sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Alterações na moto? Especialista explica o que pode causar multa durante blitz

Escapes esportivos, modificações no sistema de iluminação e remoção de itens de segurança podem ser ilegais, caso estejam fora das especificações.

Em uma abordagem de agentes de trânsito durante uma blitz, motociclistas podem enfrentar multas significativas devido à alterações em suas motos. Com o aumento da fiscalização e as mudanças recorrentes nas regulamentações, esse tema sempre permanece em alta entre os motociclistas. O assessor de assuntos econômicos do Sindipostos-CE, Antônio José Costa, explica as principais implicações dessas modificações e como os motociclistas podem evitar penalidades.

- Publicidade -

Segundo Antônio José, algumas alterações comuns não causam problemas aos motoristas, por estarem dentro dos parâmetros aceitos das normas de trânsito. No entanto, escapes esportivos, modificações no sistema de iluminação e remoção de itens de segurança podem ser ilegais, caso estejam fora das especificações. Tais modificações, apesar de populares entre os entusiastas de motocicletas, infringem normas de trânsito, resultando em multas e até mesmo na apreensão do veículo.

Durante a blitz, os agentes de trânsito estão atentos a essas modificações, visando garantir a segurança viária e o cumprimento das leis. ”Além das penalidades financeiras, as alterações inadequadas ainda podem comprometer a segurança dele e de terceiros”, explica.

Para evitar surpresas desagradáveis, os motociclistas são aconselhados a verificar regularmente se suas motos estão em conformidade com as regulamentações locais. “Ao realizar qualquer alteração, mesmo que simples, é obrigatório que o motorista solicite uma documentação de autorização do DETRAN, onde posteriormente é realizada uma vistoria seguida de registro da mudança nos documentos Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)”, destaca o especialista.

Em um cenário de intensificação da fiscalização, a conscientização dos motociclistas sobre as implicações legais dessas alterações é crucial. “É preciso pensar duas vezes antes de modificar a moto, pois pode evitar multas e contribuir para a segurança no trânsito”, pontua.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança