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Stellantis e Pony.ai unem forças para lançar robotáxis na Europa a partir de 2026

A parceria entre a Stellantis e a líder global em tecnologia de condução autônoma, Pony.ai, visa acelerar o desenvolvimento e a implementação de soluções de mobilidade urbana com veículos autônomos na Europa, começando com o modelo Peugeot e-Traveller.

A Stellantis e a Pony.ai assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) não vinculativo para desenvolver e implantar soluções de robotáxi na Europa. A colaboração estratégica integrará o software de condução autônoma avançada da Pony.ai com a plataforma AV-Ready da Stellantis, com foco inicial em veículos comerciais leves (LCVs) e o início dos testes em Luxemburgo nos próximos meses. A implantação gradual dos serviços de robotáxi está prevista para começar em cidades europeias a partir de 2026, prometendo transformar a mobilidade urbana.

A colaboração será conduzida pela divisão europeia da Pony.ai, sediada em Luxemburgo, e tem como objetivo a integração do software avançado de condução autônoma da empresa com a plataforma AV-Ready da Stellantis.

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A plataforma AV-Ready utilizada será a versão BEV (Veículo Elétrico a Bateria) da van de tamanho médio (K0) da Stellantis, desenvolvida para entregar soluções de mobilidade urbana que sejam seguras, escaláveis e eficientes.

A Stellantis planeja iniciar a implantação de veículos de teste baseados no modelo Peugeot e-Traveller em Luxemburgo nos próximos meses.

Esses testes em condições reais se concentrarão na validação da segurança, desempenho e na prontidão regulatória da tecnologia para operação nas vias públicas europeias.

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Após a fase de testes, a implantação gradual dos serviços de robotáxi em cidades da Europa está programada para começar a partir de 2026.

O foco inicial desta parceria será o segmento de Veículos Comerciais Leves (LCVs) – um mercado onde a Stellantis, por meio de sua unidade Pro One, já detém uma posição de liderança na Europa.

A ampla gama de LCVs da Stellantis permite soluções de escalonamento que podem ser adaptadas para o diverso panorama de mobilidade da Europa.

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O porte, a flexibilidade, o custo total de propriedade e a eficiência desses veículos os tornam ideais para diferentes aplicações, desde robotáxis compactos até vans de múltiplos passageiros, que podem acomodar até oito pessoas.

Segundo Ned Curic, Chief Engineering & Technology Officer da Stellantis, veículos sem motorista têm o potencial de transformar o modo como as pessoas se movem nas cidades, oferecendo opções mais seguras e acessíveis.

Para concretizar essa visão, a Stellantis construiu suas Plataformas AV-Ready e está se associando aos melhores do setor, destacando a Pony.ai por sua experiência técnica e abordagem colaborativa.

A Plataforma AV-Ready da Stellantis é uma base avançada atualizada para suportar capacidades de Nível 4 da SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos), o que representa a condução totalmente autônoma em determinadas condições.

Para atingir o Nível 4, a plataforma inclui redundâncias de sistema e compatibilidade com suítes de sensores avançadas, que são habilitadores-chave para integrar o software de condução autônoma.

Esta arquitetura garante o cumprimento dos mais altos padrões de segurança e confiabilidade para a operação hands-off, eyes-off, onde o motorista não precisa intervir e nem monitorar a condução.

A Pony.ai, através de seu fundador e CEO, Dr. James Peng, expressou entusiasmo pela parceria, destacando que a forte presença da Stellantis e seu portfólio de marcas icônicas a tornam o parceiro ideal para acelerar o crescimento da empresa no mercado europeu.

Embora o foco inicial esteja nos LCVs, a colaboração entre as duas empresas estabelece as bases para aplicações mais amplas.

Isso significa que o serviço de mobilidade autônoma pode, potencialmente, ser expandido tanto para o transporte de mercadorias quanto para o transporte de pessoas em outros segmentos da frota da Stellantis no futuro.

A parceria Stellantis e Pony.ai posiciona as duas empresas na vanguarda da transformação da mobilidade na Europa, um movimento estratégico em um mercado onde as regulamentações e a demanda por soluções de transporte mais eficientes e sustentáveis estão crescendo.

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BEV (Battery Electric Vehicle) – Veículo Elétrico a Bateria. Tipo de veículo que é movido exclusivamente por um motor elétrico, sendo a energia armazenada em um conjunto de baterias recarregáveis.

SAE Nível 4 – De acordo com a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE), é a condução autônoma de “alta automação”. O carro dirige totalmente sozinho em condições específicas e geolocalizadas (hands-off, eyes-off), sem a necessidade de intervenção do motorista.

Redundâncias de sistema – Camadas extras de componentes ou software críticos em um sistema (como freios ou direção) que garantem que o veículo possa operar com segurança ou parar em caso de falha de um componente primário, crucial para a condução autônoma.

Custo Total de Propriedade (TCO) – É o cálculo que inclui não apenas o preço de compra de um veículo, mas também todos os custos operacionais ao longo de sua vida útil, como manutenção, combustível (ou eletricidade), impostos, seguro e desvalorização.

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