sábado, 7 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Linha 2016 do Audi Q3: três opções de motores e cinco de acabamento

A crise no mercado automotivo nacional é destaque em todos os jornais, mas alguns segmentos estão vivendo uma realidade melhor, como o que acontece com os SUVs.

Com a ampliação da oferta de modelos, o consumidor passou a exigir mais, e os fabricantes não estão perdendo tempo em buscar manter atualizados seus produtos.

- Publicidade -

E quando o assunto é SUV Premium, a Audi tem feito bonito com Q3. Desde 2011 em nosso mercado, ele passa a ser oferecido na linha 2016 com visual ainda mais atraente pelas atualizações que recebeu de estilo e oferecendo uma nova gama de motores para manter seu sucesso de vendas.

O novo Q3 será vendido com motor 1.4 TFSI de 150 cv nas configurações Attraction, com preço sugerido de R$ 127.190, e Ambiente, por R$ 144.190, ambas com tração dianteira.

Já com o propulsor 2.0 TFSI de 180 cv, o modelo é oferecido nas versões Attraction, tabelada a R$ 145.190, e Ambiente por R$ 165.190.

- Publicidade -

Por fim, a versão 2.0 TFSI de 220 cv tem preço sugerido de R$ 190.190. Todas as opções 2.0 são equipadas com tração integral Quattro.

Mecânica Online – Vamos aos aspectos construtivos do chassi do novo Audi Q3 que combina agilidade de condução com extrema segurança.

O sistema Audi Drive Select permite que o motorista ajuste os principais módulos tecnológicos para atender suas preferências pessoais. Exemplo disso são os amortecedores ativos, que podem ter a rigidez alterada conforme o tipo de piso. As rodas têm 17 polegadas nas versões de entrada (Attraction) e 18” nas demais. A suspensão foi afinada para proporcionar maior conforto ao trafegar.

- Publicidade -

Os três motores TFSI, turboalimentados e com injeção direta de gasolina, oferecem alta potência combinada ao reduzido consumo de combustível.

O baixo consumo e as diminuições da emissão de CO2 foram viabilizadas em parte pelo sistema Start-stop, que desliga o motor automaticamente quando o carro fica parado por alguns segundos e volta a ligá-lo quando o motorista tira o pé do freio.

O motor 1.4 TFSI tem potência máxima de 150 cv entre 5.000 e 6.000 rpm e o torque é de 250 Nm entre 1.500 e 3.500 rpm. A velocidade máxima é de 204 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos.

A versão intermediária 2.0 TFSI tem 180 cv entregues entre 4.000 e 6.200 rpm e torque máximo de 320 Nm entre 1.400 e 3.900 rpm. O modelo pode atingir os 217 km/h e ir da imobilidade aos 100 km/h em 7,6 segundos.

Já o 2.0 TFSI de até 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm e 350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm, que equipa a opção topo de linha, chega aos 233 km/h de velocidade máxima. A aceleração até os 100 km/h dura somente 6,4 segundos.

Design – O caráter premium do novo Audi Q3 é visível ao primeiro olhar. Os designers da Audi refinaram os detalhes das linhas inspiradas em cupês com a singular tampa do porta-malas envolvente. Linhas horizontais dominantes à frente e na traseira reforçam a impressão de largura e dão ao SUV uma aparência ainda mais expressiva.

A grade dianteira trapezoidal é o elemento que define a dianteira do carro. Os faróis redesenhados vêm de série com tecnologia xênon plus, além de luzes de condução diurna de LEDs. As dimensões do SUV compacto praticamente não mudaram. A versão de entrada tem peso líquido de 1.405 quilos e as medidas são 4,39 metros de comprimento, 1,83 metro de largura e 1,59 metro de altura. A distância entre-eixos permanece inalterada, em 2,60 metros.

O Audi Q3 proporciona amplo espaço para até cinco ocupantes. Na configuração básica, o porta-malas pode carregar até 460 litros de carga. Rebatendo total ou parcialmente o encosto do banco traseiro, a capacidade sobe para até 1.365 litros.

Equipamentos, acabamento e preços – O novo Audi Q3 apresenta uma generosa lista de equipamentos. O 1.4 e o 2.0 Attraction trazem de série itens como ar-condicionado, bancos de couro sintético, computador de bordo, sensores de luz e chuva e volante esportivo com shift paddles. A 2.0 Attraction conta ainda com banco elétrico do motorista e pacote de iluminação, que também são equipamentos de série nas duas versões Ambiente e Ambition.

No quesito segurança, as versões 1.4 e 2.0 Attraction oferecem airbags frontal, lateral dianteiro e de cabeça, assistente de partida em aclives, controle eletrônico de estabilidade (ESP), faróis de xênon com ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LEDs, freio de estacionamento eletromecânico e sensor de estacionamento traseiro, entre outros.

As 1.4 e 2.0 Ambiente são diferenciadas das Attraction pela utilização de ar-condicionado automático, porta-malas com acionamento elétrico, espelho interno antiofuscante, teto solar panorâmico, controle de cruzeiro e espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e rebatimento. A 2.0 ganha ainda o Audi Drive Select, sensor de estacionamento dianteiro, longarinas de teto na cor prata e soleira das portas de alumínio.

No 2.0 Ambition, há também bancos dianteiros com ajuste elétrico, computador de bordo com marcador de temperatura colorido e rádio MMI com sistema de navegação. Opcionalmente, pode ser equipada com o pacote conforto, que traz Audi Side Assist (alerta lateral que auxilia o motorista nas mudanças de faixa), Keyless-go (sistema de partida sem chave) e equipamento de som da Bose.

1.4 TFSI Attraction (150 cv): R$ 127.190
1.4 TFSI Ambiente (150 cv): R$  144.190
2.0 TFSI Attraction (180 cv): R$ 145.190
2.0 TFSI Ambiente (180 cv): R$ 165.190
2.0 TFSI Ambiente (220 cv): R$ 190.190

Primeira impressão – Durante o teste drive disponibilizado para imprensa, tivemos a oportunidade de rodar com o Novo Audi Q3 com as duas opções de motorização. Apesar de utilizar a motorização 1.4 litro, o Q3 2016 precisa de apenas 8,9 segundos para fazer de 0 a 100 km/h, com bom comportamento nas retomadas. Não podemos dizer que o modelo é leve, principalmente quando depois você tem a oportunidade de acelerar a motorização 2.0 litros, mas a sensação é de uma condução justa, ou seja, não falta, mas também não sobra.

Além da vantagem de preço, a versão 1.4 é destaque em economia. Segundo dados do Inmetro, o Q3 1.4 faz média de 10,7 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. Essa motorização turbo roda apenas com gasolina.

Já a motorização 2.0 litros retorna a sensação de um puro Audi. Acelera e ele responde, principalmente quando utilizado o modo de condução Dynamic. São 180 cv e 32,6 mkgf de torque que permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 s (0,2 s mais rápida que a versão 2.0 anterior).

Para garantir uma condução ainda melhor, o modelo conta com o sistema de tração quattro, que distribui a potência de forma independente em cada roda. Se a estabilidade da versão 1.4 já é merecedora de elogios, a 2.0 garante ainda mais segurança e esportividade.

A sétima marcha deixa o giro mais baixo em velocidade de cruzeiro (cerca de 2 mil rpm) e ajuda a reduzir o consumo.

Na briga contra os rivais Mercedes GLA e BMW X1 (este à espera da nova geração já mostrada na Europa), o modelo da Audi poderia ser ainda mais agressivo. Sentimos falta de câmera de ré na hora da manobra. Outro item cada vez mais cobrado é o ACC – Piloto Automático Inteligente – que mantem distância e velocidade do carro à frente. Tecnologia que também não é oferecida em qualquer uma das versões do Q3 2016.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008