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SSAB e FEX apresentam catraca pneumática produzida em aço de alta resistência na Fenatran 2019

A SSAB, multinacional sueca líder mundial na fabricação e comercialização de aços de alta resistência, e a FEX, empresa membro do programa Hardox Wearparts da siderúrgica, expõem na Fenatran 2019, que acontece em São Paulo até o final da semana, uma catraca pneumática – equipamento que mantém a carga amarrada no caminhão – fabricada com aço de alta resistência Strenx e Hardox.

Voltado ao transportador, rodoviário ou logístico-ferroviário, o produto foi desenvolvido para agilizar a amarração de cargas, diminuir as paradas para reaperto do carregamento e tornar a viagem mais segura para o operador.

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O produto, fabricado pela primeira vez para o mercado nacional, pode ser usada no ramo florestal e para outros tipos de transporte de carregamento e já está sendo vendido no mercado nacional e internacional.

“A catraca se auto tensiona sozinha e de forma automática, utilizando o ar comprimido do caminhão, à medida em que a carga vai se acomodando durante a viagem”, explica Gregório Vargas, diretor industrial da FEX.

Ele também cita como diferencial que o equipamento tem a capacidade de tracionar 1000 quilos, enquanto que, uma catraca normal, o operador consegue tracionar 300 quilos.

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Thaís Ribas Palumbo, diretora comercial da FEX, destaca também como benefício a eliminação das paradas para o ajuste quando a carga afrouxa, tornando a viagem mais rápida e segura para o operador.

“No modelo convencional, o motorista precisa parar na via pública para fazer a amarração manualmente. E o diferencial deste produto é que esse processo é automático”, comenta.

A parte interna (engrenagem) foi feita em Hardox 500 e a carenagem (parte externa) em Strenx 700MCD.

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Danilo Souza, gerente regional de vendas da SSAB, explica que, por ser um equipamento produzido em material de alta resistência (ao invés dos aços convencionais), o benefício é um maior fator de segurança, pois evita que a carga se solte durante o transporte e a mantém bem amarrada, por conta de seu material interno e carcaça.

“Os componentes internos foram todos produzidos em Hardox, o que evita o desgaste e manutenção do equipamento a longo prazo; e a estrutura externa foi toda feita em Strenx 700, para manter a rigidez e resistência do conjunto”. Além disso, Souza destaca o aproveitamento do ar comprimido do caminhão que alimenta a catraca, sem a necessidade de outras fontes de energia.

Gregório Vargas da FEX conta que desde o início do processo de desenvolvimento do projeto, que levou dois anos e meio, o modelo da catraca pneumática já foi pensada para ser produzida com os materiais da SSAB. Foi lançada no mercado há quatro meses e no Brasil já está rodando nos estados de Minas Gerais e Paraná e no exterior, no Uruguai.

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