sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Actros elétrico é testado por clientes há mais de um ano na Europa

O eActros, caminhão pesado elétrico da Mercedes-Benz, vem alcançando sucesso nos testes práticos realizados por clientes na Europa há mais de um ano.

Como parte da “Frota de Inovação”, desde setembro de 2018, a Mercedes-Benz Trucks forneceu dez caminhões eActros de 18 e de 25 toneladas a empresas da Alemanha e da Suíça para testes em operações reais de transporte e distribuição.

- Publicidade -

A avaliação dos clientes, bem como a troca de informações com motoristas, transportadores e gestores de frota, permitiram que os especialistas da Mercedes-Benz Trucks chegassem a diversas conclusões, que servem de referência para a produção em série do eActros, que deverá começar em 2021.

Acima de tudo, os depoimentos dos clientes e os resultados dos testes demonstram que o caminhão pesado elétrico eActros torna possível o serviço de distribuição de curtas distâncias com zero emissões e operação totalmente silenciosa.

Num evento em cliente de Wörth, na Alemanha, a Mercedes-Benz Trucks apresentou um relatório de progresso da “Frota de Inovação”. Num próximo passo, outros dez clientes levarão um eActros para mais testes por cerca de um ano.

- Publicidade -

“Com certeza, estamos no caminho certo com relação ao conceito do eActros da Mercedes-Benz. Estou extremamente grato a nossos clientes, cujo apoio está trazendo uma valiosa contribuição rumo à produção em série desse caminhão”, ressalta Andreas von Wallfeld, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks.

Novas conclusões com base nos testes em condições reais-Uma das importantes conclusões dos testes práticos é que a autonomia de até 200 quilômetros do eActros é um número realista.

Em termos de disponibilidade e desempenho, o eActros não é de maneira alguma inferior ao caminhão convencional com motor diesel.

- Publicidade -

Os motoristas ficaram muito impressionados pelo torque continuamente disponível em todas as faixas de velocidade, especialmente pela operação silenciosa do veículo e pela experiência confortável e suave na condução.

Além disso, se o motorista adota um estilo de condução que se antecipa aos eventos bruscos de frenagem e aceleração, a energia elétrica pode ser recuperada por meio da frenagem dos motores elétricos. Isso diminui a necessidade de uso do pedal do freio de serviço.

O eActros usado em setores e categorias completamente diferentes-Todos os clientes da “Frota de Inovação” usam o eActros para tarefas que podem ser executadas por veículos convencionais a diesel, mas em setores e categorias completamente diferentes.

O espectro vai desde gêneros alimentícios até material de construção e matérias primas. Essa variedade de requisitos implica em equipar os veículos com inúmeros tipos de carroçarias, como baú, frigorífico e cargas a granel, entre várias outras.

eActros: livre de emissões para distribuição urbana em curta distância-O eActros se baseia no chassi do Actros da Mercedes-Benz. Entretanto, a arquitetura do veículo foi bastante remodelada para o sistema de propulsão elétrica e assim apresenta alta porcentagem de componentes específicos.

Dois motores elétricos próximos aos cubos das rodas do eixo traseiro oferecem a força propulsora, cada um disponibilizando uma potência de 126 kW e torque máximo de 485 Nm. Além disso, a relação de transmissão utilizada leva os valores de propulsão a até 11.000 Nm em cada roda.

Assim, a força de propulsão se equivale à de um caminhão convencional. Baterias de lítio-íon com capacidade de 240 kWh dão ao eActros a energia necessária.

Dependendo da potência disponível para se realizar a carga, as baterias podem ficar 100% carregadas dentro de duas horas (a 150 kW).

O programa de desenvolvimento e testes de caminhões elétricos pesados para distribuição de curta distância faz parte do projeto “Concept ELV²”, que recebe fundos do Ministério Federal do Meio Ambiente da Alemanha (BMU) e do Ministério Federal dos Assuntos Econômicos e Energia (BMWi).

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn