Com o início dos testes de inverno programado para o primeiro trimestre de 2026, Volkswagen, Audi e Scout testarão os primeiros veículos equipados com a nova arquitetura SDV, que promete revolucionar a eletrônica automotiva e a experiência digital a bordo.
Fundada em novembro de 2024, a RV Tech foi criada com o objetivo de desenvolver uma arquitetura eletrônica zonal e software de controle modular de última geração, voltada para veículos elétricos do grupo Volkswagen e da Rivian nos mercados ocidentais. Essa estrutura centraliza o controle de todos os sistemas do veículo em computadores de alto desempenho, capazes de receber atualizações contínuas via OTA (over-the-air) — eliminando a necessidade de visitas a concessionárias.
Segundo o Volkswagen Group, a nova arquitetura SDV será aplicada em futuros veículos baseados na plataforma SSP (Scalable Systems Platform), projetada para sustentar até 30 milhões de unidades em todo o mundo. O objetivo é criar produtos tecnologicamente avançados, com diferentes níveis de preço e alcance global.
A Rivian, por sua vez, utilizará as tecnologias desenvolvidas pela parceria nos próximos modelos R2, R3 e R3X, além de manter atualizada sua frota atual com as mais recentes evoluções de software.
O CEO do Volkswagen Group, Oliver Blume, destacou que o projeto representa o futuro digital da mobilidade:
“Nossa joint venture com a Rivian demonstra como imaginamos e entregamos progresso: com velocidade, precisão e foco no cliente. Em apenas doze meses, criamos uma base tecnológica que permitirá uma nova experiência digital de condução, acessível e escalável.”
Já RJ Scaringe, fundador e CEO da Rivian, reforçou o entusiasmo com os resultados:
“A RV Tech tem se fortalecido ao longo dos últimos 12 meses e está elevando o nível da tecnologia automotiva. Estamos muito animados para o lançamento do R2, previsto para o primeiro semestre do próximo ano, que mostrará os avanços obtidos pela parceria.”
Entre os modelos em desenvolvimento está o Volkswagen ID.Every1, veículo totalmente elétrico que deve se tornar, em 2027, o primeiro modelo do grupo equipado com a versão inicial da nova arquitetura SDV. O projeto já conta com protótipos de engenharia em testes desde o meio de 2025, nos centros da RV Tech em Palo Alto e Irvine, na Califórnia.
Além dos testes com o ID.Every1, a joint venture colabora com as marcas do grupo na definição das próximas etapas de desenvolvimento da plataforma SSP, que servirá de base para os modelos da Volkswagen, Audi e Scout até o final da década. O objetivo é padronizar a integração de funções digitais e acelerar a adoção de novas tecnologias em série.
Com o novo escritório em Berlim, a RV Tech reforça a integração entre as equipes na Europa e otimiza o desenvolvimento simultâneo com as operações na América do Norte. A estrutura global permitirá reduzir ciclos de desenvolvimento, aumentar a segurança cibernética e agilizar atualizações de software, pilares fundamentais para os veículos definidos por software.
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Arquitetura Zonal: reorganiza a estrutura elétrica do veículo em zonas independentes, substituindo dezenas de módulos eletrônicos por poucos computadores centrais. Isso reduz peso, custo e complexidade.
SDV (Software Defined Vehicle): conceito em que o desempenho e as funções do veículo são determinados majoritariamente por software, permitindo personalização, atualização remota e novas funcionalidades pós-compra.
Plataforma SSP: nova base modular elétrica do Grupo Volkswagen, sucessora das plataformas MEB e PPE, projetada para integrar hardware e software em uma estrutura global escalável.
Over-the-Air (OTA): tecnologia que permite atualização remota de software e funções sem a necessidade de visita a concessionárias.
Rivian R2, R3 e R3X: nova geração de veículos elétricos da marca americana, que incorporará os sistemas desenvolvidos em parceria com o Grupo Volkswagen.
