A Volvo Penta lançou uma campanha de comunicação global para reforçar sua presença no segmento marítimo comercial, escolhendo o Brasil, e especificamente a Amazônia, como destaque. Quatro filmes gravados na região mostram como a tecnologia e os motores da marca sueca, conhecidos pela economia e desempenho, são cruciais para o transporte de passageiros e cargas, o abastecimento de gás e as operações de segurança em uma das regiões de mobilidade mais desafiadoras do mundo.
A Volvo Penta está lançando uma campanha de comunicação de alcance global para dar visibilidade à sua forte atuação no segmento marítimo comercial.
O Brasil é um dos destaques da campanha, com a locação escolhida sendo a cidade de Manaus, no Amazonas, o que exalta a imensidão da Amazônia.
Nesta região, as distâncias são tradicionalmente medidas em dias de navegação, o que sublinha o papel vital do transporte aquático para a mobilidade.
O país possui mais de 80 mil embarcações comerciais registradas, segundo dados da Marinha do Brasil de janeiro deste ano, e boa parte delas navega na Amazônia.
Nesse cenário, quatro filmes foram gravados para integrar o Brasil à campanha global e reforçar a presença da Volvo Penta no segmento.
Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta no Brasil, afirma que os motores e a tecnologia da marca levam prosperidade e desenvolvimento para a Amazônia.
Os filmes da campanha buscam mostrar, na prática, como essa tecnologia beneficia a população local, junto aos clientes da empresa.
Leandro Barbosa, head de motores marítimos da Volvo Penta no Brasil, ratifica que, apesar de ser bem conhecida em motores marítimos de lazer, a marca tem forte presença em embarcações comerciais, movendo a economia globalmente.
Os filmes, que serão veiculados no YouTube e nas redes sociais da Volvo Penta a partir deste mês, estão divididos em quatro temas principais: Manifesto, Transporte de Passageiros, Transporte de Cargas e Segurança.
O filme Manifesto foi o primeiro a ser lançado e destaca, de forma mais poética, o Rio Negro como a estrada líquida por onde circulam diariamente alimentos, remédios, mercadorias, conhecimento e histórias.
Um dos vídeos foca no transporte fluvial de passageiros, mostrando a dificuldade de acesso a municípios que dependem exclusivamente dos rios.
Empresas como Transporte Naval Ajato 2000, de José Aguiar, e Glória de Deus, de Francisco Louro Reis, têm décadas de experiência no transporte de pessoas na região.
José Aguiar, proprietário do Ajato 2000, relata a mudança para os motores Volvo Penta, especificamente o modelo D16, devido à economia e ao desempenho superior, fatores cruciais para o negócio.
Francisco Louro Reis utiliza lanchas com capacidade para até 220 passageiros, equipadas com dois motores Volvo Penta de 850 hp cada, para realizar o transporte.
Sua linha mais longa vai de Manaus a Tabatinga, na fronteira com a Colômbia e o Peru, uma viagem de subida do Rio Solimões que leva cerca de 38 horas, com 13 paradas em cidades.
Outro vídeo da campanha mostra a importância das embarcações que garantem o abastecimento de gás de cozinha, alimentos e bens de consumo para cidades, vilas e ilhas.
Jonathan Benchimol, diretor superintendente da Fogás, principal distribuidora de GLP (gás de cozinha) da região, explica que a empresa unificou a motorização de seus rebocadores na década de 1980, optando pela Volvo Penta.
Essa decisão trouxe benefícios como o aprofundamento do conhecimento técnico da equipe de manutenção e a facilidade na obtenção de peças de reposição, garantindo a continuidade da operação.
A Fogás utiliza balsas equipadas com dois motores Volvo Penta D13 de 450 hp cada, ideais para o transporte de GLP a granel por rios, atendendo diversos municípios.
O último filme aborda a contribuição dos motores Volvo Penta para a segurança na região, mostrando o Comando Militar da Amazônia no combate à exploração ilegal e outras ameaças.
Essa operação exige embarcações potentes e ágeis, capazes de realizar viagens longas para lugares remotos e de difícil acesso.
Um barco da Marinha, adaptado para transportar cerca de 15 pessoas, utiliza dois motores Volvo Penta D4 de 320 hp cada, sendo elogiado pelos operadores por sua potência e desempenho em missões.
A escolha da Volvo Penta pela Amazônia em sua campanha global destaca o papel estratégico dos motores marítimos comerciais no Brasil. Os modelos D16, D13 e D4 mostram o leque de potência da marca, adaptável a diferentes necessidades, de transporte de massa a operações de segurança. A longevidade das parcerias, como a da Fogás desde os anos 80, reforça a confiabilidade e a logística de peças da marca, essenciais em áreas remotas.

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Segmento Marítimo Comercial – Refere-se a embarcações destinadas ao trabalho, como o transporte de passageiros, cargas, pesca industrial, rebocadores e dragas, em oposição ao segmento de lazer (embarcações esportivas e de recreio).
Rebocador – Embarcação de pequeno a médio porte projetada para manobrar outras embarcações, como balsas ou navios, empurrando ou puxando-as, sendo essencial em portos e hidrovias.
GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) – Conhecido popularmente como gás de cozinha, é uma mistura de hidrocarbonetos usada como combustível e transportada na forma líquida sob pressão.
D4, D13, D16 – Nomenclaturas de modelos de motores diesel da Volvo Penta, onde o número se refere ao volume de cilindrada aproximado (em litros), indicando diferentes faixas de potência e torque para diversas aplicações marítimas.