O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), um dos mais importantes sistemas de assistência ao condutor, completa 25 anos desde seu lançamento pela Bosch. A tecnologia, que utiliza sensores para ajustar automaticamente a velocidade, tornou-se um marco em segurança e conforto ao volante. No Brasil, o ACC já está presente em aproximadamente 30% dos veículos novos, destacando sua relevância.
O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um dos sistemas de assistência ao condutor que mais transformaram a experiência de dirigir. A tecnologia, lançada pela Bosch, completa 25 anos de existência no mercado.
O sistema utiliza sensores de radar ou câmera frontais para monitorar o tráfego de forma contínua à frente do veículo.
Diferente do piloto automático convencional, o ACC não apenas mantém a velocidade programada pelo motorista, mas também é capaz de ajustar a aceleração e a frenagem automaticamente.
Essa funcionalidade é projetada para preservar uma distância segura em relação ao carro que segue na frente. Isso garante mais conforto e maior segurança em diferentes situações de tráfego.
A tecnologia reduz o risco de colisões por distração ou aproximação excessiva. É especialmente útil em rodovias e em situações de tráfego intenso.
Em 2000, a Bosch estabeleceu um novo padrão com o primeiro sistema baseado em radar. O recurso era capaz de identificar veículos e ajustar a velocidade.
A evolução do ACC pavimentou o caminho para diversas outras inovações de assistência à condução, que se tornaram um pilar para as tecnologias de direção automatizada.
Hilton Spiler, diretor de engenharia da divisão de freios da Bosch, destaca que o ACC é um exemplo de como a empresa une pioneirismo tecnológico e compromisso com a segurança no trânsito.
O executivo afirma que o sistema é um aliado fundamental para tornar a mobilidade mais segura e confortável, contribuindo para a redução de riscos de colisões e do estresse na direção.
Atualmente, a tecnologia já é bastante popular no Brasil. Aproximadamente 30% dos carros novos vendidos no país já saem de fábrica equipados com o ACC, um número que reforça a importância do sistema.
Coincidindo com a Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, a Bosch reforça seu compromisso com a mobilidade mais segura.
A empresa destaca a importância de inovações em sistemas de assistência ao condutor, direção autônoma e conectividade veicular para aprimorar a segurança.
Além de conhecer as funcionalidades do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), é fundamental manter o sistema em perfeitas condições de funcionamento. A recalibração é uma exigência das montadoras.
A manutenção deve ser realizada em diversas situações, como troca de rodas e aros, rebaixamento do veículo, depois de acidentes ou outras intervenções estruturais que possam afetar os sensores.
Para atender a essa demanda, a Bosch oferece o DAS 3000, um dispositivo que permite a calibração rápida e eficiente de câmeras e radares frontais.
O DAS 3000 utiliza um método de ajuste por computador que elimina a necessidade de um alinhador, simplificando o processo de manutenção e tornando-o mais preciso.
Diversas oficinas da rede Bosch Service já oferecem este tipo de serviço. Isso amplia o acesso dos motoristas a reparos especializados para sistemas de assistência avançada.
Para garantir que os profissionais estejam aptos a lidar com essa tecnologia, o Centro de Treinamento Automotivo (CTA) da Bosch disponibiliza cursos sobre o ecossistema de sistemas ADAS.
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Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) – Sistema de assistência ao condutor que mantém a velocidade programada, mas também ajusta a aceleração e a frenagem para preservar uma distância segura do carro à frente.
Radar Automotivo – Tecnologia que utiliza ondas de rádio para detectar e medir a distância, velocidade e direção de objetos próximos ao veículo, auxiliando em sistemas de segurança.
Recalibração – Processo de ajuste de sensores e câmeras de um veículo, essencial para garantir que sistemas como o ACC funcionem corretamente após manutenção ou impactos.
DAS 3000 – Dispositivo de calibração da Bosch utilizado para ajustar e recalibrar de forma precisa os sensores de radares e câmeras de sistemas de assistência ao condutor.