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Stellantis confirma produção da marca Leapmotor no Brasil a partir de 2026

A chegada da marca chinesa reforça a expansão da eletrificação no país e amplia o papel estratégico de Pernambuco na operação sul-americana da Stellantis.

A Stellantis anuncia a fabricação da marca Leapmotor em Goiana a partir de 2026, impulsionando a presença de veículos eletrificados no Brasil e fortalecendo o planejamento industrial do grupo na região. A decisão ocorre em meio ao desempenho recorde da empresa em 2025 e ao avanço da tecnologia Bio-Hybrid em diversos modelos.

A Stellantis confirmou que a Leapmotor, nova marca chinesa de veículos 100% eletrificados, será produzida no Polo Automotivo de Goiana (PE) a partir de 2026. O anúncio foi realizado durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2025, evento do qual o Mecânica Online® é Media Partner. A decisão reforça o peso estratégico de Pernambuco dentro da operação sul-americana e amplia o portfólio eletrificado do grupo em um momento de forte transformação tecnológica.

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Segundo Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul, a empresa está em um ciclo histórico de expansão. O executivo destacou que, em 2025, o grupo deve se tornar a primeira montadora da região a superar 1 milhão de veículos vendidos em um único ano, consolidando a liderança de mercado no continente.

O avanço é sustentado por um portfólio amplo, que inclui a forte performance da picape Strada, líder absoluta do mercado, e uma crescente presença de veículos híbridos. Zola ressaltou que os últimos 11 meses elevaram todas as marcas do grupo — Fiat, Peugeot, Jeep, Ram e agora Leapmotor — a novos patamares de vendas, tecnologia e competitividade.

Dentro da estratégia de renovação, a Stellantis prepara 16 novos modelos e atualizações para 2026, incluindo seis veículos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid, que já ultrapassou 50 mil unidades produzidas entre Fiat Pulse, Fiat Fastback, Peugeot 208 Hybrid e Peugeot 2008 Hybrid. Trata-se de uma solução híbrida simplificada, voltada para o aumento de eficiência e redução de emissões, mantendo custo competitivo — fator crucial para o mercado brasileiro.

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O planejamento industrial do grupo também contempla datas simbólicas. O Polo de Betim completa 50 anos e receberá um novo lançamento da Fiat em 2026. A planta de Porto Real, com 25 anos, iniciará a produção do Jeep Avenger na América do Sul. Na Argentina, o Polo de Córdoba celebra três décadas e assume protagonismo regional com o início de produção da Ram Dakota, ampliando a presença da marca no segmento de picapes médias. No Uruguai, o polo industrial segue fortalecido como hub de veículos comerciais, produzindo Jumpy, Expert e a nova linha Ducato.

Com a chegada da Leapmotor, o Polo de Goiana passa a abrigar sua quarta marca, ao lado de Jeep, Fiat e Ram. Entre 2025 e 2030, a planta deverá receber seis novos produtos, além de incorporar a tecnologia Bio-Hybrid ao seu processo produtivo. A estratégia reforça o papel de Pernambuco como um dos vetores mais importantes da Stellantis em tecnologia, eletrificação e competitividade industrial para o mercado sul-americano.

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Na análise de mercado, a chegada da Leapmotor coloca a Stellantis em posição mais agressiva no segmento de veículos elétricos, atualmente dominado por marcas chinesas como BYD, GWM e Caoa Chery, e por fabricantes tradicionais que ampliam sua oferta eletrificada, como Toyota, Honda e Renault. A produção local deve reduzir custos, tornar os modelos mais competitivos e acelerar a adoção de tecnologias eletrificadas no país.

Ao produzir carros elétricos em Pernambuco, a Stellantis avança em uma etapa que muitos concorrentes ainda não conseguiram viabilizar: combinar escala industrial, nacionalização de componentes e eletrificação acessível. A expansão também cria oportunidades para fornecedores, logística, geração de empregos e fortalecimento do ecossistema automotivo regional.

O movimento é estratégico em um momento em que o mercado brasileiro observa o crescimento da oferta de elétricos importados, mas ainda com forte demanda por híbridos leves e flex — segmento no qual a tecnologia Bio-Hybrid estabelece uma ponte eficiente entre custo e eficiência. A Leapmotor chega para reforçar a presença da Stellantis nesses dois polos: eletrificação total e eletrificação acessível.

A posição da Stellantis como líder regional ganha fôlego adicional com o anúncio, e o avanço em Goiana sinaliza um novo capítulo na disputa por protagonismo tecnológico no país, especialmente diante de concorrentes que também veem o Brasil como prioridade para o futuro da mobilidade elétrica.

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Tecnologia Bio-Hybrid
O sistema Bio-Hybrid combina motor a combustão com um gerador elétrico de baixa tensão. Ele recupera energia em desacelerações, auxilia nas acelerações e reduz o consumo sem a complexidade de um híbrido completo.

Plataforma eletrificada
Modelos totalmente elétricos utilizam plataformas projetadas para acomodar baterias no assoalho, garantindo melhor distribuição de peso, maior rigidez estrutural e eficiência energética.

Eficiência energética
Veículos eletrificados priorizam motores de alto rendimento e sistemas de gestão térmica que reduzem perdas de energia, ampliando autonomia e desempenho em condições diversas.

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