quarta-feira, 17 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

BMW apresenta o novo iX3, o primeiro modelo de série da Neue Klasse

O utilitário esportivo (SAV) de nova geração inaugura uma nova era de mobilidade elétrica, com tecnologia de ponta, uma nova linguagem de design e uma autonomia impressionante de até 800 km.

A BMW lança o BMW iX3, o primeiro modelo de produção em série da sua nova geração de veículos, a Neue Klasse. O SAV totalmente elétrico marca um avanço significativo na eletrificação e digitalização, com inovações que moldarão todo o futuro portfólio de produtos da marca. Com uma nova linguagem de design e um amplo espectro de avanços tecnológicos, o iX3 está pronto para estabelecer novos parâmetros no segmento de veículos elétricos de luxo.

De acordo com Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG, a Neue Klasse é o maior projeto da empresa, representando um enorme salto em tecnologia, experiência de condução e design. Ele afirma que, embora o carro seja praticamente todo novo, ele continua sendo “mais BMW do que nunca”. As inovações da Neue Klasse serão integradas em um total de 40 novos modelos e atualizações até 2027.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O BMW iX3 é o primeiro modelo a apresentar a tecnologia eDrive de sexta geração da marca. Este sistema inclui motores elétricos de alta eficiência, novas baterias de alta voltagem com células cilíndricas e uma arquitetura de 800 volts. Essa combinação resulta em uma autonomia de até 800 km no ciclo WLTP, tornando o BMW iX3 50 xDrive um dos veículos elétricos com maior autonomia disponível no mercado.

A nova tecnologia eDrive também oferece uma taxa de carregamento máxima de 400 kW em estações de carregamento rápido DC de 800V. Isso permite que os motoristas adicionem até 372 km de autonomia em apenas dez minutos, o que representa um aumento de 30% na velocidade de carregamento em comparação com a quinta geração do eDrive. O sistema de sexta geração também reduz as perdas de energia em 40%, o peso em 10% e os custos de fabricação em 20%.

O BMW iX3 estreia um novo sistema nervoso digital, desenvolvido especificamente para a Neue Klasse. No centro dele, estão quatro computadores de alto desempenho “supercérebro” que gerenciam várias funções do veículo, desde a dinâmica de condução e a condução automatizada até o infoentretenimento e o conforto. Um desses “supercérebros”, o “Heart of Joy“, é responsável por toda a experiência de condução.

- Publicidade -

O “Heart of Joy” trabalha com um novo pacote de software, desenvolvido internamente pela BMW, para processar as funções de condução até 10 vezes mais rápido do que as unidades de controle convencionais. Esse sistema avançado melhora significativamente a eficiência, permitindo que 98% das manobras de frenagem sejam realizadas apenas por meio da recuperação de energia, convertendo a energia cinética de volta em eletricidade para recarregar a bateria.

No interior, o BMW Panoramic iDrive, alimentado pelo BMW Operating System X, redefine a experiência digital. O sistema é composto por quatro componentes principais: a tela BMW Panoramic Vision que se estende por todo o para-brisa, um Head-Up Display 3D opcional, uma tela central orientada para o motorista e um novo volante multifuncional. Essa configuração enfatiza o princípio da BMW de “mãos no volante, olhos na estrada”, garantindo uma interação intuitiva e perfeita para o motorista.

O BMW iX3 introduz uma nova linguagem de design que é, ao mesmo tempo, contemporânea e reduzida ao essencial. Mantendo as características clássicas de estilo da BMW, como a icônica grade em duplo rim e os faróis duplos, o exterior apresenta linhas precisas e superfícies de vidro amplas. Essa nova abordagem ousada será adotada por todos os futuros modelos BMW, sinalizando uma identidade visual renovada para a marca.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O interior do iX3 é limpo, minimalista e focado no motorista. O cockpit se envolve ao redor do motorista, e os passageiros se beneficiam de um espaço significativamente maior para as pernas no banco traseiro em comparação com o modelo anterior. O interior padrão utiliza materiais sustentáveis, incluindo tecidos para os assentos Econeer, feitos de 100% de têxteis PET reciclados, reforçando o compromisso da marca com a circularidade e uma abordagem sem couro.

Em sintonia com o foco em sustentabilidade, o Grupo BMW intensificou seus esforços para reduzir as emissões de CO2 e aumentar a circularidade com a Neue Klasse. Aproximadamente um terço do novo BMW iX3 é feito de fontes secundárias, incluindo plásticos marinhos e alumínio secundário. Isso resulta em uma pegada de carbono do produto 34% menor ao longo de seu ciclo de vida em comparação com o modelo anterior.

O novo BMW iX3 será construído na recém-inaugurada fábrica do Grupo BMW em Debrecen, na Hungria, a primeira fábrica do grupo a operar sem o uso de combustíveis fósseis. A produção em série está programada para começar no final de 2025, com as primeiras entregas aos clientes no Reino Unido agendadas para 7 de março de 2026. O preço inicial para o BMW iX3 50 xDrive no mercado britânico é de £58.755.

Embora o lançamento global do novo BMW iX3 seja aguardado para o final de 2025 e as primeiras entregas no Reino Unido em 2026, o modelo da geração atual já está disponível no Brasil. O preço sugerido para o modelo iX3 M Sport, ano/modelo 2024/2025, é de R$ 520.950.

O BMW iX3 compete no segmento de SUVs elétricos premium, enfrentando concorrentes de peso como o Audi Q8 e-tron e o Mercedes-Benz EQC. No mercado brasileiro, a competição é acirrada, com marcas como Audi e Mercedes-Benz também buscando dominar o mercado de elétricos de luxo.

O novo iX3 se diferencia de seus concorrentes por seu motor mais potente, maior autonomia e capacidade de carregamento mais rápida. Enquanto o Audi Q8 e-tron tem uma autonomia de cerca de 436 km, a nova geração do iX3 promete até 800 km. A capacidade de carregamento de 400 kW do novo iX3 também supera os 150 kW da geração anterior do Audi e-tron.

A Mercedes-Benz também tem um novo concorrente em potencial, o Mercedes-Benz GLC elétrico, que promete mais de 700 km de autonomia e uma arquitetura de 800 volts, mas a BMW se destaca por sua nova plataforma dedicada a veículos elétricos, a Neue Klasse, que traz uma série de inovações tecnológicas.

A chegada da nova geração do iX3 no Brasil, provavelmente em 2026 ou 2027, deve posicioná-lo como o SUV elétrico de luxo mais avançado no mercado nacional, justificando um preço superior ao modelo atual. A combinação de desempenho, tecnologia de ponta, design renovado e sustentabilidade o coloca à frente da concorrência, o que pode atrair um público disposto a pagar um valor premium por um veículo de ponta. A estratégia da BMW com a Neue Klasse é clara: não apenas se adaptar à eletrificação, mas liderar a transformação da indústria automotiva.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

SAV: Sigla para Sports Activity Vehicle, um tipo de veículo utilitário esportivo da BMW, que enfatiza o desempenho e a dirigibilidade esportiva.

WLTP: Sigla para Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure, um ciclo de teste global para determinar a autonomia, o consumo de combustível e as emissões de veículos.

Nm (Newton-metro): Unidade de medida de torque, que representa a força de rotação de um motor. Quanto maior o Nm, maior a força do motor para mover o veículo.

Head-Up Display: Tecnologia que projeta informações importantes, como velocidade e navegação, no para-brisa do veículo, permitindo que o motorista as veja sem desviar a atenção da estrada.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil