A Volvo Cars celebrou a entrega de seu milionésimo veículo híbrido plug-in (PHEV) em setembro, evidenciando o papel vital desta tecnologia em sua jornada de eletrificação. Com os PHEVs respondendo por 23% das vendas globais no primeiro semestre de 2025, a marca sueca destaca-se entre as fabricantes premium tradicionais pelo maior índice de vendas de híbridos plug-in, mantendo um portfólio equilibrado entre modelos totalmente elétricos e híbridos.
A Volvo Cars atingiu um marco significativo em sua trajetória de eletrificação ao entregar seu milionésimo veículo híbrido plug-in em setembro.
Este número expressivo demonstra o sucesso da estratégia da empresa, que vê os híbridos plug-in (PHEVs) como um pilar importante para o crescimento e para a transição em direção a um futuro totalmente elétrico.
Os modelos PHEV representaram 23% das vendas globais da Volvo Cars no primeiro semestre de 2025, mostrando a relevância desta tecnologia no mix de vendas da montadora.
As vendas de PHEVs da Volvo apresentaram um crescimento robusto, saltando de cerca de 46.000 unidades em 2019 para mais de 177.000 unidades em 2024.
Este desempenho foi impulsionado pela forte demanda global pelos modelos XC60 e XC90 PHEV nas três principais regiões de vendas da marca.
O XC60 se destacou como o PHEV mais vendido na Europa em 2024 e manteve a liderança no segmento PHEV premium globalmente nos últimos três anos, seguindo como líder em 2025.
Tanto o XC60 quanto o XC90 passaram por renovações no ano passado (2024), o que reforçou seu apelo em mercados-chave, como Suécia, Estados Unidos e China.
Graças à alta demanda por seus PHEVs, a Volvo Cars possui a maior participação de híbridos plug-in em suas vendas totais entre todas as fabricantes de carros premium tradicionais.
A empresa continua a expandir sua oferta de PHEVs, como evidenciado pelo recente lançamento do SUV XC70, que introduz uma nova tecnologia.
O XC70 SUV é o primeiro híbrido plug-in de longo alcance da Volvo Cars, apresentando uma autonomia elétrica de mais de 200 quilômetros no ciclo de testes CLTC (China Light-Duty Vehicle Test Cycle).
Essa autonomia estendida para um PHEV é um diferencial que posiciona o XC70 como uma alternativa muito competitiva no segmento de SUVs de luxo, rivalizando com modelos da BMW e Mercedes-Benz.
Segundo Erik Severinson, diretor comercial da Volvo Cars, a empresa está comprometida com um futuro totalmente elétrico, mas o ritmo será adaptado aos seus clientes, e os híbridos plug-in são uma “ponte crucial” para aqueles que ainda não estão prontos para o elétrico puro.
Dados internos da Volvo Cars indicam que os motoristas utilizam seus PHEVs como se fossem totalmente elétricos, especialmente em áreas urbanas.
Em média, os condutores de PHEVs Volvo rodam cerca de metade do tempo total de condução utilizando apenas o motor elétrico, sem o auxílio da combustão.
Erik Severinson acrescenta que, enquanto investe no crescente segmento de elétricos premium, a Volvo continuará a atualizar e renovar seus híbridos.
Esta estratégia visa dar mais tempo para que a infraestrutura de carregamento seja estabelecida globalmente, facilitando a transição completa para o mundo totalmente elétrico.
A Volvo Cars é pioneira, sendo uma fabricante líder de híbridos plug-in há mais de uma década, tendo lançado seu primeiro PHEV em 2012, uma variante a diesel do modelo V60 estate.
Por vários anos, a Volvo foi a única fabricante global a oferecer uma versão PHEV de cada modelo em sua linha de produtos.
Atualmente, a empresa oferece variantes PHEV em cinco modelos diferentes, que complementam sua linha de seis modelos totalmente elétricos.
Este portfólio de produtos balanceado oferece à Volvo Cars uma vantagem estratégica, permitindo que ela ofereça carros eletrificados premium em diversas formas e tamanhos para clientes globais.
A abordagem da Volvo de manter um forte foco nos PHEVs enquanto avança nos BEVs (Battery Electric Vehicles) se diferencia de outras marcas que optaram por pular a fase híbrida ou reduzir drasticamente sua oferta, oferecendo maior flexibilidade ao consumidor.
O alto índice de vendas de PHEVs da Volvo em relação aos concorrentes, como Audi e Lexus, é uma vantagem clara, enquanto a desvantagem pode estar na complexidade de gerenciar e atualizar duas linhas de tecnologia simultaneamente.
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Plug-in Hybrid (PHEV) – Veículo elétrico híbrido plug-in. Combina um motor a combustão com um motor elétrico e uma bateria recarregável externa, oferecendo a opção de rodar em modo puramente elétrico em curtas distâncias.
CLTC (China Light-Duty Vehicle Test Cycle) – Ciclo de Teste de Veículos Leves da China. Um padrão de teste de laboratório usado para medir o consumo de energia e a autonomia de veículos elétricos e híbridos, sendo tipicamente mais otimista que o padrão WLTP (europeu).
Autonomia Elétrica de Longo Alcance – Capacidade de um veículo híbrido plug-in rodar uma distância significativamente maior apenas com o motor elétrico, como os mais de 200 quilômetros do XC70, reduzindo a necessidade do motor a combustão no dia a dia.
Segmento PHEV Premium – Categoria de veículos híbridos plug-in de luxo, na qual a Volvo se destaca pela alta porcentagem de vendas em comparação com marcas concorrentes como BMW e Mercedes-Benz.
