Em um evento realizado em São Paulo, a Leapmotor, marca exclusiva de veículos eletrificados do grupo Stellantis, confirmou que fará sua estreia no mercado brasileiro em novembro. A marca já tem dois modelos confirmados – os SUVs C10 e B10 – sendo o C10 o primeiro a apresentar a tecnologia Ultra-Híbrida (REEV), que utiliza um motor a combustão apenas para gerar eletricidade e estender a autonomia, eliminando a ansiedade de autonomia. A estratégia da marca será focada em inovação, tecnologia REEV e na construção de um ecossistema sólido com parceiros locais.
A Leapmotor, a nova marca de veículos eletrificados sob a égide da Stellantis, confirmou nesta terça-feira, em um evento chamado Nova Era realizado em São Paulo, sua data de estreia no Brasil.
Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para a América do Sul, revelou que a marca chegará ao mercado brasileiro no mês de novembro.
A vinda da Leapmotor é potencializada pela ampla experiência da Stellantis na região, o que é visto como um diferencial importante no mercado nacional.
Os produtos da marca prometem adotar tecnologias que, segundo Varela, têm potencial para conquistar os brasileiros em todas as regiões do país.
Um dos focos principais do anúncio foi a tecnologia Ultra-Híbrida, que será uma das opções de propulsão do primeiro modelo a ser lançado, o SUV C10.
O conceito Ultra-Híbrido é, na verdade, um REEV (Range Extender Electric Vehicle), onde a propulsão é sempre elétrica.
Neste sistema, um motor a combustão atua exclusivamente como um gerador de eletricidade.
A energia elétrica gerada por este motor é usada para recarregar a bateria, com o objetivo principal de aumentar consideravelmente a autonomia do veículo.
Essa solução tecnológica visa eliminar a chamada ansiedade de autonomia, que é a preocupação do motorista com o esgotamento da carga da bateria em veículos puramente elétricos.
Executivos da Stellantis detalharam a estratégia para a estreia da Leapmotor, que se baseia em três pilares principais.
O primeiro pilar é a inovação, que faz parte do DNA tanto da Leapmotor quanto da Stellantis.
O segundo ponto estratégico é a construção de uma rede sólida com parceiros ideais para oferecer novas soluções ao mercado.
O terceiro pilar é a forma como a tecnologia REEV, apresentada como Ultra-Híbrido, transformará a mobilidade no Brasil, trazendo inovação e autonomia.
A Leapmotor inicia a operação no Brasil com dois modelos do segmento SUV já confirmados para o país.
O primeiro modelo confirmado é o SUV C10, que será oferecido em duas versões de propulsão.
A primeira versão do C10 será a BEV, um veículo exclusivamente elétrico a bateria.
A segunda versão será a Ultra-Híbrida, que utiliza a inovadora tecnologia REEV para estender a autonomia.
Além do C10, a marca também confirmou o lançamento do SUV B10 no mercado brasileiro.
Para construir um ecossistema sólido desde o início, a Leapmotor confirmou seus primeiros parceiros que atuarão em conjunto no mercado brasileiro.
Os parceiros anunciados são: Learning Village, Zletric, WEG, GreenV, VoltBras, Zallpy e Ituran.
O lançamento do C10 Ultra-Híbrido (REEV) coloca a Leapmotor em um segmento onde a tecnologia de extensor de autonomia é vista como uma ponte crucial para a eletrificação.
Ao posicionar o C10 REEV, a marca concorre indiretamente com híbridos plug-in (PHEV) e atende a um público que deseja os benefícios da propulsão elétrica sem depender totalmente da infraestrutura de recarga ainda em desenvolvimento no país.
Esta estratégia de oferecer o REEV e o BEV para o mesmo modelo, o C10, permite à Leapmotor abranger diferentes perfis de consumidores e necessidades de uso.
A experiência e a rede da Stellantis são uma vantagem competitiva significativa para a Leapmotor, permitindo um início de operação mais robusto e uma potencial expansão rápida no mercado.
A escolha de parceiros em diversas áreas, como infraestrutura de recarga (Zletric, WEG, GreenV, VoltBras), tecnologia e serviços (Zallpy, Ituran), demonstra uma abordagem completa da Leapmotor para criar um suporte abrangente ao consumidor de veículos eletrificados.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Ultra-Híbrido (REEV) – Tecnologia de Veículo Elétrico com Extensor de Autonomia. O motor a combustão é usado unicamente para gerar eletricidade e recarregar a bateria, e não para tracionar as rodas diretamente. A tração do veículo é sempre elétrica.
Ansiedade de Autonomia – Preocupação do motorista de um veículo elétrico com a possibilidade de a bateria acabar antes de chegar a um ponto de recarga, especialmente em viagens longas ou em áreas com pouca infraestrutura.
BEV (Battery Electric Vehicle) – Veículo Elétrico a Bateria. Automóvel movido exclusivamente por energia elétrica, com a tração fornecida por um ou mais motores elétricos, sem motor a combustão.
Stellantis – Um dos maiores grupos automotivos globais, resultante da fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e o Groupe PSA.