A Scania Codema, concessionária localizada em Guarulhos (SP), recebeu no último domingo (8) o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, para apresentar os primeiros resultados do programa Move Brasil (MoveBR).
O MoveBR já liberou quase R$ 2 bilhões em crédito para aquisição de caminhões, beneficiando principalmente micro, pequenas e médias empresas. A Scania registrou mais de 280 financiamentos via Scania Banco, consolidando o programa como instrumento de modernização da frota nacional.
Segundo Alckmin, os recursos liberados contribuem diretamente para o fortalecimento da logística nacional e para avanços ambientais no setor de transporte.
Na avaliação da Scania, os resultados iniciais são positivos. Até o momento, foram contratados mais de 280 financiamentos por meio do Scania Banco, sendo cerca de 70% destinados a micro, pequenas e médias empresas.
De acordo com Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, os juros reduzidos permitem parcelas menores, incentivando a adesão ao programa. Ele destacou que o apoio operacional da rede de concessionárias reforça o compromisso da marca com a renovação das frotas e com uma transição mais sustentável.
Entre os clientes beneficiados, a Boaventura Transportes, especializada em transporte para e-commerce e cargas variadas, adquiriu um Scania P 280 6×2 semipesado para operar na rota entre São Paulo e Rio de Janeiro. O veículo é o 11º Scania da frota da empresa, que tem sede em Santa Isabel (SP) e 20 anos de mercado. Foi também o primeiro financiado pela transportadora via Scania Banco.
Segundo Orlando Boaventura, diretor da empresa, o programa chegou em boa hora, pois incentiva tanto a compra de veículos novos quanto a movimentação do mercado de seminovos, gerando oportunidades para diferentes perfis de transportadores.
Durante o encontro, Gustavo Bonini, diretor Institucional da Scania, ressaltou que o MoveBR é fruto de esforço conjunto entre governo federal, Anfavea e sindicatos, fortalecendo o diálogo em toda a cadeia do transporte.
Para Bonini, o programa se consolida como instrumento estruturante para o setor, com impactos diretos na manutenção de empregos, modernização da frota, redução de custos operacionais e aumento da eficiência energética.
No mercado, o MoveBR posiciona-se como iniciativa estratégica frente a desafios como envelhecimento da frota e necessidade de maior sustentabilidade. Concorrentes como Mercedes-Benz, Volvo e Iveco também devem se beneficiar do programa, mas a Scania ganha destaque por sua atuação integrada com soluções financeiras e vocacionais.
A expectativa é que o MoveBR impulsione as vendas de caminhões em 2026, criando um ciclo positivo de renovação e modernização da frota nacional.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Semipesado – Categoria de caminhões com peso bruto total entre 16 e 24 toneladas, indicada para operações médias de transporte urbano e rodoviário.
Financiamento com juros reduzidos – Linha de crédito com taxas menores que as convencionais, permitindo parcelas mais acessíveis e incentivando a aquisição de veículos novos.
Eficiência energética – Capacidade de um veículo ou sistema de transporte de consumir menos combustível para realizar a mesma operação, reduzindo custos e emissões de poluentes.
