângulos de ataque, saída e central definidos, com margens específicas.
  • Vão livre: Distância entre o solo e o ponto mais baixo do veículo. Fundamental para definir capacidade fora-de-estrada e homologação como SUV.
  • Marketing versus homologação: Enquanto o marketing pode chamar qualquer carro de SUV, a classificação do Inmetro é técnica e usada em programas oficiais como o de etiquetagem de eficiência energética.

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