A Ducati decide estender o encerramento de suas linhas de produção até o próximo dia 25 de março.
Desde o início da emergência sanitária na Itália, na segunda-feira 24 de fevereiro, a Ducati adotou uma importante série de medidas para limitar a probabilidade de o vírus se espalhar em sua fábrica em Borgo Panigale, de maneira muito oportuna e antes de acordos posteriores.
As mais importantes foram a medição da temperatura de cada pessoa que entra na fábrica, viagens limitadas ao estritamente necessário, forte impulso ao trabalho inteligente, reuniões com redução de participantes e distância entre eles, cantina com procedimentos especiais e revisão de turnos para reduzir contato próximo entre as pessoas.
Apesar de tudo isso, a Ducati já havia decidido suspender a produção da última sexta-feira, 13 de março, até quarta-feira, 18 de março, para implementar uma série de obras e ações nas linhas de produção, aumentar ainda mais o nível de segurança dos trabalhadores e introduzir um programa de trabalho com vários turnos para reduzir pela metade o número de pessoas na linha de montagem ao mesmo tempo.
O adiamento da reabertura para 25 de março foi necessário para garantir o pleno cumprimento das novas diretrizes (protocolo compartilhado, emitido em 14 de março), que exigirão mais alguns dias de trabalho e modificações nas estruturas.
Por outro lado, todas as atividades relacionadas ao desenvolvimento de novos produtos e suporte ao mercado continuam, em conformidade com as regras de conduta contra a disseminação do vírus, fazendo uso extensivo da tecnologia de trabalho inteligente.
“Estou orgulhoso de como os trabalhadores da Ducati estão enfrentando esse momento difícil para o nosso país. – disse Claudio Domenicali (CEO da Ducati Motor Holding) – Meus agradecimentos a todos aqueles que, diariamente e mesmo em uma situação difícil como esta, estão confirmando o grande valor de uma força de trabalho unida, coesa, mas também sensível e atenta. Para eles, por sua segurança e proteção, medidas e escolhas como as que estamos fazendo são necessárias e devidas. No entanto, todos os serviços de suporte para nossos clientes garantimos, principalmente, o fornecimento de peças de reposição. Queremos tranquilizar os Ducatistas e nossos revendedores em todo o mundo: estamos nos organizando para estarmos prontos para o reinício e, mesmo neste período de inatividade, não deixaremos de fornecer suporte “.