A Leapmotor deu mais um passo rumo à sua estreia no mercado brasileiro com a chegada das primeiras unidades dos SUVs eletrificados C10 e B10, prevista para ocorrer ainda em 2025. Com apoio da Stellantis e uso de processos logísticos inovadores, como o sistema de importação sobre águas, a marca iniciou a fase final de preparação para a operação nacional, incluindo a nomeação de concessionárias nas principais cidades. O movimento coincide com o melhor momento da empresa na China, onde bateu recorde de vendas em julho com mais de 50 mil unidades e ultrapassou 220 mil carros vendidos no primeiro semestre de 2025, destacando-se entre as líderes do segmento elétrico.
A Leapmotor avança mais uma etapa no processo de internacionalização e oficializa sua entrada no mercado brasileiro com a chegada das primeiras unidades de veículos ao país. A estreia comercial da marca chinesa está confirmada para ainda em 2025, com dois modelos SUV eletrificados: o Leapmotor C10 e o Leapmotor B10. A distribuição será feita por uma rede de concessionários já em formação, presente nas principais capitais do Brasil.
“A chegada dos primeiros Leapmotor ao Brasil é um passo importante no grande desafio de implementar uma marca inédita no país. Essa fase foi concluída com sucesso graças à expertise da Stellantis”, destaca Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para a América do Sul. Segundo ele, o momento marca também a consolidação da estrutura comercial da marca no território nacional: “Essa etapa ocorre pouco depois de termos nomeado os primeiros concessionários da marca no Brasil, que irão começar a comercializar os inovadores veículos eletrificados da Leapmotor em 2025”.
O processo de importação contou com um sistema inovador denominado “importação sobre águas”, em que os trâmites legais e aduaneiros são realizados ainda com o navio em trânsito. Essa estratégia permite que, assim que o navio atraca no Porto de Santos (SP), os veículos possam ser imediatamente desembarcados, sem necessidade de aguardar o tradicional processo de desembaraço documental. Esse método inédito no segmento automotivo nacional confere maior agilidade e previsibilidade às operações logísticas da Leapmotor.
Neste primeiro lote, a marca trouxe ao Brasil diferentes versões do SUV Leapmotor C10, que fará dupla com o B10 na formação inicial do portfólio nacional. Todos os momentos do desembarque foram documentados em imagens e vídeos institucionais, já disponíveis no site de imprensa da marca e em suas redes sociais.
Crescimento exponencial na China reforça plano global
A chegada da Leapmotor ao Brasil ocorre em um momento de forte crescimento da marca no cenário internacional. Em julho de 2025, a empresa atingiu um novo recorde de vendas globais, com 50.129 unidades entregues em um único mês, representando um crescimento de 126% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com esse resultado, a Leapmotor consolidou-se como líder entre as start-ups de veículos elétricos na China.
Os números do primeiro semestre também são expressivos: mais de 220 mil veículos foram comercializados entre janeiro e junho. Em 2024, a Leapmotor encerrou o ano com aproximadamente 294 mil unidades vendidas, demonstrando consistência em sua estratégia de crescimento acelerado.
Parte desse sucesso global é resultado da joint venture com o grupo Stellantis, que vem permitindo à marca expandir suas operações com agilidade e segurança, utilizando a expertise de um dos maiores conglomerados automotivos do mundo.
Para o Brasil, a Leapmotor aposta em soluções alinhadas à realidade da mobilidade urbana e à infraestrutura local. Um dos destaques será a oferta de modelos equipados com a tecnologia REEV (Range Extender Electric Vehicle), que utiliza um pequeno motor a combustão para ampliar a autonomia elétrica do veículo, eliminando a dependência exclusiva de pontos de recarga.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
- Importação sobre águas – Processo logístico em que o desembaraço aduaneiro é iniciado antes da chegada do navio ao porto, agilizando a liberação dos veículos.
- REEV (Range Extender Electric Vehicle) – Veículo elétrico com extensor de autonomia, que utiliza um motor térmico auxiliar apenas para recarregar a bateria.
- SUV eletrificado – Utiliza motorização elétrica pura ou com apoio de motor a combustão, como no caso dos modelos híbridos e REEV.
- Joint venture – Parceria estratégica entre empresas, que compartilham recursos e tecnologias para expandir presença em novos mercados.