quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Parceria para quebrar recorde de velocidade terrestre

Castrol firmou parceria com o Bluebird Elétrico, o carro que Don Wales (neto de Sir Malcolm Campbell) vai pilotar na tentativa de um novo recorde mundial de velocidade terrestre de mais de 800 km/h

- Publicidade -

Recife (PE) Reportagem | Mecânica Online®

Com assessoria de imprensa da Castrol / MCA Imprensa & Relações Públicas
CDs Mecânica Online®

- Publicidade -

A Castrol firmou parceria com o Bluebird Elétrico, o carro que Don Wales (neto de Sir Malcolm Campbell) vai pilotar na tentativa de um novo recorde mundial de velocidade terrestre de mais de 800 km/h.

O apoio para o projeto é parte do compromisso da Castrol de atuar na vanguarda do desenvolvimento tecnológico em mobilidade.

A Castrol já havia patrocinado Don Wales anteriormente, e a marca também patrocinou Sir Malcolm Campbell e Donald Campbell, tendo uma longa história de conquistas de recordes mundiais com a família.

- Publicidade -

Durante mais de cem anos a Castrol tem sido pioneira nas primeiras colocações em todas as áreas da mobilidade, desde colaborar com Barnes Wallis na travessia do Atlântico em um dirigível nos anos 20, até hoje, trabalhando com Donald Wales em sua busca por recordes de velocidade terrestre.

“A parceria da Castrol com o projeto do Bluebird elétrico é inspirada pela herança do nosso passado com a família Campbell e pelo fato do projeto demonstrar o nosso compromisso e contribuição para o progresso futuro da mobilidade. Estamos realmente entusiasmados por fazer parte da jornada de Donald para estabelecer novos recordes no Reino Unido e em todo o mundo”, afirmou Mike Johnson, CEO da Castrol.

Don Wales enfatizou a importância da parceria: “Estou extremamente satisfeito com o fato de a Castrol ser um dos nossos principais patrocinadores. A marca esteve envolvida em tantos recordes quebrados por Bluebirds que não seria justo tentar um novo recorde sem o seu apoio. O recorde de velocidade terrestre foi quebrado 21 vezes por carros que usavam lubrificantes Castrol e é natural que prossigamos esta parceria”.

Wales tem mantido a tradição de quebra de recordes dos Campbell desde o estabelecimento do Recorde de Velocidade Terrestre no Reino Unido para carros elétricos em 1998.

Em 2009, ele estabeleceu o atual Recorde Mundial de Velocidade Terrestre para carros a vapor com a velocidade máxima de 240 km/h.

O atual Bluebird elétrico está sendo utilizado como veículo de teste no desenvolvimento de diferentes tecnologias de baterias e novas unidades propulsoras, para alcançar a meta de Wales de bater mais um recorde com carro elétrico, chegando à velocidade de mais de 800 km/h, em 2013.

Para este fim, um novo carro será construído pela Delta Motorsport, localizada em Silverstone, a empresa que produz o carro Delta E-4 Coupé de 240 km/h, movido a bateria.

Os testes de velocidade que serão realizados em 2 e 3 de julho de 2011, em Pendine Sands, fazem parte do programa de desenvolvimento do novo carro.

Entretanto, os controladores de tempo e oficiais de corrida estarão presentes e a equipe espera alcançar novos recordes de velocidade terrestre no Reino Unido.

Vale lembrar que foi nesta mesma praia, em 1924, que o avô de Don, Sir Malcolm Campbell, bateu o recorde de velocidade terrestre, a 235 km/h, pilotando um carro com motor de combustão.

Mecânica Online®

Bluebird em ação

Saiba mais – Sir Malcolm Campbell quebrou o recorde de velocidade terrestre nove vezes com diversos carros Bluebird movidos a motores Napier e Rolls Royce. Seus recordes alcançados em Pendine Sands foram:
25 de setembro de 1924 – 235,22 km/h
21 de julho de 1925 – 242,63 km/h
04 de fevereiro de 1927 – 281,44 km/h
Em 1935, ele atingiu 484,60 km/h em Bonneville Salt Flats, Utah.
Seu filho Donald continuou a tradição de quebra de recordes e ultrapassou a barreira dos 640 km/h com um Bluebird, em 1964.
Don Wales detém um Recorde Mundial de Velocidade Terrestre, dois Recordes Nacionais Americanos e oito recordes no Reino Unido.

Treinamentos Online Mecânica Online®

Plantão de notícias – Engenharia

Veja mais…
Veja todas as notícias publicadas nessa seção

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança