A Mercedes-Benz do Brasil eleva o patamar da eletromobilidade no transporte de cargas ao realizar um novo teste de longo percurso com o caminhão elétrico eActros 400. O veículo, ideal para operações interurbanas de cargas médias e pesadas, percorreu 476 km, entre São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR), com uma única carga. O feito consolida o eActros como o caminhão elétrico de maior autonomia do país, enquanto a Empresa avança em testes com clientes, incluindo o modelo leve FUSO eCanter, reforçando seu protagonismo sustentável no mercado nacional.
A Mercedes-Benz do Brasil realizou com sucesso um novo teste de longo percurso com o caminhão elétrico eActros 400, modelo de primeira geração e indicado para operações interurbanas de cargas médias e pesadas.
O veículo saiu da planta da Empresa em São Bernardo do Campo (SP) e seguiu pela Rodovia Régis Bittencourt até o Posto Pelanda 27, em São José dos Pinhais (PR), na Região Metropolitana de Curitiba.
O eActros completou o trajeto de 476 km sem necessidade de recarga intermediária, estabelecendo um novo recorde de autonomia para caminhões elétricos no Brasil.
O resultado superou o teste anterior, realizado em maio do mesmo ano, onde o eActros 400 foi o primeiro caminhão elétrico a atravessar o principal trecho da Via Dutra, rodando 442 km com uma única carga.
Segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, o veículo chegou ao destino com 9% de bateria restante.
O caminhão registrou uma velocidade média de 60 km/h e uma média de eficiência de 0,85 kWh/km, o que o consolida como o veículo de maior autonomia entre os elétricos no país.
O eActros foi testado com um PBT (Peso Bruto Total) de 19.200 kg, transportando uma carga líquida de 6.200 kg.
A Mercedes-Benz do Brasil vive um avanço significativo em eletromobilidade, realizando testes em operações de clientes com o Mercedes-Benz eActros e também com o caminhão leve conhecido na Ásia e na Europa como FUSO eCanter.
Ambos os modelos são caminhões elétricos à bateria de zero emissões e fazem parte do portfólio global da Daimler Truck, com o eActros produzido na Alemanha e o FUSO eCanter fabricado no Japão e em Portugal.
No Brasil, o eActros 300 e 400 de primeira geração são direcionados para operações de cargas médias e pesadas, enquanto o FUSO eCanter é uma solução para o segmento de caminhões leves.
Os testes estão sendo conduzidos em parceria com grandes empresas como Braspress Transportes Urgentes (Logística), Suzano (produtora de celulose), AGL (Guinchos), Marimex (Transporte e Logística) e Ypê (produtos de higiene e limpeza) em suas rotinas operacionais diárias.
A Daimler Truck AG já possui 11 modelos em seu portfólio mundial de veículos elétricos, e no Brasil, essa presença será marcada pelas famílias Mercedes-Benz eActros e FUSO eCanter.
A Mercedes-Benz aproveita sua expertise já estabelecida com a eletrificação em ônibus no transporte coletivo, incluindo o urbano elétrico eO500U e, futuramente, o e-articulado eO500UA, para aplicar no universo dos caminhões.
O eActros é um caminhão elétrico à bateria versátil, que pode receber carrocerias como baú carga seca, baú refrigerado e porta-pallets, sendo ideal para transporte de móveis, alimentos e logística interurbana.
Para os testes com clientes no país, são oferecidos três modelos do eActros: versões plataforma 6×2 com 336 kWh ou 448 kWh de bateria, e um cavalo mecânico 4×2 também com 336 kWh.
O modelo eActros 400 de primeira geração possui quatro packs de bateria, enquanto o eActros 300 tem três, sendo que cada pack tem capacidade instalada de 112 kWh.
Dependendo do modelo, aplicação e carga, a autonomia do eActros pode variar de 220 a 400 quilômetros, e o carregamento rápido de suas baterias pode ser feito em até 1 hora e 15 minutos.
O trem de força do eActros é uma tecnologia de destaque, composto por um eixo eletrificado que integra dois motores elétricos e uma transmissão de duas marchas.
Os dois motores resfriados a líquido geram uma potência contínua de 330 kW e uma potência máxima de 400 kW.
O caminhão utiliza um sistema de freio regenerativo, que transforma a energia da frenagem em energia elétrica, devolvendo-a às baterias e aumentando a autonomia (condução preditiva).
O eActros possui um interior focado no conforto, com painel LCD colorido que exibe em tempo real a carga da bateria e o nível de frenagem regenerativa, além de display central multimídia sensível ao toque.
Em segurança, o modelo é equipado com tecnologias avançadas, como o MirrorCam (que substitui os retrovisores por câmeras), ABA5 (assistente ativo de frenagem), SGA (assistente de ponto cego) e Attention Assist (assistente de fadiga).
Com a comprovação de autonomia e o avanço nos testes com clientes, a Mercedes-Benz demonstra a viabilidade do eActros para operações logísticas críticas no Brasil, oferecendo uma solução robusta e sustentável em um segmento onde a confiabilidade é essencial.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
PBT (Peso Bruto Total) – Peso máximo que o caminhão pode atingir, somando o peso do veículo (tara) e o peso da carga que ele transporta.
kWh/km – Unidade de medida de eficiência energética que indica quantos quilowatt-hora (energia) o veículo consome para percorrer um quilômetro.
Trem de Força – Conjunto de componentes que gera e transmite potência do motor para as rodas do veículo, no caso elétrico, o eixo com motores e a transmissão.
Freio Regenerativo – Sistema que aproveita a energia gerada durante a desaceleração ou frenagem do veículo para recarregar as baterias, aumentando a eficiência e a autonomia.