A Valeo, uma líder global em sistemas de assistência ao dirigir, inaugurou sua nova fábrica no Parque Industrial de Waigang, em Xangai, na China. A unidade, com 30 mil metros quadrados, é um marco para a expansão da empresa no mercado chinês e foi projetada para ser um polo de inovação e produção de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS). A fábrica se concentrará em tecnologias como sensores LiDAR e controladores de domínio e zonais, essenciais para a evolução dos veículos definidos por software e para a condução autônoma.
A nova unidade de Xangai é um passo estratégico para a Valeo, reforçando sua capacidade de fabricação e sua posição de liderança no mercado de ADAS. O CEO do Grupo Valeo, Christophe Périllat, destacou a importância da China como um “hub global de inovação”, especialmente em tecnologias de veículos definidos por software e eletrificação.
A inauguração da fábrica é parte da estratégia “Invent with China” da empresa, que demonstra o forte compromisso da Valeo em participar ativamente da transformação da indústria automotiva chinesa.
A fábrica se dedicará à P&D e à fabricação de uma ampla gama de sensores ADAS. Entre os destaques estão os sensores LiDAR, que utilizam feixes de laser para mapear o ambiente com alta precisão e são cruciais para viabilizar a condução autônoma de Nível 3 e acima. A unidade também produzirá controladores de domínio e zonais, que funcionam como os “cérebros” dos sistemas automotivos, integrando dados de múltiplos sensores para controlar diversas funções do veículo.
Essas tecnologias são fundamentais para a revolução do veículo definido por software (SDV), que busca uma mobilidade mais inteligente e sustentável. Ao integrar softwares e hardware, os SDVs permitem que os veículos recebam atualizações e novas funcionalidades remotamente, melhorando a experiência a bordo e abrindo caminho para a condução autônoma. A nova unidade da Valeo em Xangai está diretamente alinhada com essa tendência global.
A China é um mercado-chave para a divisão Valeo BRAIN, o que é evidenciado pela presença de três unidades de P&D e fabricação integradas em Shenzhen, Guangzhou e Xangai, além de um centro de P&D independente em Wuhan.
A unidade de Shenzhen, inclusive, foi reconhecida como uma “Fábrica Farol” pelo Fórum Econômico Mundial, uma distinção para fábricas que demonstram liderança na aplicação da tecnologia da Quarta Revolução Industrial.
Com mais de 18 mil funcionários na China, sendo 4.500 engenheiros focados em inovação, a Valeo reforça seu compromisso com o mercado local.
Desde sua chegada em 1994, a empresa tem seguido o princípio de “Ser chinês na China”, investindo continuamente em produção e inovação locais. A nova fábrica em Xangai não apenas expande a capacidade de produção da Valeo, mas também consolida sua estratégia de longo prazo e sua confiança no futuro da indústria automotiva chinesa.
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Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) – Tecnologias eletrônicas que ajudam os motoristas a dirigir e estacionar com mais segurança, como frenagem de emergência e assistente de faixa.
LiDAR – Sigla para Light Detection and Ranging. Tecnologia que utiliza pulsos de laser para medir distâncias e criar um mapa 3D detalhado do ambiente ao redor do veículo, essencial para a navegação autônoma.
Veículo Definido por Software (SDV) – Veículo cuja funcionalidade e desempenho são controlados por software, permitindo atualizações e personalizações ao longo do tempo.
Condução Autônoma de Nível 3 – Nível de automação onde o veículo pode dirigir sozinho sob certas condições, mas ainda exige que o motorista esteja pronto para assumir o controle em caso de necessidade.
Controladores de Domínio e Zonais – Unidades eletrônicas centrais que processam dados de múltiplos sensores e controlam várias funções do veículo, como a condução autônoma e o infoentretenimento.