O novo sedã familiar Chrysler Sebring chega ao Brasil com a tarefa de valorizar ainda mais os níveis de elegância, conforto e distinção que os consumidores brasileiros aprenderam a admirar no Chrysler Stratus.
No mercado brasileiro, o modelo está disponível na versão LX, com um novo motor V6, de 2.7 litros e 204 cavalos, equipado com transmissão automática de 4 marchas AutoStick® com overdrive.
Baseando-se em características próprias de um Chrysler, como design impecável, conforto e desempenho enérgico, o Sebring se destaca entre os outros carros do mercado.
O modelo oferece níveis de segurança, qualidade de acabamento e isolamento acústico em uma combinação privilegiada para o segmento de automóveis de luxo.
A versão LX do Chrysler Sebring oferece uma vasta lista de equipamentos de série, que inclui ar-condicionado, direção hidráulica, coluna de direção com ajuste de altura, banco do motorista com regulagem elétrica em oito posições, piloto automático, regulagem elétrica dos fachos dos faróis, travamento central das portas e espelhos retrovisores elétricos com desembaçador.
No que se refere à segurança, o Sebring conta com a proteção de duplo air bag de baixo impacto para motorista e passageiro, air bags laterais tipo cortina para os ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros, barras de proteção lateral e freios ABS.
O modelo é equipado com itens diferenciados como volante e bancos revestidos em couro, toca-CDs para quatro discos instalado no painel, computador de bordo, faróis de neblina e rodas de alumínio de 16 polegadas.
Formas elegantes – O estilo totalmente novo do Chrysler Sebring traz alguns traços dos sedãs europeus. A eles, foi somado o conceito inovador de cabine avançada, mesclando elementos que ressaltam a personalidade reconhecidamente Chrysler.
A linha de teto mais longa e arqueada, que se estende desde o capô até a parte traseira, transmite uma agradável sensação de fluidez, garantindo um perfil mais aerodinâmico.
A semelhança com alguns elementos do Chrysler 300M, como é possível perceber na maior altura do porta-malas e nas lanternas traseiras, reforça uma identidade de família.
Os faróis dianteiros destacam-se pelo brilho, cujo poder de iluminação é pelo menos 25% maior que os do Chrysler Stratus.
A forma e o tamanho dos refletores foram projetados visando distribuir o facho de luz com maior alcance e largura.
Mais desempenho e eficiência – O Chrysler Sebring LX proporciona um ótimo desempenho. O novo motor V6 de 2,7 litros e 24 válvulas, totalmente de alumínio, produz 204 cavalos de potência a 5900 rpm e 25,8 kgfm de torque a 4300 rpm.
Esses valores significam um incremento de eficiência de aproximadamente 10%, se comparado ao V6 de 2.5 litros do Chrysler Stratus.
Para aumentar o prazer de condução, o coletor de admissão possui geometria variável, o que garante bom torque em rotações intermediárias.
Com taxa de compressão de 9,7:1 – perfeitamente compatível com a utilização de gasolina comum nacional, foi possível extrair mais eficiência do combustível graças a otimização das câmaras de combustão e da turbulência da mistura ar/combustível.
A maioria dos concorrentes com rendimentos similares requerem o uso de gasolina de qualidade superior.
Velas de ignição com eletrodo central de platina, conectadas diretamente a bobinas de ignição individuais, garantem máxima confiabilidade ao sistema de ignição, dispensando manutenção antes dos 160.000 km.
Como parte de um programa de motores totalmente novos, o propulsor V6 de 2.7 litros é o primeiro projeto da DaimlerChrysler concebido para ser montado tanto longitudinalmente (norte-sul), como transversalmente (leste-oeste) no compartimento dianteiro.
A transmissão automática de 4 marchas que equipa o Chrysler Sebring se constitui em uma referência mundial de unidade controlada eletronicamente.
Apesar disso, continua sendo o conjunto mais simples, leve e compacto da indústria automobilística em sua categoria.
Para uma condução mais ativa, a função AutoStick® proporciona ao motorista o mesmo controle de uma transmissão manual, associada ao conforto de uma transmissão automática.
A silhueta exterior do Chrysler Sebring é responsável pelo baixíssimo nível de ruído interno.
Para isso, ensaios em túnel de vento foram a chave para desenvolver os formatos da coluna “A”, as molduras do pára-brisa dianteiro e dos espelhos retrovisores, a fim de eliminar a turbulência de ar nesses pontos.
As janelas dianteiras receberam vidros 25% mais espessos (5mm), agindo como uma barreira contra os ruídos externos.
Um eficiente trabalho na área de ruídos e vibrações teve por objetivo atenuar ao máximo o nível de ruído produzido pelo novo motor, especialmente nas acelerações.
Reforços estruturais na caixa de transmissão e na fixação entre o motor e o câmbio aumentaram significativamente a rigidez do conjunto, minimizando os ruídos indesejáveis.
Coxins hidroelásticos duplos filtram as vibrações geradas pelo conjunto motriz, impedindo que elas cheguem ao habitáculo dos passageiros.
Até mesmo os dutos de circulação de fluído de arrefecimento no bloco do motor foram projetados de forma a promover uma distribuição mais uniforme da temperatura, garantindo um funcionamento mais silencioso.
Além disso, um sistema de indução aperfeiçoado reduziu em 15% o nível de ruído na admissão de ar pelo motor, gerando um som mais agradável que o sistema anterior, adotado no Chrysler Stratus.
O objetivo era alcançar um funcionamento silencioso, pois sabe-se que o som produzido pelo motor contribui muito para a qualidade geral da condução.
Ao mesmo tempo, a marca Chrysler desejava que o Sebring se distinguisse no mercado, criando um som de motor que os aficionados pudessem desfrutar em um automóvel de uso cotidiano.
Sistemas de segurança – Mais de 80% dos usuários de sedãs de luxo consideram os itens de segurança um fator de grande importância.
O Chrysler Sebring oferece o que há de mais moderno e eficiente em termos de segurança ativa e passiva atualmente em produção. Os air bags frontais para motorista e passageiro foram concebidos para atuar em três níveis, dependendo da força de colisão.
Um sistema de detecção, baseado em um acelerômetro de ponto único, “reconhece” os choques que requerem o uso dos air bags e modificam a velocidade de enchimento, de acordo com a intensidade do impacto.
Dessa maneira, se utiliza menor potência nos choques a baixa velocidade e maior potência para impactos maiores. Um sistema reserva de energia assegura o funcionamento adequado dos air bags, mesmo que a bateria esteja descarregada.
O Chrysler Sebring é um dos primeiros modelos da marca fabricados na América do Norte a ser equipado com air-bags do tipo cortina.
O equipamento protege os ocupantes sentados junto às portas contra choques na cabeça e ombros em caso de impactos laterais. Esses air bags estão montados logo acima das janelas laterais e atuam de forma independente, ou seja, um impacto do lado esquerdo só aciona o air bag desse lado.
A função de abertura de emergência é um item de série que foi introduzido para atender à crescente preocupação de que as crianças possam ficar, inadvertidamente, presas dentro do porta-malas.
Uma alavanca interna, na cor amarelo fluorescente, é facilmente visualizada no escuro e o esforço para o seu acionamento é mínimo, de modo que as crianças bem pequenas possam abrir a tampa.
Os freios do Chrysler Sebring são a disco nas quatro rodas, assistidos por ABS e sistema de distribuição eletrônica de frenagem (EBD), que reparte automaticamente a atuação dos freios nas rodas dianteira e traseira, garantindo máxima eficiência em qualquer tipo de piso.