A Valvoline, uma das marcas mais tradicionais de lubrificantes do mundo, exibe na Autonor 2025 sua capacidade de evoluir com o mercado automotivo. A empresa apresenta uma nova linha de produtos para veículos híbridos e elétricos, além de soluções para o transporte pesado e uma ferramenta digital que auxilia motoristas e oficinas na escolha do lubrificante correto. O portfólio, focado em tecnologia e sustentabilidade, reafirma a liderança da marca em um cenário de transformação na indústria de mobilidade.
A Valvoline segue a sua trajetória de evolução constante. Na Autonor 2025, Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste, a empresa apresenta um portfólio completo que acompanha as transformações da indústria, dos motores a combustão tradicionais às novas fronteiras da eletromobilidade.
Um dos principais destaques é a linha Advanced, que inclui os lubrificantes 0W20, 5W30 e 5W20, desenvolvidos para motores a combustão modernos e veículos híbridos. Essa linha combina aditivos premium, oferecendo um desempenho superior.
Segundo Vinicius Alberti, gerente regional da Valvoline, o grande diferencial da linha Advanced é o ponto de equilíbrio entre a condutividade e o isolamento elétrico. O executivo explica que um fluido muito condutivo pode gerar perdas de energia, enquanto um fluido isolante em excesso pode comprometer a integridade dos componentes elétricos.
A linha Advanced assegura a convivência harmônica entre os motores a combustão e os elétricos, especialmente nos veículos híbridos.
Outro produto em evidência é o Valvoline MaxLife ATF, um lubrificante versátil para transmissões automáticas, das convencionais às CVTs, e também para caixas de transferência de veículos híbridos e elétricos.
O MaxLife ATF garante trocas de marcha suaves e estáveis, maior durabilidade dos componentes e desempenho confiável em diferentes condições de uso.
Para o transporte pesado, a Valvoline reforça sua presença com a linha Premium Blue, desenvolvida em parceria global com a Cummins. A linha foi criada para atender tanto motores modernos quanto a base da frota nacional.
O Premium Blue 8600 (API CK-4) é a solução para motores equipados com sistemas de pós-tratamento (Euro V e Euro VI). Sua formulação Low SAPS preserva filtros de partículas (DPF) e sistemas SCR, garantindo conformidade ambiental mesmo sob condições severas.
Com um pacote de aditivos exclusivo, o produto assegura uma detergência aprimorada, controle de fuligem e intervalos de troca que podem superar os 60 mil km, além de compatibilidade com biodiesel até B20.
Já o Premium Blue 7800 (API CI-4) é focado em motores mais antigos e continua sendo uma referência de confiabilidade no transporte brasileiro. Sua formulação com base mineral premium oferece proteção contra desgaste e oxidação.
O aditivo de radiador Valvoline Advanced 48 também é uma inovação importante. Sua função é controlar a temperatura do sistema, o que é vital para motores a combustão e, principalmente, para veículos híbridos e elétricos, onde atua no resfriamento das baterias.
O Valvoline Advanced 48 já vem pronto para uso, com diluição de fábrica de 50% de glicol e 50% de água desmineralizada. Isso elimina os riscos de corrosão causados pelos sais minerais da água de torneira.
Além das soluções em produtos, a Valvoline apresenta uma inovação digital: o aplicativo Valvoline Buscador de Óleo. A ferramenta, gratuita para Android e iOS, permite consultar a aplicação correta do lubrificante pela placa ou pelo modelo do veículo.
O aplicativo abrange toda a frota nacional de veículos leves e pesados, com base em dados técnicos das montadoras. Para 2026, a Valvoline prevê a expansão da ferramenta, incluindo uma área de treinamentos e conteúdos técnicos.
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Low SAPS: Formulação de lubrificantes com baixo teor de cinzas sulfatadas, fósforo e enxofre, que protege os sistemas de pós-tratamento de gases de escape, como o filtro de partículas.
API: Sigla para American Petroleum Institute, órgão que estabelece os padrões de desempenho para lubrificantes de motor. As classificações CI-4 e CK-4 indicam diferentes níveis de desempenho para motores a diesel.
DPF (Diesel Particulate Filter): Filtro de Partículas de Diesel. Componente que retém a fuligem dos gases de escape para reduzir a poluição.
ATF (Automatic Transmission Fluid): Fluido para Transmissão Automática. Lubrificante usado em transmissões automáticas, que garante a suavidade das trocas de marcha e a proteção dos componentes.