A crise no mercado automotivo nacional é destaque em todos os jornais, mas alguns segmentos estão vivendo uma realidade melhor, como o que acontece com os SUVs.
Com a ampliação da oferta de modelos, o consumidor passou a exigir mais, e os fabricantes não estão perdendo tempo em buscar manter atualizados seus produtos.
E quando o assunto é SUV Premium, a Audi tem feito bonito com Q3. Desde 2011 em nosso mercado, ele passa a ser oferecido na linha 2016 com visual ainda mais atraente pelas atualizações que recebeu de estilo e oferecendo uma nova gama de motores para manter seu sucesso de vendas.
O novo Q3 será vendido com motor 1.4 TFSI de 150 cv nas configurações Attraction, com preço sugerido de R$ 127.190, e Ambiente, por R$ 144.190, ambas com tração dianteira.
Já com o propulsor 2.0 TFSI de 180 cv, o modelo é oferecido nas versões Attraction, tabelada a R$ 145.190, e Ambiente por R$ 165.190.
Por fim, a versão 2.0 TFSI de 220 cv tem preço sugerido de R$ 190.190. Todas as opções 2.0 são equipadas com tração integral Quattro.
Mecânica Online – Vamos aos aspectos construtivos do chassi do novo Audi Q3 que combina agilidade de condução com extrema segurança.
O sistema Audi Drive Select permite que o motorista ajuste os principais módulos tecnológicos para atender suas preferências pessoais. Exemplo disso são os amortecedores ativos, que podem ter a rigidez alterada conforme o tipo de piso. As rodas têm 17 polegadas nas versões de entrada (Attraction) e 18” nas demais. A suspensão foi afinada para proporcionar maior conforto ao trafegar.
Os três motores TFSI, turboalimentados e com injeção direta de gasolina, oferecem alta potência combinada ao reduzido consumo de combustível.
O baixo consumo e as diminuições da emissão de CO2 foram viabilizadas em parte pelo sistema Start-stop, que desliga o motor automaticamente quando o carro fica parado por alguns segundos e volta a ligá-lo quando o motorista tira o pé do freio.
O motor 1.4 TFSI tem potência máxima de 150 cv entre 5.000 e 6.000 rpm e o torque é de 250 Nm entre 1.500 e 3.500 rpm. A velocidade máxima é de 204 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos.
A versão intermediária 2.0 TFSI tem 180 cv entregues entre 4.000 e 6.200 rpm e torque máximo de 320 Nm entre 1.400 e 3.900 rpm. O modelo pode atingir os 217 km/h e ir da imobilidade aos 100 km/h em 7,6 segundos.
Já o 2.0 TFSI de até 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm e 350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm, que equipa a opção topo de linha, chega aos 233 km/h de velocidade máxima. A aceleração até os 100 km/h dura somente 6,4 segundos.
Design – O caráter premium do novo Audi Q3 é visível ao primeiro olhar. Os designers da Audi refinaram os detalhes das linhas inspiradas em cupês com a singular tampa do porta-malas envolvente. Linhas horizontais dominantes à frente e na traseira reforçam a impressão de largura e dão ao SUV uma aparência ainda mais expressiva.
A grade dianteira trapezoidal é o elemento que define a dianteira do carro. Os faróis redesenhados vêm de série com tecnologia xênon plus, além de luzes de condução diurna de LEDs. As dimensões do SUV compacto praticamente não mudaram. A versão de entrada tem peso líquido de 1.405 quilos e as medidas são 4,39 metros de comprimento, 1,83 metro de largura e 1,59 metro de altura. A distância entre-eixos permanece inalterada, em 2,60 metros.
O Audi Q3 proporciona amplo espaço para até cinco ocupantes. Na configuração básica, o porta-malas pode carregar até 460 litros de carga. Rebatendo total ou parcialmente o encosto do banco traseiro, a capacidade sobe para até 1.365 litros.
Equipamentos, acabamento e preços – O novo Audi Q3 apresenta uma generosa lista de equipamentos. O 1.4 e o 2.0 Attraction trazem de série itens como ar-condicionado, bancos de couro sintético, computador de bordo, sensores de luz e chuva e volante esportivo com shift paddles. A 2.0 Attraction conta ainda com banco elétrico do motorista e pacote de iluminação, que também são equipamentos de série nas duas versões Ambiente e Ambition.
No quesito segurança, as versões 1.4 e 2.0 Attraction oferecem airbags frontal, lateral dianteiro e de cabeça, assistente de partida em aclives, controle eletrônico de estabilidade (ESP), faróis de xênon com ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LEDs, freio de estacionamento eletromecânico e sensor de estacionamento traseiro, entre outros.
As 1.4 e 2.0 Ambiente são diferenciadas das Attraction pela utilização de ar-condicionado automático, porta-malas com acionamento elétrico, espelho interno antiofuscante, teto solar panorâmico, controle de cruzeiro e espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e rebatimento. A 2.0 ganha ainda o Audi Drive Select, sensor de estacionamento dianteiro, longarinas de teto na cor prata e soleira das portas de alumínio.
No 2.0 Ambition, há também bancos dianteiros com ajuste elétrico, computador de bordo com marcador de temperatura colorido e rádio MMI com sistema de navegação. Opcionalmente, pode ser equipada com o pacote conforto, que traz Audi Side Assist (alerta lateral que auxilia o motorista nas mudanças de faixa), Keyless-go (sistema de partida sem chave) e equipamento de som da Bose.
1.4 TFSI Attraction (150 cv): R$ 127.190
1.4 TFSI Ambiente (150 cv): R$ 144.190
2.0 TFSI Attraction (180 cv): R$ 145.190
2.0 TFSI Ambiente (180 cv): R$ 165.190
2.0 TFSI Ambiente (220 cv): R$ 190.190
Primeira impressão – Durante o teste drive disponibilizado para imprensa, tivemos a oportunidade de rodar com o Novo Audi Q3 com as duas opções de motorização. Apesar de utilizar a motorização 1.4 litro, o Q3 2016 precisa de apenas 8,9 segundos para fazer de 0 a 100 km/h, com bom comportamento nas retomadas. Não podemos dizer que o modelo é leve, principalmente quando depois você tem a oportunidade de acelerar a motorização 2.0 litros, mas a sensação é de uma condução justa, ou seja, não falta, mas também não sobra.
Além da vantagem de preço, a versão 1.4 é destaque em economia. Segundo dados do Inmetro, o Q3 1.4 faz média de 10,7 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. Essa motorização turbo roda apenas com gasolina.
Já a motorização 2.0 litros retorna a sensação de um puro Audi. Acelera e ele responde, principalmente quando utilizado o modo de condução Dynamic. São 180 cv e 32,6 mkgf de torque que permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 s (0,2 s mais rápida que a versão 2.0 anterior).
Para garantir uma condução ainda melhor, o modelo conta com o sistema de tração quattro, que distribui a potência de forma independente em cada roda. Se a estabilidade da versão 1.4 já é merecedora de elogios, a 2.0 garante ainda mais segurança e esportividade.
A sétima marcha deixa o giro mais baixo em velocidade de cruzeiro (cerca de 2 mil rpm) e ajuda a reduzir o consumo.
Na briga contra os rivais Mercedes GLA e BMW X1 (este à espera da nova geração já mostrada na Europa), o modelo da Audi poderia ser ainda mais agressivo. Sentimos falta de câmera de ré na hora da manobra. Outro item cada vez mais cobrado é o ACC – Piloto Automático Inteligente – que mantem distância e velocidade do carro à frente. Tecnologia que também não é oferecida em qualquer uma das versões do Q3 2016.