A Mercedes-Benz Trucks anuncia a chegada do eActros 400, um caminhão movido à bateria elétrica que herda a tecnologia avançada do modelo de longa distância eActros 600. Com dois conjuntos de baterias LFP de 207 kWh e uma capacidade total instalada de 414 kWh, o eActros 400 proporciona maior carga útil e uma opção de entrada na eletromobilidade com preços mais atrativos. A marca expande o portfólio com novas combinações modulares, cabines ProCabin e uma série de assistentes de segurança de última geração.
A Mercedes-Benz Trucks está reforçando seu posicionamento no transporte de cargas elétrico ao apresentar o eActros 400, uma nova variante que utiliza a mesma tecnologia de ponta do caminhão de longa distância, o eActros 600, em produção em série desde o final de 2024.
A fabricante realizou um teste de dirigibilidade para jornalistas em Molsheim, na França, e anunciou a expansão de sua linha de caminhões movidos à bateria para atender a um número maior de requisitos logísticos.
O novo eActros 400 será oferecido com dois conjuntos de baterias, enquanto o eActros 600 manterá os três conjuntos de baterias. Ambos os modelos estarão disponíveis como cavalo mecânico (para semirreboques) ou como caminhão plataforma.
Os clientes agora têm mais flexibilidade, podendo escolher entre a consagrada cabina L, com entrada mais baixa, ou a ProCabin, uma cabine maior e aerodinamicamente aprimorada para o máximo conforto em viagens longas.
Além das cabines, haverá novas variantes de distâncias entre eixos e configurações de eixos adicionais para a versão plataforma, cobrindo assim uma gama mais ampla de aplicações de transporte.
Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks, afirmou que o eActros 600 já prova que o transporte de longa distância movido à bateria elétrica é uma realidade, operando com sucesso em mais de 15 países europeus.
No entanto, o executivo ressaltou que, para o sucesso da transformação, a expansão da infraestrutura de carga deve acompanhar o ritmo dos veículos e garantir a lucratividade para os clientes.
Os primeiros novos modelos da segunda geração do eActros já estão disponíveis para pedidos neste mês de outubro em países da EU30 e em mercados selecionados fora da União Europeia.
A produção começará parcialmente na linha de montagem da planta da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein, na Alemanha, ainda em 2025.
As novas variantes continuam a oferecer recursos tecnológicos essenciais do eActros 600, baseados em um conceito de propulsão moderna e elevada eficiência energética.
A tecnologia central inclui o eixo elétrico de tração desenvolvido internamente e a bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP), conhecida por sua longa vida útil e capacidade utilizável acima de 95 por cento.
O caminhão utiliza um sistema de energia de bordo de 800 Volts, o novo Multimedia Cockpit Interactive 2 e sistemas de assistência abrangentes projetados para maior segurança.
Com a expansão da segunda geração, a Mercedes-Benz Trucks encerrará a produção dos modelos eActros 300/400 de primeira geração até o final do ano.
Rainer Müller-Finkeldei, chefe de Engenharia de Produto da Mercedes-Benz Trucks, destacou que o modelo modular combina a tecnologia LFP da bateria, a tração elétrica eficiente e os sistemas de assistência inteligentes.
Graças a essa modularidade, a empresa pode oferecer mais de 40 opções de configuração a partir do veículo básico, com diferentes capacidades de bateria, cabine e chassi.
A escolha do cliente entre o eActros 400 e o eActros 600 dependerá do perfil de uso, ou seja, se é transporte de longa distância com alta quilometragem ou distribuição pesada com rotas mais curtas, e da infraestrutura de recarga disponível.
As novas variantes do eActros 400 são uma opção de entrada na eletromobilidade com preços mais atrativos, equipadas com dois conjuntos de baterias LFP de 207 kWh cada, totalizando uma capacidade instalada de 414 kWh.
Um eActros 400 6×2 com baú carga seca, para transporte pesado de distribuição, pode atingir uma autonomia de até 480 quilômetros, quando parcialmente carregado e em temperatura ambiente de 20 graus Celsius.
O eActros 600 mantém seus três conjuntos de baterias com capacidade total instalada de 621 kWh, justificando a designação 600, o que permite uma autonomia de 500 quilômetros sem recarga intermediária.
Na combinação mais econômica, o eActros 600 pode alcançar até 560 quilômetros de autonomia em transporte clássico de longa distância com 40 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado).
O eActros 400 com dois conjuntos de baterias possui um menor peso veicular e, consequentemente, uma maior carga útil (acima de 25 toneladas com semirreboque padrão) quando comparado ao eActros 600.
Ambos os modelos podem ser carregados até 400 kW na tomada de carga CCS2 padrão, e uma segunda tomada CCS2 pode ser solicitada como opcional.
Com dois conjuntos de baterias, o tempo de carga de 10 a 80 por cento é de cerca de 46 minutos, enquanto os três conjuntos de baterias levam aproximadamente 70 minutos.
Posteriormente, o eActros 600 com ProCabin também permitirá a carga na faixa de megawatts, uma tecnologia crucial para o transporte de longa distância.
O sistema digital de assistência à condução MirrorCam, que substitui os retrovisores por câmeras e telas, é equipamento de série em ambas as cabines (L e ProCabin).
A MirrorCam melhora a segurança em situações como ultrapassagens, manobras e direção com pouca visibilidade, e sua interação com o Active Sideguard Assist 2 (Assistente Ativo de Ponto Cego) pode reduzir a gravidade de situações perigosas.
O eixo elétrico de ambos os caminhões conta com dois motores elétricos e uma transmissão de quatro velocidades, gerando uma potência contínua de 400 kW e uma potência máxima de 600 kW.
O caminhão pode recuperar energia elétrica por meio da regeneração (devolução de energia às baterias), o que exige menor esforço dos freios e permite ao condutor escolher entre cinco níveis diferentes de recuperação.
O eActros 600 é equipado com o piloto automático Predictive Powertrain Control (PPC), ajustado para a tração elétrica, que considera a topografia, o curso da via e os sinais de trânsito para um estilo de condução mais eficiente.
O Multimedia Cockpit Interactive 2, com controle de voz para várias funções, informa continuamente sobre o nível de carga das baterias, a autonomia restante e o consumo de energia médio.
A linha eActros proporciona potencial de redução de emissões de de aproximadamente 40 por cento com base no mix médio de eletricidade da União Europeia, e acima de 80 por cento utilizando eletricidade de fontes renováveis.
O potencial de redução de emissões se estende à produção: o eActros 400 com dois conjuntos de baterias utiliza 22 toneladas a menos de CO2 na fabricação, em comparação com a mesma configuração com três conjuntos de baterias.
A Mercedes-Benz Trucks também oferece o TruckLive, que, combinado com o My TruckPoint, fornece soluções digitais como o Maintenance Management (para maior disponibilidade) e o Live Traffic (para planejamento de rotas em tempo real).
Sistemas de assistência ao condutor, como o Active Brake Assist 6 Plus, o Active Sideguard Assist 2 e o Attention Assist 2 (assistente de atenção aprimorado), demonstram a prioridade da Mercedes-Benz Trucks em segurança.
O Active Brake Assist 6 Plus pode reagir ainda mais rapidamente a situações críticas, melhorando a detecção de pedestres e ciclistas e a resposta em curvas, graças à tecnologia de fusão de 270 graus com seis sensores.
A Daimler Truck agrupa soluções de infraestrutura e carga sob a marca TruckCharge, buscando criar uma rede de carga rápida com mais de 3.000 pontos na Europa até 2030.
A Daimler Truck Financial Services facilita a transição para a eletromobilidade com modelos flexíveis como o “eService Leasing“, que inclui valor residual garantido e o contrato de serviço Mercedes-Benz Trucks Complete.
A nova geração de modelos eActros 400 será fabricada em uma única linha de montagem em Wörth, em paralelo e de forma flexível com os caminhões a diesel, enquanto as plantas de Mannheim, Kassel e Gaggenau fornecem componentes essenciais para a tração elétrica.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Bateria de Fosfato de Ferro-Lítio (LFP) – Um tipo de bateria de íon-lítio usado em veículos elétricos, conhecido por sua alta segurança, longa vida útil e capacidade utilizável elevada.
PBTC (Peso Bruto Total Combinado) – O peso máximo permitido para o caminhão (cavalo mecânico) mais o semirreboque e a carga total que está sendo transportada.
Eixo Elétrico de Tração – Sistema de propulsão elétrica onde os motores elétricos são integrados diretamente no eixo de tração do veículo, melhorando a eficiência e o desempenho.
Predictive Powertrain Control (PPC) – Um sistema de piloto automático que utiliza dados de GPS e mapas topográficos para antecipar o terreno e otimizar o uso da energia do caminhão (elétrica, neste caso) para maior eficiência.