O ano de 2015 é muito especial para a ZF: há 100 anos, em 1915, foi fundada a Zahnradfabrik GmbH. No decorrer de seu rico histórico, a ZF desenvolveu inúmeras oportunidades para evoluir e se tornar uma empresa de liderança nas áreas de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis, bem como em sistemas eletrônicos e de segurança.
No dia 9 de setembro de 1915 foi fundada a Zahnradfabrik GmbH, com sede na cidade de Friedrichshafen, Alemanha, e inscrita no Registro Comercial de Tettnang. Portanto, em 2015, a ZF celebra o centenário de sua fundação.
As perspectivas de futuro da companhia são otimistas: a finalização da integração da TRW Automotive no Grupo ZF em maio, exatamente no ano de seu centenário, criou a terceira maior fornecedora de autopeças do mundo, com volume de vendas superior a 30 bilhões de euros (mais de 40 bilhões de dólares) e mais de 130 mil colaboradores.
Com a incorporação da TRW, o Grupo ZF oferece um portfólio amplo e complementar de produtos nas áreas de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis, bem como sistemas eletrônicos e de segurança, com uma carteira balanceada de clientes regionais no segmento premium e no mercado de grande volume, marcando forte presença nos principais mercados automobilísticos da Europa Ocidental, dos Estados Unidos, da Ásia-Pacífico e América do Sul.
Longa tradição com grandes oportunidades – A crônica da ZF relata a rica história de desenvolvimento de uma companhia, que evoluiu de suas raízes como fornecedora especializada em componentes para o setor de aviação e se tornou uma empresa global em tecnologia da mobilidade.
A Zahnradfabrik foi fundada há 100 anos às margens do Lago de Constança, no sul da Alemanha, a partir da Luftschiffbau Zeppelin GmbH, na época sediada na região e proprietária da nova companhia, com o objetivo de desenvolver, testar e produzir engrenagens e transmissões para aeronaves, veículos e barcos motorizados.
Poucos anos depois, a ZF começou a oferecer sua tecnologia para as montadoras, tornando-se uma das principais fornecedoras de transmissões do setor automobilístico, que ainda estava em fase de expansão na Alemanha.
Aplicando seu know-how próprio e adquirindo licenças, a ZF ampliou sua linha de produtos incluindo sistemas de direção para veículos de passeio e comerciais na década de 1930, bem como unidades de acionamento para tratores e navios. Contudo, antes e durante a 2ª Guerra Mundial, a produção da ZF foi afetada em suas três unidades alemãs.
Em 1946, após o final da guerra, a ZF retomou a fabricação de seus produtos – começando com as transmissões para tratores e veículos comerciais. Seu potencial de inovação facilitou à companhia conquistar novos segmentos de mercado, iniciando a produção em série de seu primeiro câmbio automático escalonado para automóveis em 1965, tecnologia em que, atualmente, 50 anos mais tarde, a ZF é líder mundial.
Paralelamente, a empresa começou a expandir sua presença internacional construindo uma fábrica no Brasil em 1958, sua primeira unidade fora da Alemanha, seguida dos centros de fabricação local nos Estados Unidos (1979) e na China (1993).
A ZF também realizou ampliações e incorporações de empresas como oportunidade de crescimento, como em 1984, ano em que a sociedade comprou o Grupo Lemförder, entrando nos negócios globais de componentes de chassis e, posteriormente, de sistemas de chassis para veículos de passeio e comerciais.
Em 2001, com a integração da Mannesmann Sachs AG, a ZF incluiu componentes de transmissões e chassis para automóveis e veículos comerciais em sua linha de produtos, o que aumentou o valor agregado e possibilitou à empresa lançar mais inovações no mercado, que hoje estão fortemente associados ao nome ZF, como o sistema adaptativo de amortecimento CDC (Continuous Damping Control) e a tecnologia híbrida.
Atualmente, o portfólio da ZF inclui produtos de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis, como câmbios, componentes de transmissões e chassis, bem como módulos e sistemas completos de eixos e sistemas de segurança ativa e passiva.
A tecnologia da ZF é utilizada em automóveis, veículos comerciais, máquinas de construção e agrícolas, veículos ferroviários e propulsão marítima. A tecnologia de energia eólica e os componentes eletrônicos são outros segmentos de atividades da empresa.