Marca da CNH Industrial, uma das empresas mais inovadoras do país, e líder em tecnologias powertrain, a FPT Industrial acelera junto com o desenvolvimento de motores ainda mais eficientes e sustentáveis.
A pesquisa e o debate em torno de combustíveis alternativos compõem o DNA da marca, que apresenta de 3 a 4 de setembro, em Curitiba (PR), palestra sobre o projeto de biodiesel de macaúba para motores de tratores agrícolas.
A iniciativa coordenada pelo engenheiro Gustavo Teixeira, do Technical Center de Betim (MG), é uma das atrações do 16º Fórum SAE Brasil de Tecnologias Diesel e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada, um dos principais eventos técnicos do setor no Brasil que em 2019 traz o tema O Duelo entre Emissões e Eficiência Energética.
Engenheiro Gustavo Teixeira, da FPT Industrial, e o motor FPT N67 movido a biodiesel de macaúba-Além da palestra, o público que for ao espaço da FPT Industrial durante o fórum terá a chance de pilotar o Simulador Marítimo, lancha virtual que reproduz o recorde de velocidade mundial na água, e conhecer o motor FPT Cursor 10, utilizado em aplicações on-road, de transporte de cargas, off-road, de máquinas agrícolas, e geração de energia.
Projeto realizado em parceria com a PUC Minas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Bchem Biocombustíveis, utilizando o motor FPT N67 MAR-I/Tier 3 presente nos tratores agrícolas da Case IH e New Holland Agriculture, marcas que também compõem a CNH Industrial, o biodiesel de macaúba obteve desempenho e consumo equiparáveis com o diesel comercial brasileiro, com tendência de reduções nas emissões de monóxido de carbono (CO) e de material particulado (MP).
Os testes utilizaram misturas de 10% e 20% de biodiesel de macaúba em diesel fóssil – misturas conhecidas como B10 e B20, respectivamente.
Como matéria prima, foi utilizado o óleo de macaúba extraído pela Cooper Riachão, uma cooperativa de produtores rurais da região de Montes Claros (MG).
Na sequência, o biodiesel foi produzido em uma usina experimental por meio da transesterificação – reação química para a obtenção do biodiesel – e caracterizado em laboratório, atendendo aos padrões estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
“O maior desafio foi a correção da acidez do óleo, acentuada pelo armazenamento por quase um ano, para possibilitar então o processo de transesterificação”, explica Gustavo Teixeira, engenheiro da FPT Industrial e palestrante do Fórum SAE Brasil.
Simulador virtual reproduz recorde mundial de velocidade na água-SIMULADOR MARÍTIMO.
O público do 16º Fórum SAE Brasil também poderá sentir a emoção de pilotar uma lancha de alto desempenho no Simulador Marítimo da marca. O percurso virtual reproduz o recorde de velocidade mundial na água, alcançado em 2017 com o motor FPT Cursor 16.
A marca histórica, reconhecida pelo Guinness World Records, foi registrada no Lago Como, na Itália, quando o campeão mundial Fabio Buzzi atingiu 277,5 km/h.
Utilizado em aplicações agrícolas, o motor Cursor 16 foi convertido em uma unidade marítima de mais de 1.720 cv de potência.
SERVIÇO
Palestra FPT Industrial 16º Fórum SAE Brasil
Quando: 4 de setembro, às 9h50
Onde: Teatro Positivo – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba (PR)