A certificação TISAX é um mecanismo de avaliação específico para a indústria automotiva que garante o tratamento seguro de dados sensíveis e confidenciais de clientes e montadoras. Qual o significado dessa recertificação para a Bosch, que foi uma das pioneiras na América Latina a obter o selo, e como ela impacta a confiança dos clientes?
A Bosch, líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, recebeu a recertificação TISAX (Trusted Information Security Assessment Exchange).
O TISAX é um dos mecanismos de avaliação internacional mais importantes e reconhecidos para a segurança da informação no setor automotivo.
As unidades produtivas recertificadas são as de Campinas/SP, Curitiba/PR e Sorocaba/SP.
O processo de auditoria para a recertificação envolveu mais de 100 pessoas de diversas áreas, como Engenharia, Desenvolvimento de Protótipos, IT, Recursos Humanos e Logística.
Essa certificação é um padrão de avaliação de segurança da informação específico para a indústria automotiva.
Seu objetivo é garantir que as empresas do setor, incluindo fornecedores e prestadores de serviços, atendam a altos padrões de segurança no tratamento de dados sensíveis e estritamente confidenciais de clientes.
A certificação protege os dados contra ameaças, reforçando a confidencialidade da informação.
Marcos Baldin, Gerente de Segurança de Informação, Privacidade e Cibersegurança da Bosch América Latina, destaca a importância da recertificação.
Ele afirma que a Bosch foi uma das primeiras do segmento na América Latina a conquistar o certificado TISAX em 2022.
A recertificação reafirma o compromisso da empresa com a confidencialidade dos dados tratados junto aos clientes e às montadoras, reforçando a confiança na segurança do processamento de dados.
Na América Latina, a Bosch possui outras unidades certificadas em Joinville/SC e na Costa Rica, onde também são processadas informações de clientes e projetos do setor automotivo.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
TISAX (Trusted Information Security Assessment Exchange) – Padrão de avaliação de segurança da informação específico para a indústria automotiva, estabelecido pela ENX Association, garantindo que fornecedores e parceiros protejam dados confidenciais de acordo com as normas internacionais.
Recertificação – Processo de auditoria pelo qual uma empresa renova uma certificação prévia (neste caso, o TISAX), demonstrando que continua a cumprir os padrões e requisitos de segurança da informação ao longo do tempo.
Segurança da Informação – Conjunto de práticas e tecnologias para proteger dados e sistemas de informação contra acessos não autorizados, uso indevido, divulgação, interrupção ou destruição. É vital no setor automotivo devido à troca de dados sensíveis de clientes e projetos de montadoras.
Dados Sensíveis – Informações de natureza confidencial e restrita, como especificações de engenharia, planos de desenvolvimento de protótipos e dados pessoais de clientes, cuja proteção é o foco da certificação TISAX.
