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Hyundai expõe SUV a hidrogênio com purificação do ar em congresso no Brasil

Veículo de célula de combustível tem 163 cv de potência combinada e autonomia superior a 660 quilômetros, sendo testado em parceria com a USP no primeiro posto de abastecimento de hidrogênio renovável a partir de etanol do mundo.

A Hyundai Motor Brasil participa do 4º Congresso Brasileiro do Hidrogênio, em Brasília, onde expõe o SUV Hyundai NEXO, um veículo movido a hidrogênio que se destaca por promover a purificação do ar durante a rodagem. O NEXO possui potência combinada de 163 cv e autonomia de mais de 660 quilômetros. A unidade em exibição está sendo utilizada em testes com o RCGI da USP, no primeiro posto de abastecimento de hidrogênio renovável a partir de etanol do mundo, avaliando sua adequabilidade em veículos de passeio de longa autonomia. A montadora reforça seu papel global como fornecedora de soluções de mobilidade com foco em energia limpa e na cadeia de valor do hidrogênio.

A Hyundai Motor Brasil confirma sua participação na 4ª edição do Congresso Brasileiro do Hidrogênio (4CBH2), que ocorrerá em Brasília.

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O evento será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil nos dias 22, 23 e 24 de outubro.

No congresso, a fabricante coreana irá expor o Hyundai NEXO, um SUV de porte médio movido a hidrogênio.

O grande destaque do NEXO é sua capacidade de promover a purificação do ar durante a rodagem, ao devolver ao ambiente o ar mais puro do que captado.

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O SUV NEXO é um veículo de célula de combustível e motor elétrico, entregando uma potência combinada de 163 cv ao condutor.

Em termos de autonomia, o modelo demonstra excelente eficiência energética, superando a marca de 660 quilômetros com um único abastecimento.

O Hyundai NEXO é classificado como um veículo que representa um salto tecnológico marcante em comparação com os atuais automóveis com motor a combustão interna.

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A Hyundai se posiciona globalmente como uma fornecedora de soluções de mobilidade com foco em energia limpa, sendo o hidrogênio um agente importantíssimo neste cenário.

A montadora possui mais de 20 anos de experiência em protótipos e experimentos com célula de combustível, abrangendo veículos de passeio, ônibus e caminhões.

O objetivo da Hyundai é impulsionar o uso massivo do hidrogênio na sociedade, investindo em pesquisa e desenvolvimento voltados à acessibilidade ao recurso.

A estratégia da empresa visa conectar cada etapa da cadeia de valor do hidrogênio, desde a produção e armazenamento até o transporte e a utilização final.

Desde fevereiro deste ano, uma unidade do Hyundai NEXO está operando em testes com o Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) da Universidade de São Paulo (USP).

O local do teste é estratégico, pois abriga o primeiro posto de abastecimento de hidrogênio renovável a partir de etanol do mundo.

Com a operação do NEXO, o projeto da USP poderá avaliar a adequabilidade do hidrogênio produzido a partir do etanol em veículos de passeio com longa autonomia.

A utilização do NEXO no projeto de pesquisa permite que os testes ampliem o escopo para além do transporte público, cobrindo a operação em rotas variadas.

O 4º Congresso Brasileiro do Hidrogênio (4CBH2) terá a participação do vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil, Ricardo Martins, como palestrante.

O executivo abordará as “Perspectivas da Indústria de Hidrogênio e Baixa Emissão de Carbono” em um painel, detalhando a preparação da Hyundai para os próximos passos da oferta de soluções.

O presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2), Paulo Emílio de Miranda, destacou que o NEXO e a Hyundai são acolhidos com alegria e interesse pelos participantes do evento.

Ele ressaltou que o SUV a hidrogênio é silencioso, confortável ao volante e fartamente tecnológico, com eficiência energética e autonomia superiores aos veículos atuais.

O NEXO representa uma solução de emissão zero, não emitindo gases de efeito estufa e contribuindo ativamente para um ambiente mais limpo ao purificar o ar.

A temática do 4CBH2 foca em “Desenhos de Mercado, Demanda e Diversidade de Métodos de Produção” e busca destacar o papel estratégico do hidrogênio de baixa emissão de carbono.

Os debates visam apoiar os esforços globais em direção à neutralidade climática até 2050, conforme estabelecido no Acordo de Paris.

O objetivo do congresso é contribuir para o desenvolvimento de um mercado de hidrogênio competitivo que apoie uma transição energética justa e inclusiva no Brasil.

A exposição do Hyundai NEXO demonstra o posicionamento da montadora em um nicho de tecnologia de ponta, onde o principal concorrente em célula de combustível é o Toyota Mirai.

A parceria com a USP e o foco no hidrogênio de etanol colocam a Hyundai em um cenário estratégico de baixo carbono exclusivo no Brasil, diferente da rota da bateria elétrica pura de muitos concorrentes.

O NEXO é uma vitrine tecnológica, mostrando ao mercado brasileiro que a Hyundai está pronta para a mobilidade limpa em diversas frentes, indo além dos modelos elétricos a bateria já comercializados por outros OEMs.

A eficiência de 660 km de autonomia e a capacidade de purificar o ar são vantagens competitivas claras do NEXO em relação a carros puramente a bateria, mitigando a preocupação com a recarga e o impacto ambiental da energia utilizada.

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Célula de Combustível (Fuel Cell) – Dispositivo eletroquímico que converte a energia química do hidrogênio em eletricidade, gerando apenas água como subproduto. É a tecnologia central de propulsão do Hyundai NEXO.

Hidrogênio Renovável – Hidrogênio produzido a partir de fontes de energia limpa ou renovável, como a eletrólise alimentada por energia solar/eólica ou a partir de etanol, como no projeto da USP.

Autonomia – Distância máxima que um veículo pode percorrer com o tanque de combustível (neste caso, hidrogênio) ou a bateria cheios, no caso de veículos elétricos.

Neutralidade Climática – Meta global de zerar ou compensar totalmente as emissões de gases de efeito estufa, geralmente focada no ano de 2050, para limitar o aquecimento global.

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