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Saiba a importância do turboalimentador

Potência e conseqüente desempenho, menor consumo de combustível, dirigibilidade e agilidade nas retomadas para ultrapassagens seguras, são algumas das qualidades propiciadas pelos motores dotados de turboalimentador, conforme explica o engenheiro Lauro Y. Takabatake, gerente de Engenharia de Aplicações e Vendas OE da BorgWarner Brasil Ltda., fornecedora de turbos, ventiladores e embreagens viscosas para as montadoras nacionais e mercado de reposição.

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O turboalimentador ainda tem importância fundamental no atendimento das leis de emissão de poluentes, já que ajuda a promover uma queima mais limpa e completa do combustível no motor.

Atualmente, mais de 95% dos caminhões possuem motores com turboalimentador, já que este componente não é mais visto como item opcional – mas, agora, de total necessidade.

Contudo, a evolução natural da engenharia criou os motores diesel eletrônicos, já produzidos pelas grandes montadoras.

E o turboalimentador também evoluiu, sendo que a BorgWarner implantou novas tecnologias em termos de materiais, processos de produção e projetos, utilizando, por exemplo, rotores de compressor em titânio ou alumínio fresado.

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Esta nova geração apresenta, entre as novas tecnologias, os turbos de geometria variável, de construção robusta e com atuadores inteligentes controlados eletronicamente.

As novas tecnologias de ponta foram testadas, com sucesso, também em competições da Fórmula-Truck e no Rali dos Sertões.

Destaque-se que a BorgWarner do Brasil será o centro de competência e fabricação dos turbos de duplo estágio a serem exportados e utilizados em motores de caminhões leves no mercado americano, atendendo a nova legislação de emissões de poluentes daquele mercado.

Mas nem a melhor tecnologia do mundo resistirá a uma péssima manutenção. Por isto, o engenheiro Lauro aconselha que as recomendações dos fabricantes sejam seguidas, principalmente quanto à troca de óleo lubrificante e dos filtros.

“Os lubrificantes contaminados e com o período de troca vencido são as principais causas do desgaste nos mancais do turbo compressor” – enfatiza.

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Os motores eletrônicos Mercedes-Benz OM 904 LA, MWM 4.12 TCAE
e Cummins ISBe4 são dotados do turbo BorgWarner K-16

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