quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Estampo Tec produz ferramentas até 15% mais rápido com o uso do aço Toolox®

O aço fabricado pela siderúrgica sueca SSAB já vem tratado termicamente da usina e elimina a etapa de tratamento térmico, permitindo ganho de velocidade na fabricação das ferramentas

A Estampo Tec é uma empresa brasileira com atuação no mercado desde 1990 especializada no desenvolvimento e construção de soluções completas para processos de estamparia e fornecimento de componentes estampados para o mercado nacional e internacional de autopeças, eletrodomésticos e outros setores.

- Publicidade -

Valendo-se desta experiência, a Estampo Tec, com uma administração moderna e atuante, ocupa lugar de destaque nos segmentos de estamparia, ferramentaria, usinagem de precisão e automação industrial.

Em sua constante busca por inovações tecnológicas, a empresa passou a adotar o aço Toolox® em seus desenvolvimentos, visando oferecer uma melhor solução aos seus clientes.

- Publicidade -

O Toolox®, produzido pela siderúrgica sueca SSAB é um aço ferramenta e de engenharia premium, cuja dureza e tenacidade são imbatíveis.

Uma vez que o material já vem tratado termicamente da usina, ele elimina a etapa de tratamento térmico, permitindo um grande ganho de velocidade na fabricação das ferramentas.

Segundo Fernando Rodrigues, gerente de projetos da Estampo Tec, “quando aplicável, ao adotar o Toolox®, foi possível reduzir em média 60% a quantidade de etapas de processo para confecção de alguns componentes que exigem alta dureza e resistência. Para isso, foi necessário repensar alguns processos e mudar a estratégia de usinagem, pensando em aproveitar ao máximo as características do Toolox®”.

- Publicidade -

Fernando cita o exemplo de um componente de ferramenta de estampo automotivo, antes fabricada no convencional aço ferramenta para trabalho a frio AISI O1: “Ao todo, necessitávamos de cinco etapas de produção, incluindo o tratamento térmico feito em empresa terceirizada. Ao realizar o upgrade para o Toolox®, foi possível produzir o mesmo componente em apenas duas etapas”.

Todo esse ganho de produtividade permitiu que a Estampo Tec reduzisse o prazo de entrega de determinados projetos em até 15%, garantindo a qualidade e confirmando o seu compromisso de atender os clientes com as melhores soluções nos melhores prazos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança