A SSAB, multinacional sueca líder mundial na fabricação e comercialização de aços de alta resistência, e a FEX, empresa membro do programa Hardox Wearparts da siderúrgica, expõem na Fenatran 2019, que acontece em São Paulo até o final da semana, uma catraca pneumática – equipamento que mantém a carga amarrada no caminhão – fabricada com aço de alta resistência Strenx e Hardox.
Voltado ao transportador, rodoviário ou logístico-ferroviário, o produto foi desenvolvido para agilizar a amarração de cargas, diminuir as paradas para reaperto do carregamento e tornar a viagem mais segura para o operador.
O produto, fabricado pela primeira vez para o mercado nacional, pode ser usada no ramo florestal e para outros tipos de transporte de carregamento e já está sendo vendido no mercado nacional e internacional.
“A catraca se auto tensiona sozinha e de forma automática, utilizando o ar comprimido do caminhão, à medida em que a carga vai se acomodando durante a viagem”, explica Gregório Vargas, diretor industrial da FEX.
Ele também cita como diferencial que o equipamento tem a capacidade de tracionar 1000 quilos, enquanto que, uma catraca normal, o operador consegue tracionar 300 quilos.
Thaís Ribas Palumbo, diretora comercial da FEX, destaca também como benefício a eliminação das paradas para o ajuste quando a carga afrouxa, tornando a viagem mais rápida e segura para o operador.
“No modelo convencional, o motorista precisa parar na via pública para fazer a amarração manualmente. E o diferencial deste produto é que esse processo é automático”, comenta.
A parte interna (engrenagem) foi feita em Hardox 500 e a carenagem (parte externa) em Strenx 700MCD.
Danilo Souza, gerente regional de vendas da SSAB, explica que, por ser um equipamento produzido em material de alta resistência (ao invés dos aços convencionais), o benefício é um maior fator de segurança, pois evita que a carga se solte durante o transporte e a mantém bem amarrada, por conta de seu material interno e carcaça.
“Os componentes internos foram todos produzidos em Hardox, o que evita o desgaste e manutenção do equipamento a longo prazo; e a estrutura externa foi toda feita em Strenx 700, para manter a rigidez e resistência do conjunto”. Além disso, Souza destaca o aproveitamento do ar comprimido do caminhão que alimenta a catraca, sem a necessidade de outras fontes de energia.
Gregório Vargas da FEX conta que desde o início do processo de desenvolvimento do projeto, que levou dois anos e meio, o modelo da catraca pneumática já foi pensada para ser produzida com os materiais da SSAB. Foi lançada no mercado há quatro meses e no Brasil já está rodando nos estados de Minas Gerais e Paraná e no exterior, no Uruguai.