sexta-feira, 3 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Toyota do Brasil anuncia retomada gradual da produção em Sorocaba e Indaiatuba

A produção de veículos voltará a partir do dia 3 de novembro, priorizando os modelos híbridos e utilizando motores importados para garantir a continuidade das entregas.

Com o apoio da matriz e de unidades globais, a montadora japonesa focará na recuperação do volume de veículos híbridos não produzidos entre setembro e outubro. A produção de veículos com motores convencionais será retomada em janeiro de 2026. Já as operações da fábrica de motores em Porto Feliz seguem suspensas por tempo indeterminado, e os colaboradores da unidade entrarão em lay-off.

A Toyota do Brasil agradeceu o suporte de governos, autoridades, associações, fornecedores e parceiros após o incidente na planta de motores de Porto Feliz (SP), destacando a união do setor em prol da indústria nacional.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Com o apoio da matriz e de unidades da Toyota em todo o mundo, a empresa anunciou o seu plano de retorno gradual das operações nas fábricas de montagem de veículos.

A retomada da produção de veículos começará no dia 3 de novembro, nas unidades de Indaiatuba (SP) e Sorocaba (SP), com foco na saúde e segurança dos colaboradores e na qualidade dos produtos.

Inicialmente, a produção ocorrerá com a utilização de motores e peças importados de outras unidades da Toyota no exterior.

- Publicidade -

Nesta primeira etapa, a Toyota do Brasil priorizará a produção das versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross.

Essa produção inicial atenderá tanto o mercado doméstico quanto os mercados de exportação da marca na América Latina e Caribe.

O plano de produção para os meses de novembro e dezembro de 2025 prevê a recuperação do volume de veículos híbridos que não foram produzidos no período de 23 de setembro a 31 de outubro.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Quanto à fábrica de motores de Porto Feliz (SP), o reinício das operações ainda está sem prazo definido em decorrência da grande extensão dos danos na unidade.

Atualmente, os trabalhos na unidade de Porto Feliz estão concentrados na análise da condição dos equipamentos e na sua transferência temporária para outras localidades.

Em razão da suspensão das atividades na fábrica de motores, a medida de suspensão temporária de contrato de trabalho (lay-off) será aplicada somente aos colaboradores de Porto Feliz.

Os colaboradores das fábricas de Sorocaba e Indaiatuba retornarão ao trabalho no dia 21 de outubro, logo após o término do período de férias emergenciais.

Em janeiro de 2026, a produção de veículos com motores convencionais será retomada, atendendo tanto o mercado brasileiro quanto os países para os quais a Toyota exporta.

A linha de produção contará com os modelos atuais, como Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Hatch, que é produzido exclusivamente para exportação.

A produção da Toyota aumentará de forma gradual, com a expectativa de atingir o volume regular de produção apenas em fevereiro de 2026.

Em relação ao novo modelo Yaris Cross, a Toyota informou que segue em fase de preparação e que a data do seu lançamento oficial no mercado será comunicada em breve.

O presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, reafirmou o compromisso da empresa com a entrega de soluções de mobilidade sustentável para os clientes em toda a América Latina e Caribe.

A inestimável ajuda da matriz, das afiliadas Toyota no mundo e dos fornecedores foi destacada como fonte de coragem e confiança para a recuperação da empresa.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

Lay-off – Termo que descreve a suspensão temporária dos contratos de trabalho, um recurso legal que permite à empresa paralisar as atividades de parte ou totalidade dos funcionários por um período, sem demissão.

Motores Convencionais – No contexto automotivo atual, refere-se aos motores que utilizam apenas combustíveis fósseis (gasolina e/ou etanol), diferenciando-se dos motores híbridos ou puramente elétricos.

Versões Híbridas – Modelos de veículos que combinam um motor a combustão (gasolina/etanol) com um ou mais motores elétricos, visando otimizar a eficiência e reduzir o consumo de combustível e as emissões.

Matriz – No contexto de empresas multinacionais, é a sede principal ou a empresa-mãe que coordena e controla as operações de suas subsidiárias (afiliadas) em outros países, como é o caso da Toyota no Japão.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação