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BMW X5 híbrido plug-in se torna o mais sofisticado e potente produzido no Brasil

O modelo, fabricado em Santa Catarina, é o primeiro híbrido plug-in do país e se destaca pela tecnologia, desempenho e eletrificação, reforçando a aposta da marca no mercado nacional de veículos eletrificados.

O BMW X5 xDrive50e marca um ponto de virada na indústria automobilística brasileira ao se tornar o primeiro carro híbrido plug-in produzido no Brasil e em toda a América do Sul. Fabricado na Planta Araquari, em Santa Catarina, desde novembro de 2024, o modelo não só inaugura um novo segmento de produção local, mas também é o carro de produção em série mais sofisticado, tecnológico e potente já feito no continente, o que lhe rendeu o prêmio de “Inovação do ano” pela revista Autoesporte.

A decisão de produzir o BMW X5 localmente foi impulsionada pelo crescimento dos modelos eletrificados no mercado brasileiro. Em 2024, um em cada quatro veículos da marca vendidos no país já era totalmente elétrico ou híbrido plug-in, demonstrando o forte interesse dos consumidores por essa tecnologia. Esse cenário levou o BMW Group a anunciar um investimento de R$ 1,1 bilhão entre 2025 e 2028 no Brasil, visando a produção de novos modelos e o desenvolvimento de tecnologias globais no país.

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A Planta Araquari é um pilar fundamental da estratégia da empresa no país, atuando como o centro de produção desde sua inauguração, há 10 anos. A fábrica tem sido essencial para o sucesso do BMW Group no Brasil, que se mantém como a empresa de mobilidade premium mais bem-sucedida do país na última década. Além do X5, a unidade de Santa Catarina também produz os modelos BMW Série 3, BMW X1 e BMW X4, consolidando sua importância para a operação global da marca.

O design do BMW X5 combina robustez com elegância, destacando-se visualmente com faróis afilados e a icônica grade em formato de duplo rim na dianteira. O modelo é equipado com o BMW Iconic Glow, um sistema de iluminação que contorna a grade frontal e cria um visual moderno e único. Na traseira, as lanternas foram redesenhadas, apresentando contornos e formatos de iluminação que conferem uma presença imponente ao veículo, especialmente à noite.

No interior, o BMW X5 incorpora o que há de mais moderno em tecnologia da marca. O veículo é equipado com o BMW Curved Display, um conjunto de telas integradas que inclui um painel de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e uma central multimídia de 14,9 polegadas. Essa configuração se tornou uma característica marcante nos novos modelos da marca, proporcionando uma experiência de condução mais intuitiva e reduzindo significativamente o número de botões físicos.

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Em termos de motorização, o BMW X5 xDrive50e utiliza a tecnologia híbrida plug-in mais avançada do BMW Group. O conjunto mecânico é composto por um motor a gasolina de seis cilindros em linha com 313 cv e um motor elétrico de 197 cv. Juntos, eles entregam uma potência combinada de 489 cv e um torque de 700 Nm. O motor elétrico, integrado à transmissão Steptronic Sport de oito marchas, possui um novo sistema de pré-engrenagem para melhorar a entrega de torque e garantir um desempenho esportivo, permitindo que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos.

A bateria de alta tensão do veículo tem capacidade de 25,7 kWh, o que garante uma autonomia em modo 100% elétrico de até 79 km, de acordo com o ciclo PBEV. Para facilitar a recarga, o X5 vem acompanhado de dois carregadores: um Flex Charger portátil de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW. Esses equipamentos garantem flexibilidade para recarregar o carro em casa ou em viagens, tornando a eletrificação acessível e prática para o motorista.

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Híbrido plug-in (PHEV) – Veículo que combina um motor a combustão com um motor elétrico, cuja bateria pode ser recarregada em uma fonte de energia externa (tomada), permitindo que ele rode em modo 100% elétrico por uma distância significativa.

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Motor a gasolina de seis cilindros em linha – Tipo de motor a combustão em que os seis cilindros são dispostos em uma única linha reta. Essa configuração é conhecida por sua suavidade de funcionamento e equilíbrio.

Transmissão Steptronic Sport – Um tipo de câmbio automático desenvolvido pela BMW, com modo esportivo para trocas de marcha mais rápidas e agressivas.

Torque – Força de rotação que o motor exerce para fazer as rodas girarem. Quanto maior o torque, mais rápida é a aceleração e maior a capacidade do carro de subir ladeiras ou puxar peso.

Ciclo PBEV – Padrão de medição de eficiência energética e autonomia de veículos elétricos e híbridos, estabelecido pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

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